5 de dezembro de 2023
Na hora de alcançar um objetivo, é preciso que a empresa estabeleça um bom planejamento que a ajude a alcançá-lo. Para isso, muitas delas criam um roadmap.
Essa ferramenta funciona como um verdadeiro mapa, que guia toda a equipe em prol de alcançar um resultado.
Para isso, separamos, neste artigo, todas as informações sobre essa ferramenta. Então, conheça mais sobre o roadmap, o que é, como fazer um e confira os principais modelos nos quais se inspirar!
Um roadmap é uma ferramenta estratégica e visual cujo intuito é definir todas as etapas necessárias para atingir um determinado objetivo.
Ele funciona como um verdadeiro mapa visual e descritivo que traça uma linha do tempo de cada etapa da evolução de um projeto. Assim, é utilizado para orientar o que a equipe precisa para atingir uma meta.
Isto é, esse tipo de ferramenta auxilia o gestor a avaliar o objetivo ou produto final e traça o caminho que direciona ao resultado esperado.
Nessa trajetória, são definidas as etapas, os prazos e o resultado para alcançar o objetivo maior. Por isso, o roadmap é uma importante ferramenta para o planejamento empresarial.
A empresa precisa fazer mais do que simplesmente definir um objetivo e um prazo, a fim de conseguir obter determinado resultado: é preciso saber como e que meios utilizar para chegar a esse resultado. Para descobrir isso, é feito o roadmap, fundamental para que três questões sejam respondidas:
Onde a empresa está?
Onde quer chegar?
Como?
Porém, mais do que mostrar como alcançar a meta, o roadmap também auxilia no processo de organização do time.
Com todas as etapas delineadas, o gestor consegue organizar e visualizar melhor suas próprias ideias. A partir daí, fica mais fácil delegar tarefas, acompanhar o desempenho do time e criar um bom fluxo de comunicação.
Além disso, o roadmap evita que sua equipe fique parada em atividades triviais, que, muitas vezes, não ajudam a alcançar o alvo e só gastam tempo.
Nesse ponto, um roadmap também tem enorme importância, pois costuma ser bem objetivo para focar somente aquilo que, de fato, leva a um resultado.
Portanto, ao desenvolver um roadmap para sua empresa, você começa a trabalhar de maneira mais eficiente, organizada e objetiva.
Geralmente, o roadmap é concebido logo no início de um novo projeto. Nesse documento, são listados:
O documento pode ser elaborado por um gestor, que, depois, compartilhará com o time e explicará o funcionamento de todo o projeto.
Ao longo do projeto, o documento é constantemente atualizado, para que todos saibam em qual etapa do projeto a empresa se encontra e quanto falta para concluir.
Um roadmap pode ser utilizado em praticamente qualquer projeto.
Para visualizar melhor, separamos alguns modelos de roadmap. Saiba como essa ferramenta se adapta e se inspire para idealizar o seu!
Um dos roadmaps mais usados nas empresas é o de produto, ou seja, a empresa traça um caminho específico para criar um novo produto ou serviço.
Geralmente, este modelo envolve a participação de diversos setores da empresa e até do consumidor final, antes do lançamento do produto, a fim de realizar testes de usabilidade.
As etapas são:
Este é apenas um exemplo. A sua empresa é que definirá as etapas necessárias no lançamento de um novo produto ou serviço no mercado.
Já o roadmap de projeto costuma ser um modelo mais genérico, utilizado em diversas ações de uma empresa, e costuma ser elaborado com base em uma linha do tempo, definindo as etapas necessárias para obter um resultado em uma data específica. Assim, fica mais fácil gerenciar as atividades da equipe e analisar se estão se aproximando do que esperam.
Este modelo de roadmap atua como um guia no alcance de objetivos profissionais, uma boa opção para quando a empresa está desenvolvendo planos de carreira para os colaboradores.
A partir dele, é analisado o ponto de partida do profissional e identificados todos os passos até o objetivo que ele pretende atingir. Geralmente, as etapas abrangem estudos, treinamentos e cursos.
Por fim, o roadmap estratégico é utilizado no planejamento de crescimento de uma empresa e compreende cada um dos setores do negócio. As etapas são:
A criação de um roadmap envolve apenas 4 passos, e é preciso que o empreendedor e sua equipe se dediquem a traçar um caminho. Confira-os, a seguir.
O primeiro passo sobre como fazer um roadmap é definir um objetivo: apenas um resultado, que a empresa pretende no futuro, ou então a resolução de um problema que afete os negócios.
Ao definir o objetivo, você também começa a pensar em um prazo ideal.
Com o objetivo definido, o segundo passo é analisar o ponto de partida:
Nessa análise, a matriz SWOT é muito útil na verificação das oportunidades, ameaças, forças e fraquezas sobre o cenário atual da empresa.
Quando o cenário é analisado, já é possível traçar as principais etapas do roadmap do projeto. Neste passo, é importante que as etapas apresentem:
Com essa organização mais detalhada, será possível prosseguir de forma mais eficiente e produtiva.
Ao finalizar a definição de etapas, seu roadmap está praticamente pronto. Resta apenas colocá-lo em prática.
Provavelmente, será necessário alterar a ordem de algumas etapas ou até adicionar novas não previstas antes. Esse processo é natural e importante para atingir o resultado.
Por isso, é fundamental saber em que momentos ser flexível com o seu roadmap para alcançar a meta estabelecida.
Seguindo esses passos, você certamente conseguirá criar um bom roadmap para sua empresa. Mas, além disso, é importante que a sua equipe seja proativa para garantir mais eficiência.
Conheça o Programa EAG, que ensina a formar equipes autogerenciáveis, com base em uma metodologia única! Conheça mais sobre o programa e saiba como contribuirá com sua empresa!