26 de novembro de 2023
Para alcançar o sucesso, a noção real da sua competitividade no mercado é essencial para uma empresa. Com isso, o gestor consegue definir o planejamento estratégico do negócio.
As 5 forças de Porter são úteis nessa tarefa. Você já ouviu falar delas?
Entenda o que significam e como aplicá-las no seu negócio!
As 5 forças de Porter são uma ferramenta desenvolvida na década de 1970, por Michael Porter, com o fim de auxiliar as empresas a promoverem análises de mercado.
Assim, por meio desse modelo, a empresa consegue obter uma avaliação da sua competitividade no mercado.
As 5 forças de Porter consideram todos os atores envolvidos na empresa e como influenciam os resultados do negócio.
Entre os atores, estão:
Com a aplicação desse modelo, você consegue compreender melhor a competitividade do mercado e definir as estratégias mais adequadas ao seu negócio.
Não é incomum que as empresas foquem o olhar apenas nos concorrentes diretos (aqueles que comercializam o mesmo produto para o mesmo público-alvo) quando querem fazer uma análise competitiva.
Porém, isso é um erro, pois a competitividade de um segmento é muito mais abrangente e sofre influência de diversos fatores. É isso que Porter demonstra por meio das 5 forças.
Como exemplo, pense conosco: e se um produto estiver para ser lançado em breve, com potencial de substituir aquele que sua empresa vende atualmente? E, se com mais opções além do seu produto, o público apresentar maior poder de barganha?
Esses cenários não podem ser ignorados, pois são exemplos de situações em que há alta probabilidade de refletir nos resultados do seu negócio. Logo, sua empresa deve estar preparada para lidar com essas forças.
Sendo assim, a utilização das forças de Porter é fundamental para considerar e mapear todos os fatores de impacto, superando a já conhecida rivalidade de concorrentes.
A primeira força diz respeito à rivalidade entre os concorrentes e normalmente é o primeiro fator a ser percebido ao realizar uma análise externa.
Afinal, as empresas os visam constantemente, visto que apresentam grande poder de influenciar a capacidade de atração de novos clientes e se expandir no mercado.
Em meio à diversidade do mercado, o público sempre detém o poder de escolha entre diferentes opções, a depender das vantagens e do preço que cada empresa propõe.
Assim, os concorrentes de um determinado setor disputam continuamente o consumidor.
A segunda força trata do poder de barganha dos fornecedores e do quanto sua empresa depende daqueles que fornecem mercadorias e matéria-prima.
Nesse sentido, conforme a força de seu negócio no segmento, os fornecedores elevam os preços ou diminuem a qualidade dos itens fornecidos, a fim de pressionar o nível de rentabilidade dos negócios.
Isto é, ou as empresas elevam o preço final que o consumidor paga ou diminuem a margem de lucro, pois os fornecedores buscam aumentar suas vendas com o menor custo e os maiores preços.
Diferentes circunstâncias interferem no poder de barganha dos fornecedores, que será maior se:
O poder de barganha dos compradores também impacta na competitividade do seu negócio.
O motivo é simples: quanto maior for, mais os compradores conseguem pressionar sua empresa a reduzir o preço ou elevar a qualidade.
Esse poder de barganha do público é maior quando:
Mais um fator a ser considerado na competitividade do mercado é a ameaça de novos entrantes.
Em geral, novos concorrentes chegam com inovações, investimentos significativos, força e vontade de conquistar uma participação no segmento. Para isso acontecer, algum negócio precisará perder espaço.
No entanto, o nível da ameaça vai depender dos concorrentes atuais (se eles se unirão, reduzindo preços, por exemplo) e das barreiras de entrada que os novos negócios precisarão superar.
Porter indica algumas barreiras de entrada:
Por fim, a quinta força é a ameaça de produtos/serviços substitutos. Isso quer dizer que é essencial considerar também as empresas que pertencem a outros setores.
O produto que uma empresa de outro setor vende substitui potencialmente o seu produto se suprir as necessidades do público.
Assim, esses fatores também impactam na sua competitividade, pois conseguem interferir nas suas estratégias e rentabilidades.
Para empregar essa metodologia a favor da sua empresa, confira as dicas a seguir.
As pesquisas de mercado contribuem para basear a análise das 5 forças e tomar as decisões.
Como uma boa pesquisa de mercado, por exemplo, você consegue entender sua participação no mercado, como os concorrentes atuam e como o consumidor se comporta.
O resultado da análise acerca das 5 forças precisa ser incluído no planejamento de marketing.
Com a identificação das estratégias de marketing, segundo a análise, você estabelece como defenderá seu negócio ou como as usará a seu favor.
Segundo com Porter, há 3 principais estratégias competitivas:
Para concluir: decida como lidar com as forças de Porter identificadas no seu segmento.
É possível adotar medidas variadas, para lidar com menos vulnerabilidade, como:
Dessa forma, quando você analisar a competitividade do mercado, não cometa o erro de considerar somente a concorrência direta. Aplique as 5 forças de Porter, faça uma análise mais detalhada e adote as melhores técnicas de enfrentamento.
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