EAG – Empresa Autogerenciável

li#menu-item-362 { margin-left: 10px; }

Como identificar e resolver o baixo desempenho de funcionários

4 de outubro de 2023

Você nota que seus funcionários não estão mais tão empenhados como antes? Se isso acontecer, é preciso definir ações estratégicas para resolver esse problema.

Caso contrário, a empresa refletirá a baixa produtividade da equipe ou de alguns dos profissionais.

Acompanhe este conteúdo até o final e entenda como identificar e resolver o baixo desempenho de colaboradores.

Confira as dicas que reservamos para você!

O que pode causar o baixo desempenho no trabalho?

Profissionais com bom desempenho no trabalho conseguem entregar mais resultados, com mais qualidade e menos recursos.

Sendo assim, quando você identifica que um funcionário ou uma equipe está com baixo desempenho, é fundamental identificar logo a causa e buscar soluções.

Esse problema pode apresentar diferentes causas.

Confira algumas das mais comuns:

Desmotivação dos colaboradores

Um dos principais fatores de baixo desempenho no trabalho é a falta de motivação dos profissionais. Quando isso é identificado, é fundamental entender os motivos.

Em geral, costumam ter relação com:

  • Incompatibilidade de funções e atividades;
  • Falta de valorização;
  • Insatisfação com o salário;
  • Desentendimento entre colegas;
  • Falta de foco e distrações com conversas e uso de redes sociais no horário do expediente.

Falta de organização

Mais um fator que pode ser a causa do baixo desempenho é a falta de organização. Um ambiente de trabalho desorganizado interfere direta e negativamente na produtividade da equipe.

Pode parecer bobagem, mas quando mesas, arquivos e outros objetos estão desorganizados no ambiente, os funcionários tendem a ficar mais esgotados.

Além disso, a falta de organização faz com que os colaboradores percam um tempo precioso em busca de informações, documentos e dados. Isso vale tanto para o ambiente físico quanto o digital.

Problemas na comunicação

Mais um ponto importante é a comunicação, cujos problemas podem acabar prejudicando o nível produtivo dos colaboradores.

Afinal, se houver falta de clareza na delegação de tarefas, por exemplo, o funcionário não saberá exatamente o que deve ser feito. Com isso, pode haver retrabalho, baixa qualidade na entrega e até atrasos.

Além disso, uma escolha equivocada do meio de comunicação é um grande problema.

Suponha uma informação de muita urgência e importância para a sua empresa. Se for enviada por e-mail, há uma maior chance de que o colaborador não abra, perdendo-se em meio a tantos outros e-mails.

Nesse caso, uma informação de tamanha relevância será transmitida por um canal mais eficiente, como por telefone ou até pessoalmente.

Assim, prestar atenção na comunicação é algo essencial para evitar danos à produtividade do time.

Como o baixo desempenho de um funcionário ou da equipe impacta negativamente a empresa?

Após entender o que causa o baixo desempenho, você precisa entender como isso impacta negativamente sua empresa.

O baixo desempenho, por um curto período, pode ser algo normal e não causará tantos reflexos à empresa. Porém, se isso se estender, os danos podem ser significativos:

  • Uma atmosfera ruim no ambiente de trabalho, devido ao negativismo;
  • Trabalho realizado com má qualidade;
  • Clientes insatisfeitos por atrasos ou falta de qualidade nos serviços ou produtos;
  • Alta rotatividade de profissionais.

Leia também: Como avaliar o desempenho da equipe.

Maneiras de resolver o baixo desempenho da equipe e colaboradores

Como percebemos, em muitos aspectos, o baixo desempenho é prejudicial a uma empresa.

Sendo assim, saber como solucionar essa questão é primordial para manter o bom ritmo produtivo da sua equipe e dos seus colaboradores.

Confira algumas dicas a seguir:

1. Administre a produtividade dos colaboradores

Para conseguir reverter problemas de desempenho, é preciso administrar a produtividade do profissional. Ou seja, dispor de informações suficientes sobre o desempenho de cada um.

Somente assim poderá cobrar resultados e posturas que não estejam conforme a expectativa da empresa.

Além disso, usando ferramentas que gerenciam a produtividade, é possível:

  • Verificar as áreas da empresa que apresentam desempenho insuficiente;
  • Diminuir a ociosidade dos colaboradores ao identificar a causa;
  • Comparar o histórico de produtividade da equipe para saber a média da empresa e estabelecer metas atingíveis e viáveis.

2. Defina metas claras

Outra dica para resolver o problema de desempenho profissional é definir metas claras, pois os funcionários precisam trabalhar por um propósito muito bem definido e difundido.

Com metas bem-definidas, considerando as capacidades, os profissionais tendem a trabalhar mais motivados. Afinal, sabem o que devem fazer, quando e como para atingir os objetivos propostos.

Além disso, é interessante fornecer recompensas a quem atingir as metas estabelecidas. Assim, você fornece uma motivação extra e faz com que as equipes queiram entregar mais resultados.

3. Forneça feedbacks efetivos

A falta de comunicação entre líder e equipe é um grande problema. Deve haver uma comunicação clara entre a liderança e os colaboradores, por meio de feedbacks.

Na ausência de feedbacks, os funcionários ficam desmotivados, pois não têm certeza se estão trabalhando na direção certa.

Assim, a cultura de feedback precisa ser implementada na sua empresa. Isso contribui para a atmosfera positiva, de que a empresa está se preocupando com o time, ao mesmo tempo em que auxilia a aprimorar o trabalho.

4. Promova capacitações e forneça ferramentas adequadas

O desempenho de um colaborador está associado com a estrutura disponibilizada pela empresa para realizar suas atividades. Isso vale tanto para as ferramentas, tecnologias e estruturas físicas quanto para a capacitação. Se o funcionário não tiver o que necessita, a principal consequência será o baixo desempenho.

Sendo assim, analise as ferramentas que a equipe demanda. Faça pesquisas com os colaboradores e verifique o que está sentindo falta e o que poderia melhorar o trabalho: uma ferramenta que automatize processos repetitivos e burocráticos, por exemplo, ou um curso de capacitação para os líderes saberem como motivar seus liderados. Enfim, as possibilidades são muitas. O importante é identificar a necessidade da equipe e supri-la.

Portanto, analise o que está drenando a produtividade e causando o baixo desempenho dos profissionais na sua empresa. Depois, aplique as dicas que elencamos ao longo do conteúdo e não espere muito tempo para buscar soluções definitivas para o problema.

Já conhece o Programa EAG? Continue no nosso site, saiba como esse programa funciona e o que oferece e se torne um gestor melhor para o seu negócio!

Compartilhe

Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

Conheça mais sobre o marcelo

Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

Conheça mais sobre o Rogério