28 de setembro de 2023
Um bom plano de negócios faz toda a diferença em uma empresa. Com ele, será possível verificar a viabilidade do negócio, descobrir os possíveis obstáculos, definir sua trajetória e muito mais.
Acompanhe nosso conteúdo, saiba como fazer um plano de negócios e entenda melhor por que é tão importante!
Boa leitura!
O plano de negócios é um documento no qual devem constar os objetivos da empresa para fins de planejamento.
Nele, precisam estar inseridos todos os elementos internos e externos de maior relevância a fim de identificar como a empresa será organizada.
Alguns desses elementos são:
Esse documento é necessário quando um empreendimento está sendo iniciado. O objetivo é evitar erros que a falta de planejamento, pesquisa e organização causaria. Porém, também é útil quando a empresa já existe e precisa corrigir problemas que ocorrerem no decorrer das atividades.
Pelo plano de negócios, a ideia inicial de criação de uma empresa é colocada no papel. Com isso, o idealizador consegue saber se é viável ou não.
A reunião, em um só lugar, de todas as informações que envolvem a criação de uma empresa permite identificar as eventuais dificuldades que o negócio enfrentará. Também é importante para descobrir se os pontos fortes do negócio correspondem às expectativas.
É muito comum que, na elaboração desse documento, você se depare com dúvidas e pontos sobre os quais sequer se lembrou.
Assim, é muito mais seguro e prudente lidar com todas as questões, antes de iniciar as atividades, do que ter de precisar resolver os problemas da falta de planejamento quando tudo já estiver em funcionamento.
Até aqui, entendemos o que é e a importância de um plano de negócio. Porém, é importante saber também que não existe um único formato para esse documento, visto que podem ser mais detalhados ou mais reduzidos e até conterem gráficos.
Confira alguns dos principais formatos.
O plano de negócios tradicional é um dos mais completos, costuma conter dezenas de páginas e demanda um período maior para ser confeccionado.
Normalmente, é exigido pelos credores em empresas de capital de risco. Se o negócio não depender de financiamento externo, possivelmente esse formato não será necessário.
Se o plano mencionado anteriormente não for exigido, este talvez seja o ideal. Os planos de negócios enxutos são uma versão compilada do tradicional, isto é, são do mesmo formato, mas reúnem somente as informações de maior importância.
O plano de negócios sem fins lucrativos é destinado a negócios com objetivo social ou público.
Nesse caso, o documento abrange tudo o que é previsto em um plano tradicional, mas precisa ser detalhado o impacto que a empresa pretende causar.
Os doadores costumam solicitar esse formato de plano com frequência.
Confira também: Modelo de negócio: tipos, diferenças e como definir o melhor.
Na prática, algumas etapas são essenciais para criar um plano de negócios, principalmente se ele seguir o formato tradicional. Confira 9 etapas importantes.
Na elaboração de um plano de negócios, a primeira etapa é o sumário executivo, contendo um breve resumo das informações mais relevantes do negócio.
Inclua, por exemplo:
Este é o momento de detalhar o negócio com o máximo de informações possível.
Nessa descrição, responda a dois principais questionamentos: quem é você e o que planeja fazer. Essas respostas servem de introdução, detalhando os motivos pelos quais deseja abrir esse negócio, diferenciais e por que é um bom investimento.
Na terceira etapa, é o momento de fazer uma análise de mercado. Escolha o segmento da sua empresa e pesquise as dores dos clientes e o que é preciso para solucioná-las.
Também, analise o cenário geral a fim de verificar se é a melhor hora para abrir esse negócio nesse segmento. Além disso, pesquise o cenário competitivo e identifique as tendências do setor.
A inclusão de quem administrará a empresa, com a descrição de responsabilidades e funções, é indispensável.
Nessa etapa, é o momento de descrever a estrutura jurídica e o enquadramento da empresa nos órgãos governamentais.
Em produtos e serviços, devem ser incluídos aqueles destacados no planejamento do negócio. Para isso, descreva os principais produtos e serviços em detalhes.
Além disso, forneça informações sobre como são feitos, como serão adquiridos, de onde vêm e fornecedores.
Esta etapa é a de pesquisa de mercado. O intuito é identificar o cliente ideal (persona) ao seu negócio.
Por essa persona, as estratégias de vendas e comunicação, por exemplo, serão estabelecidas.
Outro ponto que não pode faltar é o plano de marketing, essencial em todos os negócios. Nesse caso, a etapa anterior também é fundamental para a definição das estratégias de marketing. Afinal, precisam estar alinhadas com o público-alvo.
Aqui, serão analisadas questões como:
Essas são algumas das principais informações relativas ao marketing, que devem constar em um plano de negócio.
Ainda, é preciso elaborar um planejamento de operações e logísticas. Nessa etapa, é incluído todo o fluxo de trabalho que envolve a cadeia de suprimentos da empresa.
É importante conter todas as etapas de operações:
Esses dados serão necessários para a precificação, pois os custos operacionais e logísticos devem ser estimados, de modo que o valor final cubra as despesas.
Todas as outras etapas e a ideia do negócio são cruciais. Porém, a principal é a saúde financeira da empresa.
O nível de detalhamento dessa etapa vai variar conforme seus objetivos, mas é importante incluir, ao menos, três atividades:
No plano de negócios, inserir as projeções financeiras futuras é importante para identificar eventuais lacunas. Assim, você consegue ajustar as operações de acordo com a necessidade.
Com essas 9 etapas, você dispõe de um direcionamento mais completo e criará um bom plano de negócios para a sua empresa.
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