21 de setembro de 2023
A disciplina pode ser entendida como a união de consistência e força de vontade para, ao longo do tempo, atingir resultados.
E, no âmbito empresarial, ser disciplinado pode transformar sua empresa. Afinal, é preciso muita determinação e planejamento para chegar aonde você se propõe.
Porém, se hoje você não se acha uma pessoa com disciplina, saiba que pode desenvolvê-la com perseverança e organização.
E é justamente para te ajudar nisso que nós do EAG criamos este conteúdo. Confira as dicas e informações que reunimos a seguir e saiba como transformar sua empresa por meio da disciplina!
No ambiente de trabalho, a disciplina empresarial precisa ser vista com um enfoque um pouco mais específico.
Dentro disso, ela diz respeito a definir metas de produtividade e a criar foco. Também tem relação com desenvolver sua automotivação e abdicar de hábitos que sejam contraprodutivos – ou que acabem impedindo que os seus objetivos sejam atingidos.
Para qualquer colaborador, a disciplina é fundamental. Mas, para um gestor, é ainda mais importante.
Nesse sentido, algumas dicas podem te ajudar a construir a disciplina de que você tanto precisa:
Para ser um gestor organizado, o primeiro passo é ter o controle do seu tempo. Afinal, aquela velha frase “tempo é dinheiro” é ainda mais verdadeira no seu caso.
Então, você precisa fazer a gestão do seu tempo para ser mais produtivo e conseguir realizar todas as suas atividades.
Para isso, um ponto fundamental é a delegação. Distribuir tarefas é o ponto-chave para conseguir gerir melhor o seu tempo.
Ou seja, se você sente que está trabalhando muito, mas no final do dia acha que não fez nada do que deveria, o motivo pode ser a falta de delegação.
Se você se envolver com os processos e as tarefas de cada operação e colaborador, faltará tempo para comandar sua empresa e fazer seu negócio crescer, portanto organize seu tempo e suas prioridades.
Não se esqueça de reservar alguns períodos do dia para seu descanso: uma mente exausta não é produtiva, muito menos criativa!
Não sabe como equilibrar a vida empresarial e pessoal? Então assista ao nosso podcast e confira as dicas que temos para você:
Outra dica é criar um planejamento com todas as tarefas que devem ser realizadas. Isso ajuda você a ter uma visão ampla do trabalho e a saber o que pode, ou não, ser delegado.
A disciplina é algo constante. Isso significa que ela levará você a ter resultados em longo prazo. Resultados decorrentes do seu contínuo empenho em direção a um objetivo.
Assim, tenha clareza em relação aos objetivos da empresa e saiba onde você está hoje, para definir aonde deseja chegar e como.
Traçar as metas de longo prazo e manter o foco auxilia você a visualizar uma linha de chegada e a manter sua disciplina.
No cotidiano empresarial, perder a concentração é algo que acontece facilmente devido a muitas intervenções ao longo do dia, como telefone tocando, notificações de e-mail e colaboradores pedindo orientação.
Nesse contexto, você precisa ser flexível e se adaptar ao ambiente do seu trabalho para manter sua concentração.
Porém é importante eliminar estímulos visuais ou barulhos que tirem sua atenção. Por isso, nos momentos que exigem mais foco, tente preparar o ambiente e ficar indisponível para os estímulos externos.
Mais uma dica importante é criar e manter uma rotina. Horários para alimentação, sono, lazer e atividades físicas: tudo isso deve ser alinhado e mantido em uma rotina.
Após estabelecê-la, não abra exceções por cansaço ou preguiça. Para que uma atividade se solidifique e se torne um hábito, é preciso praticá-la repetidas vezes.
Além disso, a rotina auxilia você a trabalhar com mais engajamento e proporciona sensação de bem-estar, pois você tem a consciência de estar fazendo o ideal.
Veja também: Como criar uma cultura forte na empresa
Já falamos aqui sobre um cenário comum nas empresas: o dono não sabe delegar, se envolve com cada processo e atividade dentro da empresa, e acaba sem tempo para comandar de fato o negócio.
Para sair disso, você precisa de disciplina para ser o Comandante do seu negócio, isto é, parar de ser comandado pela falta de organização e falta de tempo.
Sendo assim, é importante que você conheça algumas características que um Comandante disciplinado possui para ir em busca delas. Veja a seguir:
A primeira característica que você deve desenvolver é a persistência, que é o primeiro estágio da disciplina. Persistir significa não desistir quando algo fica muito complexo ou difícil.
Ou seja, estabeleça para você mesmo que nenhum tipo de obstáculo ou dificuldade te desviará do seu propósito. Tenha resistência mental e muita força de vontade.
Outra característica de um Comandante disciplinado é a pontualidade. E aqui ser pontual não significa somente evitar atrasos.
É importante que você respeite os planejamentos e os alinhamentos realizados, e respeite o tempo dos colaboradores ao seu redor.
Para isso, o planejamento de tarefas deve ser realizado com estimativas realistas de prazos, mantendo a pontualidade mais facilmente.
Entre outras, o autocontrole é uma característica indispensável se você quer ser disciplinado.
Ter autocontrole quer dizer controlar suas emoções, impulsos e desejos para manter sua concentração e seu foco mesmo em meio a adversidades.
E para te ajudar a desenvolver essa característica, uma dica é procurar elementos fora da sua rotina de trabalho, por exemplo, yoga e meditação.
Se você unir as dicas e informações que trouxemos neste conteúdo aos aprendizados oferecidos no Programa EAG, terá todas as condições para sair do caos da sua empresa e se tornar um gestor disciplinado.
Com o Programa EAG, você assume o controle do seu negócio e deixa para trás tudo o que está impedindo você de atingir seus objetivos.
Saiba mais detalhes hoje mesmo: navegue em nosso site e conheça o Programa EAG!