18 de setembro de 2023
Nessa edição, eu vou ensinar como disciplinar a sua equipe e, o melhor, engajá-la para crescer junto com você. Bora aprender técnicas e estratégias que não custam um centavo sequer para serem colocadas em ação?
Comandante, fazer as contratações certas é o primeiro passo para formar um time cheio de energia e que vai compartilhar o seu desejo de evoluir e gerar resultados. Você está absolutamente certo se acredita e coloca em prática esse processo. Acontece que não é só isso.
Acompanhe o meu raciocínio: o que um líder faz? Qual é o seu papel? Transformar visão e crenças em ações e resultados pode ser uma resposta. Inspirar mudanças na equipe e o desejo de bater metas ambiciosas também.
Esses fins dependem inteiramente dos meios e, acredite, para se tornar esse líder forte que eu acabei de descrever e construir uma cultura empresarial tão sólida a ponto de engajar seus colaboradores, não há muita escapatória: é preciso gestão, método e planejamento.
Vem comigo, eu mostro como chegar lá. 🎯
Simples assim: essas dicas cabem na palma de uma mão e tem um poder de transformação enorme na sua empresa. Não aguenta mais o caos? Então…
Não tem mistério: as prioridades precisam ser claras, as metas realistas e os processos bem elaborados. Esse é o primeiro passo, comece por aqui. Em seguida, comunique tudo isso à equipe. Não deixe nenhum colaborador de lado e trabalhe para que cada parte do time se sinta parte do todo e saiba exatamente o que deve ser feito diariamente.
Também não esqueça do seguinte: ser líder é, entre outras coisas, ter conversas difíceis com os seus liderados. É claro que isso não significa ser arrogante e autoritário, mas ter a capacidade de identificar pontos fortes e fracos, delegar tarefas e supervisionar de forma assertiva os procedimentos da empresa.
Vá além do registro de contas:
Dessa forma, você dá significado aos números. Sem acompanhá-los e compreendê-los a fundo, como será possível identificar o que está dando certo ou errado na sua empresa?
Preparado ou não, o mercado vai se movimentar. É inevitável. Se as mudanças são uma certeza, resta descobrir formas de se adaptar a elas e de nunca ser pego desprevenido. Esse controle reflete sobre o seu time também: uma organização estável gera mais confiança e, consequentemente, engajamento e energia.
Como tomá-las? Reúna dados, questões, números e qualquer material que sirva como métricas ou indicadores. Não aja sem pensar, não delegue nada sem análise prévia. Assuma o controle da sua empresa e seja consciente sobre o que você está fazendo.
Afinal, você é o comandante, certo? Controle a sua postura e se comporte como tal. Para isso, precisa acreditar nos seus valores, na empresa e nas suas decisões. A confiança não é uma característica mágica, ela precisa ser cultivada. Estude, se inteire sobre os seus processos e comunique tudo isso de forma assertiva à equipe.
Isso também é sobre planejamento e engajamento.
Com comprometimento e esforço, fazer também pode ser. Esses métodos (e muitos outros) foram os que utilizei para transformar a minha equipe em autogerenciável, impulsionando o crescimento do Programa EAG sem a necessidade das minhas cobranças. O que te impede de começar? Só você pode iniciar essa jornada.
Um dos nossos Comandantes, Victor Miranda, é médico e vivia no caos quando abriu a empresa dele. Através de meta, plano de ação e execução ele transformou e inovou a empresa, vendendo-a com 3 anos de operação por R$ 35 milhões.💰 Quer descobrir como ele fez isso na PRÁTICA e com inovação? Assista pelo Youtube ou ouça pelo Spotify o episódio #136 do Podcast Empresa Autogerenciável.
Um dos nossos Comandantes, Victor Miranda, é médico e vivia no caos quando abriu a empresa dele. Através de meta, plano de ação e execução ele transformou e inovou a empresa, vendendo-a com 3 anos de operação por R$ 35 milhões.💰
Quer descobrir como ele fez isso na PRÁTICA e com inovação? Assista pelo Youtube ou ouça pelo Spotify o episódio #136 do Podcast Empresa Autogerenciável.
Confira links e informações que vão gerar insights valiosos para a sua semana.
Um time autogerenciável é aquele que não espera pelas ordens de seu líder para tocar as atividades e manter as engrenagens em pleno vapor. Todos sabem o que fazer, como trabalhar e qual o próximo passo a ser dado. Uma das formas de criar uma equipe desse tipo é envolvendo cada colaborador no desenvolvimento do plano estratégico que você acabou de conhecer.
Duas vezes ao mês, reservamos um espaço especial em NO COMANDO para que os próprios Marcelo Germano e Rogério Valentim, donos do EAG, possam te aconselhar. TODOS os relatos serão lidos com muita atenção! Quando o seu for respondido, você receberá um e-mail. Além disso, os dados sensíveis da história (nome da empresa e números) serão ocultados. Pode ficar tranquilo! ENVIAR HISTÓRIA.
Receba indicações de livros, filmes e vídeos diretamente da nossa redação: Marcelo Germano e Rogério Valentim! Inspire-se em conteúdos capazes de virar a mesa para os empresários.
Filme: Walt Antes da Disney
Direção: Khoa Lê
Desde criança, Walt Disney costumava desenhar os animais da fazenda onde cresceu. Alguns anos depois, mais velho, decidiu seguir seu sonho de ser animador na cidade e passou a enfrentar novos desafios, em busca de criar uma empresa onde pudesse trabalhar com paixão. Finalmente, surge a inspiração que marcaria a sua história — e a do mundo todo — para sempre: o Mickey Mouse.
Esses conteúdos te ajudaram de alguma forma? Então, compartilhe com quem pode se valer desses insights também. Lembre-se: se a sua empresa tem vivido uma rotina caótica, apenas você, comandante, tem o poder de mudar essa situação.
ATÉ SEGUNDA QUE VEM, ÀS 07H01