7 de abril de 2023
Diariamente o tema sobre planejamento estratégico é disseminado na internet, nas escolas e em vários ambientes, onde é vendido como uma grande solução para variados problemas e questões.
Quando não executado de forma correta e direcionada, esse é um dos principais motivos para que empresas acabem caindo no caos, consequentemente falindo ou enfrentando demais dificuldades.
Dados revelados pela consultoria Falconi mostram que dentre 100 empresas, apenas 10% das companhias possuem planejamento e estratégia bem definida a longo prazo, incluindo missão, objetivos e metas.
Cerca de 47% dessas lideranças que foram ouvidas, pontuaram que não tem ações realizadas a médio e longo prazo, o que representa a falta de maturidade e cuidado com os negócios brasileiros.
O planejamento estratégico nada mais é do que o processo de conseguir criar uma estratégia para uma empresa, e por meio de uma programação bem exemplificada, definir como será alcançada.
A companhia faz uma análise de seu estado atual e visa planos e ações que vão melhorar o futuro do negócio, designando-os para os líderes condizentes e para as pessoas corretas.
Quer saber mais sobre a importância de começar o planejamento estratégico o quanto antes dentro de sua empresa? Confira abaixo as principais vantagens dessa modalidade:
Com prioridades e metas cada vez mais claras, fica mais fácil e simples de repassar essas questões para sua equipe.
É natural que os líderes e os liderados trabalhem em conjunto, procurem diferentes formas de alcançar metas e objetivos, sempre em sintonia e sem deixar nenhum colaborador de lado.
Caso algum problema ou questão surja nesse decorrer, todos trabalharão em prol de encontrar a melhor solução, evitando conflitos e erros.
Ao saber como está o andamento de projetos, de novos clientes e até a venda de produtos, é muito mais simples identificar as contas, pagamentos e custos de uma operação.
Com esse planejamento financeiro pode-se evitar com que ações impulsivas sejam realizadas, redução de perda de dinheiro, aumento de lucro e até o entendimento de quais investimentos são mais seguros e benéficos para a companhia.
É primordial que as empresas estejam sempre prontas para se adaptar às mudanças do mercado, principalmente porque acontecem diariamente e tem impacto direto no negócio.
Ao ter esse acompanhamento direto, é natural que a organização fique mais preparada para lidar com cenários negativos e positivos do nicho e também da economia de forma geral.
Mesmo que a empresa tenha um bom planejamento estratégico, é natural que imprevistos e falhas aconteçam, porém, é por meio desse acompanhamento que uma meta de crescimento pode ser fiscalizado com muito mais cuidado e precisão.
Assim, os impactos causados na sociedade e na economia não serão tão nocivos ao negócio quando há esse cuidado preciso sobre o que deve ser feito, como executar e as pessoas designadas.
Outra vantagem que é decorrente do planejamento estratégico é ter uma melhor aptidão para tomar decisões, visto que se tem uma análise por detrás que facilita a visão dos processos e do futuro da companhia.
Com os dados e questões que são coletadas no planejamento estratégico, fica muito mais simples conseguir traçar novas metas, novos andamentos e novas ações dentro do espaço de trabalho.
Ainda de acordo ao ponto abordado anteriormente, ao ter um cuidado com os próximos planos, sustentar as decisões por meio de dados e visualizar com mais calma as mudanças dos concorrentes e do mundo, têm-se uma grande vantagem competitiva em relação aos demais concorrentes.
Afinal, você deseja ganhar cada vez mais o espaço daquela empresa que tem te incomodado há anos, não é mesmo?
Ainda não está convencido sobre a importância de aplicar o planejamento estratégico dentro de seu negócio? É importante saber quais são as consequências que sua empresa terá que enfrentar. Confira:
Quando o planejamento estratégico não existe, é bem mais complicado que a empresa possa prever os gastos que podem ser evitados, aqueles que são desnecessários e onde está sendo aplicado o dinheiro de forma correta.
Com essa falta de cuidado, alguns erros mais comuns são: compra de produtos de forma errônea, precificar de maneira incondizente, além de não remunerar os funcionários da forma mais correta.
Já imaginou que você pode nem conhecer a sua própria companhia? Essa é uma das maiores realidades de vários negócios, o que certamente pode levar a organização a ruína quanto menos se esperar.
A aplicação da Matriz SWOT, ou também chamada de FOFA, é uma das ações mais indicadas nesse caso, onde você pode visualizar:
Com esses resultados em mãos, é preciso observar e modificar o que for possível, criando um plano para que os próximos pontos possam ser trabalhados com o passar do tempo.
Empresas que não tem um planejamento estratégico não costumam estar atentas as análises e impactos de como a economia pode impactar o empreendimento ou serviço em questão.
Ainda seguindo esse ponto, também não se preparam para os “perrengues” financeiros que isso pode ocasionar, sofrendo com as consequências disso.
Ao não ter uma missão, valores e metas estabelecidas dentro de um negócio, é consequência que o negócio fique solto e sem um posicionamento claro, o que impacta diretamente em como a empresa se posiciona no mercado.
Um dos impactos que isso pode causar também é a dificuldade de fidelizar os clientes, permitindo com que se encantem com a proposta dos concorrentes e parem de consumir da organização em questão.
Como efeito de todos os pontos abordados acima, é natural que a empresa tenha dificuldades de crescimento e não consiga atender o número de demandas e de clientes esperados.
Visto como algo positivo para muitos, essa falta de demanda é derivada do desgaste da equipe, da falta de cuidado com os colaboradores e falta de visão de negócio.
Quer saber como mudar o cenário de seu negócio o quanto antes? Saiba mais sobre como funciona o programa EAG e entenda como podemos ajudar a sua empresa a sair do caos o quanto antes!