22 de março de 2023
Se tornar um empresário é o sonho de muitos brasileiros: não é à toa que dados do Poder 360 mostram que o Brasil é o 7º país com a maior quantidade de donos de negócios ao redor do mundo. Cerca de 14 milhões de pessoas entre 18 a 64 anos exercem essa função, o que totaliza a quantidade de 9,9% da população adulta.
Esse é um dos seus desejos?
Confira abaixo mais sobre como funciona essa profissão, quais são os tipos de perfis existentes e inicie o quanto antes a sua jornada por essa mudança de vida!
O que define um empresário é aquele profissional que possui um CNPJ e tem uma companhia em seu nome, exercendo assim a função de possuir uma empresa. Porém, você realmente possui o perfil e o comportamento de um comandante? Nesse caso, as características que o diferenciam dos demais, são:
Quantas dessas características você possui e tem a capacidade de se considerar um verdadeiro empresário?
É natural que muitas pessoas tenham uma empresa, porém, ainda tenham funções e mentalidade de funcionários. Essa pode ser uma questão natural para quem acabou de começar uma empresa, porém, esse cenário deve ser modificado o quanto antes para que o senso de dono seja cultivado em todos os envolvidos no negócio. É primordial que o comandante foque no operacional e pare de fazer o micro gerenciamento das atividades de uma organização, mas, para isso, é preciso saber delegar atividades e contratar da forma correta.
Você sabia que existem vários tipos de empresários? Abaixo, separamos os 5 estilos para que possa saber como cada um funciona e entender qual deles é o seu perfil!
O empresário operacional é aquele que sabe tudo sobre a operação de seu negócio, onde tem grande envolvimento com a entrega, a solução dos problemas e a melhor experiência para o cliente. Mesmo que isso pareça positivo em várias formas, geralmente há problemas de delegação de atividades e foco no operacional, o que impede o crescimento do negócio.
Aqui o principal foco é característica desse empresário é a venda, onde em qualquer momento está tentando vender o produto. Porém, também possui dificuldades de focar em outras áreas da companhia que precisam de atenção, como é o caso da operação e a gestão de pessoas.
O empresário centralizador é aquele que quer tudo ao seu alcance e executar várias coisas ao mesmo tempo, porém, além de ficar sobrecarregado, não tem a atenção necessária para as outras áreas do negócio. Os principais malefícios de quem possui essa personalidade, são:
Abrir uma empresa não é uma tarefa das mais difíceis, porém, conseguir equilibrar as contas, fazer a gestão das pessoas e dar continuidade a todo o processo é complicado e exige muita atenção. Nesse caso, os empresários perdidos se enquadram nesse modelo, onde não possuem noção de várias áreas, prejudicando o futuro do negócio pela falta de planejamento estratégico.
Por fim, dentre os tipos de empresários, o empresário gestor é aquele que sabe como funcionam cada setor de um negócio, assim como executar uma boa gestão de todos eles. Geralmente, esse comandante é aquele que faz o programa EAG, conseguindo aplicar todos os pilares abaixo:
Se você deseja ter esse perfil de empreendedor e empresário em uma mesma pessoa, é a hora de saber mais sobre o programa EAG e mudar de vez o futuro de seu negócio!
Entre em contato com a nossa equipe e receba uma sessão estratégia gratuita para saber mais sobre como podemos ajudar você e a sua organização a irem sempre além!
É primordial que você, comandante, saiba qual é o seu perfil de empresário, afinal, autoconhecimento é poder!
Saiba quais são os seus pontos fracos e comece a melhorá-los o quanto antes, entenda seus pontos fortes e fortaleça-os cada vez mais, além de trabalhar aqui que ainda não está em seu radar.
Quer começar hoje mesmo?
O teste DISC é uma das primeiras ferramentas que podem ser realizadas para saber mais!
Além disso, que tal aplicar para seus colaboradores e entender cada vez mais sobre sua própria equipe? Esse pode ser um ponto de partida para quem quer ter uma companhia de sucesso!