1 de dezembro de 2022
O segredo da venda de sucesso de muitas empresas é ter um calendário comercial bem estabelecido e pronto para atender a todas as demandas específicas de cada época.
Quer saber como iniciar o seu? Confira abaixo mais sobre o que é um calendário desse tipo, quais são as datas mais procuradas pelos consumidores e muito mais.
O calendário comercial nada mais é do que um conglomerado de datas que podem e devem ser exploradas pelos comerciantes.
Assim, é possível desenvolver um planejamento estratégico, principalmente segundo as datas estabelecidas, criando um marketing propício e direcionado para cada uma das situações ali aplicadas.
Mas, porque essa é uma ação que deveria ser feita por todos os comandantes? Confira abaixo as principais vantagens para começar o seu:
E muitas outras questões, portanto, é o momento de observar e compreender quais são as principais datas que podem ser aplicadas dentro de sua empresa e assim, traçar ações específicas.
O calendário comercial não tem uma quantidade de dias definidos, afinal, pode mudar conforme o ano e também as datas ali aplicadas.
A empresa deve observar como será o calendário de cada período que está por vir, programando-se e observando quais são as datas que realmente merecem atenção e planejamento.
Quais são as datas comerciais?
Afinal, você sabe quais são as datas comerciais de maior destaque? Confira abaixo as que merecem estar no seu radar para o ano de 2023 e entenda mais sobre a expressão de cada uma.
O Carnaval é um dos feriados mais esperados pelos brasileiros, principalmente pela grande farra e festividade que acontece nessa época.
Mas, além disso, ele também é um marco no quesito econômico, onde mesmo sem sua ocorrência devido a pandemia no ano de 2021, foi registrado o aumento de 32,8% no faturamento das vendas, segundo dados da Rede, empresa de maquininhas e métodos de pagamento.
Dados da pesquisa da Neotrust mostram que o ticket médio de compras online realizadas pelas mulheres entre os dias 22 de fevereiro até 7 de março no ano de 2022 foi de R$371.
Assim, vale muito a pena preparar o seu produto ou serviço com uma promoção ou uma campanha específica para atender esse público.
No ano de 2021, os números registrados no e-commerce brasileiro para o dia do consumidor foram de uma arrecadação de cerca de R$6,3 bilhões, segundo dados do Social Miner.
Em relação ao ano de 2020, aconteceu um aumento de 85%, mostrando que mesmo em tempos de pandemia, a quantidade de consumo foi positiva.
Uma pesquisa recentemente divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL – e pelo SPC – Serviço de Proteção ao Crédito -, mostram que 109,2 milhões de brasileiros foram as compras na Páscoa de 2022.
Esse é um dos feriados e eventos que mais movimentam o comércio brasileiro, portanto, vale a pena ficar de olho nessa proximidade em sua empresa.
Durante o ano de 2022 houve o registro de R$5,3 bilhões de vendas durante a época do Dia das Mães, segundo dados da Abrasce – Associação Brasileira de Shopping Centers.
O aumento foi de cerca de 4 milhões em relação ao ano de 2021, o que mostra a potencialidade dessa data tão esperada e querida pelos brasileiros.
O dia dos namoradores teve uma expectativa de R$2,49 bilhões de vendas durante o ano de 2022, chegando ao valor de R$2,56 bilhões, ultrapassando a quantia esperada, segundo dados da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
Portanto, é outra data comemorativa que vale muito a pena ter atenção e observar quais são as potencialidades dentro de sua companhia.
O dia dos pais é outra data de grande destaque por entre as empresas que querem vender com mais direcionamento e sucesso.
Uma pesquisa divulgada pela Neotrust aponta o crescimento contínuo de compras nesse período, onde de 2019 para 2020 bateu o acréscimo de 95,4%, enquanto de 2020 para 2021 cresceu até 16%, atingindo a marca monetária de R$6,2 bilhões.
Mesmo que pareça uma data não tão importante quando comparada com as opções anteriores, o dia do cliente possui grande abrangência e deve estar no seu relatório de calendário de comércio.
Um relatório divulgado pela All In com dados da Neotrust mostrou que apenas no e-commerce houve uma movimentação de R$6 bilhões em vendas, um crescimento de R$4,9 bilhões em relação ao mês anterior.
Dados da Alshop – Associação Brasileira de Lojistas de Shopping -, mostram que o Dia das Crianças movimenta cerca de R$13,7 bilhões ao ano, um grande marco para a economia brasileira.
25 de novembro: Black Friday
Dados da Confi Neotrust mostram que a Black Friday girou a economia em mais de R$3,1 bilhões no ano de 2022, uma ótima pedida para quem deseja lucrar no final do ano.
Quase como o “restinho” da Black Friday, a Cyber Monday movimentou cerca de R$827,4 milhões durante o ano de 2021, com um aumento de 17,7% em relação ao ano de 2021, segundo informações da Neotrust.
Por fim, uma das datas de maior destaque, o Natal tem uma abrangência de R$68,4 milhões na economia brasileira segunda dados do SPC Brasil em parceria com a Offer Wise Pesquisas.
Ou seja, comandante, são muitas as possibilidades para que você possa aplicar em seu negócio e ter um grande ganho em várias épocas do ano!
Segundo dados do SEBRAE, as datas comerciais que mais tem abrangência de vendas dentro do comércio brasileiro, são:
Agora que você sabe mais sobre o calendário comercial de 2023, é interessante começar o seu o quanto antes e assim ter um panorama completo do que poderá ser feito dentro de sua empresa.
Mas, antes disso, você deve saber que dentro dele é preciso ter:
É claro que você pode criar o seu e adaptar conforme as necessidades de sua empresa, portanto, não perca tempo e comece o seu o quanto antes!
Um dos primeiros pontos para começar o seu calendário comercial é saber da abrangência em nível nacional e regional.
É preciso sim pensar em quais são as ações de maior proporção que precisam ser incluídas, como é o caso do Natal, Páscoa, Dia das mães e tantas outras… assim como os feriados locais e festividades de sua cidade, por exemplo.
Além disso, é preciso inserir nesse calendário tudo aquilo que você, comandante, e sua equipe, acreditam que será necessário para bater as metas traçadas.
Outro ponto que merece atenção é de saber identificar novas oportunidades dentro das vendas. Por exemplo: que tal fazer uma super campanha de verão para aquele produto que tem maior potencialidade de ser vendido nesse período?
Ao ter esse planejamento mais direcionado, fica muito mais simples não trabalhar de forma reativa, ou seja, quando você tem retrabalho em uma questão da qual não era preciso.
Saiba trabalhar com sua equipe a favor do seu produto e serviço, vendendo seu “peixe” da maneira mais correta e direcionada.
É o momento de entrar em contato com o fornecedor e se informar sobre a possibilidade de firmar uma parceria, traçar novos planos e assim, ganhar cada vez mais mercado.
Quer saber mais dicas de como criar o seu calendário comercial com mais precisão e direcionamento? Confira no podcast abaixo dicas incríveis do entrevistado especial Dino Guedes para aplicar em seu negócio!
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O melhor momento para fazer o calendário comercial é cerca de 3 meses antes dos eventos de maior proporção de sua empresa.
Nesse caso, para começar o ano com as melhores estratégias de vendas, é preciso que ele tenha sua programação logo no mês de outubro ou novembro, iniciando janeiro de forma precisa.
Além disso, lembre-se de validar com todos os envolvidos na empresa e principalmente nos setores responsáveis, onde podem ser feitas modificações significantes.
O responsável por fazer o calendário de uma empresa geralmente deve ser o líder de cada setor, mas, sempre em alinhamento com as demais lideranças dentro de uma empresa.
Afinal, geralmente o marketing anda alinhado com o comercial, assim como com o financeiro e demais possibilidades dentro de uma companhia.
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