30 de novembro de 2022
O varejo é um dos maiores dominadores de vendas dentro do comércio brasileiro, onde no mês de janeiro de 2022 representou a segundo maior alta no indicador, crescendo 2,1%, segundo dados do IBGE.
Você já tem essa atuação em suas vendas, comandante? Se não, pode ser o momento de começar a inserir dentro do planejamento de sua empresa e verificar os primeiros resultados o quanto antes.
Confira abaixo um guia completo para iniciar essa ação dentro de sua companhia e veja os resultados aparecerem o quanto menos esperar!
A venda no varejo é um modo de venda em que as empresas realizam transações de maneira direta para o cliente, onde pode ser via loja ou e-commerce.
A outra forma mais comum de venda é o atacado, onde as transações acontecem de empresa para empresa.
A venda em varejo possui algumas especificações únicas, são elas:
O produto é o foco dessa transação, assim, pode ser desde alimentação, cosméticos, roupas e muito mais.
Esses itens são divididos entre duráveis e não duráveis:
É preciso saber precificar da maneira correta para que não fique muito caro e nem muito barato, por isso, é necessário uma avaliação completa de custos e de despesas de forma prévia.
Um mesmo produto pode ter custos diferentes para cada empresa, por isso, o preço final será diferente na maioria dos casos.
O ponto de venda também tem interferência no valor que será aplicado, isso porque aquele item que é vendido na zona mais nobre da cidade, provavelmente será mais caro do que no local mais popular.
Isso acontece para que atinja uma margem de lucro satisfatória para o vendedor e também o fornecedor.
A forma que o produto é vendido também importa, afinal, é preciso encantar o consumidor para que tenha interesse em comprar e até mesmo fazer propaganda para outros potenciais compradores.
Nesse caso, se for um produto, é preciso que tenha uma embalagem bonita, uma cor chamativa e claro, que o item tenha qualidade.
No caso do oferecimento de serviço, o ambiente deve estar favorável a compra, o som agradável, os atendentes comunicativos e que tudo esteja propício para que a venda seja incentivada e concluída.
Aqui o marketing e o alinhamento da equipe são peças chave para que o cliente sinta-se convencido e finalize a compra.
Nesse caso, vale a pena investir em redes sociais, estratégias de publicidade e claro, em pessoas que realmente sejam encantadas pelo o que está sendo oferecido.
Faça a capacitação da sua equipe de vendas para que preste o melhor atendimento para o público-alvo.
Primeiramente, é preciso saber o que é CHA, que é a sigla para “Conhecimentos, Habilidades e Atitudes”, o que um profissional deve ter para executar certa ação ou função.
Geralmente isso é definido por cada equipe de uma empresa, assim, é preciso que:
É preciso que ele tenha várias dessas características para que sua empresa tenha o melhor atendimento e consequentemente, as maiores quantidades de vendas!
Quer saber como vender melhor no varejo? Confira abaixo algumas dicas exclusivas do entrevistado especial, Dino Gueno, no podcast abaixo e comece a aplicar dentro de seu negócio o quanto antes.
Dino é empreendedor, palestrante e especialista em vendas no varejo, onde por meio de seus ensinamentos, já ajudou vários comandantes a venderem mais de R$4 bilhões por meio de seu método especial, Redes Milionárias.
Esse método também inspirou com que escrevesse o livro “A Loja que Vende”, outro sucesso de vendas e que deve estar na sua lista de livros para ler e aplicar dentro de seu negócio. Saiba mais abaixo!
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Aqui, é preciso que você pense em como você deseja que sua empresa seja lembrada pelos seus consumidores ou potenciais compradores.
É com esse parâmetro que você consegue comprar e fornecer o melhor para seu cliente, reduzindo assim itens encalhados, baixa no faturamento e no lucro, por exemplo.
No final, tudo isso vai te proporcionar uma melhor conversão de interessados e compradores efetivos de seu negócio.
De nada adianta ter um super posicionamento, um planejamento estratégico específico e bem traçado, porém, não ter as pessoas certas para executarem o que está sendo ali aplicado.
Por isso, você deve ter os colaboradores mais precisos para que sua empresa saia do comum e consiga vender cada vez mais, sempre prestando o melhor atendimento, acompanhamento e pós venda do negócio.
Mesmo que seu negócio seja de âmbito nacional, é preciso que você pense de forma regional em suas ações, traçando assim estratégias específicas para o ponto de atuação.
Muitas empresas possuem filiais em vários cantos do país, assim, é preciso que você pense no linguajar local, nos eventos que movem a cidade e também as pessoas que ali vivem, direcionando seu atendimento e marketing aplicado.
Como sua marca está entregando os serviços para os potenciais compradores?
Esse é um dos primeiros pontos para que consiga atingir cada vez mais um alcance único e que se destaque por entre seu nicho de atuação.
Por fim, aqui é um resultado de todas as ações anteriormente executadas, onde você aprende a comprar com mais sabedoria, expor seu produto com mais direcionamento, assim como realizar a propaganda correta.
Somente quem compra bem, vende bem, assim, é preciso ter certeza do que terá mais saída dentro de certo período, quais são as ações que mais funcionam naquela estação, qual o atendimento que melhor funciona.
Tudo isso será primordial para que você tenha bons resultados e um ótimo retorno dentro de sua companhia.
Você sabe quais são as ações mais indicadas para conseguir aumentar as vendas dentro do varejo? Um dos primeiros passos é compreender a necessidade do marketing de varejo e como aplicá-lo corretamente.
Veja abaixo algumas estratégias de vendas para o varejo e aplique sem seu negócio hoje mesmo!
Um dos primeiros passos é conseguir captar a emoção das pessoas, compreendendo assim:
Ao entender mais a fundo o sentimento de compra do consumidor, você tem muito mais potencialidade de venda e também de conversão.
Você está trabalhando o seu marketing visual da maneira mais precisa e direcionada?
A publicidade e a boa venda dentro de seu negócio são uns dos primeiros passos para que consiga chamar a atenção do seu cliente, despertando assim o interesse dele de compra.
Por isso, vale a pena focar em:
Lembre-se que você deseja deixar a marca em destaque para que o consumidor tenha essa memória pronta no caso de definir que efetuará a compra.
Você sabe o que é programação neurolinguística? Ela nada mais é do que um estudo do cliente para que a venda possa ser mais direcionada e se tornar efetiva.
Nesse caso, você deve observar:
Tudo isso pode te ajudar a saber qual é o momento de compra do cliente e até quando não é uma boa ideia tentar realizar esse processo, portanto, tenha cuidado e saiba entender mais sobre o indivíduo.
Você já ouviu falar no método Pregão de Guerra?
Essa é uma forma de venda desenvolvida pelo especialista Alexandre Jacques, onde todas as pessoas de sua equipe, até aquelas que não são vendedoras, são colocadas no processo de atendimento ao cliente e de angariação de novos compradores.
O método promete a venda de um mês de faturamento em apenas uma semana! Você tem resultados surpreendentes e únicos.
Por fim, realizar a gestão à vista é outro processo primordial para que seu time fique cada vez mais engajado e a par de tudo que está acontecendo.
Essa ação nada mais é do que deixar todos os números, dados e questões sobre suas vendas dispostas para os participantes de sua equipe, assim, sabem exatamente o que precisa ser feito para atingir as metas traçadas.
Quer saber mais sobre as vendas dentro do comércio de varejo? Confira abaixo no podcast EAG dicas do especialista Felipe Noronha e fique ligado!
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