EAG – Empresa Autogerenciável

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Equipe comercial: como montar, liderar e treinar times de vendas de sucesso!

17 de novembro de 2022

Um dos principais fatores que geram grandes vendas em uma empresa cada vez mais consolidada é sem dúvidas uma companhia da qual possui bons funcionários.

 

Assim, quando se tem uma equipe comercial bem definida, estabelecida e com engajamento, as metas e objetivos de uma empresa tornam-se cada vez mais únicas, diferenciadas e imbatíveis.

 

Você sabe bem ao certo como montar a sua e quais são as principais vantagens além dessas citadas anteriormente? Confira mais abaixo!

 

equipe de pessoas que trabalham no setor comercial de vendas

A equipe comercial é a responsável por ações essenciais para a equipe, incluindo todo o início do processo de vendas, entender o que o cliente precisa, saber como oferecer isso e também o comportamento do indivíduo.

 

Ou seja, de uma forma geral, o time comercial executa as seguintes atividades:

  • Processo de prospecção de clientes;
  • Entender e gerenciar as métricas;
  • Ter um relacionamento mais direcionado com o consumidor;
  • Criar planos e ações de vendas;
  • Aplicar treinamento para os integrantes do time.

Engana-se quem pensa que o limite são apenas as vendas, na verdade, há a inclusão de todos os fatores que podem desenvolver e criar o melhor atendimento e venda para o cliente.

 

Quais são os cargos comerciais?

Dentro de uma equipe comercial, são comumente encontradas as seguintes funções:

  • Diretor comercial: geralmente quem comanda todas as ações e planos desenvolvidos pela companhia;
  • Gerente comercial: quem tem a visão micro do setor, garantindo com que todas as ações e planos funcionem;
  • Vendedor: é preciso que alguém tenha o direcionamento correto e aplicado para prospectar e lidar com os clientes.

É claro, demais companhias possuem outros cargos e funções, porém, essa costuma ser a triarquia necessária para dar andamento aos próximos passos em suas vendas.

 

Fazem parte da equipe de vendas de uma empresa o gerente comercial, vendedores experientes, pessoas designadas para fazer a prospecção dos clientes e também a manutenção dos mesmos.

 

É preciso que todos os escolhidos e selecionados para essa equipe tenham o foco em prestar a melhor experiência ao cliente, desde o processo inicial de compra, o pós venda e deixá-lo atento aos próximos produtos e serviços.

 

Como estruturar uma equipe comercial?

A formação de uma equipe comercial é uma tarefa importante para o sucesso de qualquer empresa. Confira o passo a passo abaixo e aplique dentro de sua companhia para obter os melhores resultados.

 

Tenha um líder

É preciso que exista um responsável por todas as ações, metas e pessoas envolvidas no processo.

 

Assim, é essa pessoa que vai delegar tarefas, ter disciplina e garantir com que tudo esteja conforme o que foi traçado no início do planejamento estratégico.

 

Use os valores e missões como base

O próximo passo é ter os valores e missões de sua equipe servindo como base para contratar os componentes do comercial.

 

Tudo isso será primordial para que o alinhamento seja condizente com as metas e objetivos, unificando e fazendo com que todos os indivíduos trabalhem em prol de uma questão em comum.

 

Estimule seus liderados

Sua função como líder é motivar todas as pessoas de seu time, tanto por meio da criação de metas, com ações diárias, bonificações e táticas para que se sintam “parte” de um todo.

 

Tenha um diálogo forte

A comunicação transparente e bem consolidada é o primeiro passo para que sua equipe esteja sempre alinhada com as ações programadas, com aquelas que ainda vão acontecer e até mesmo as dificuldades.

 

Além disso, você também estimula com que todos os envolvidos deem ideias sobre o que pode ser melhorado, principalmente sobre processos que precisam ser implementados e revisados.

 

Faça reuniões constantes

Uma das ações que equipes de sucessos realizam são reuniões constantes, sempre alinhando e revisando as estratégias que estão sendo executadas e que ainda serão implementadas.

 

É esse o momento de aplicar feedbacks para o time todo, deixar com que falem suas opiniões sobre certo assunto e também proponham-se melhorias em um âmbito geral.

 

Faça treinamentos

Da mesma forma que reuniões, alinhamentos e conversas constantes com o gestor da área são importantes, é preciso que treinamentos de reciclagem, de assuntos novos e claro, de processos, sejam executados.

 

Tudo isso é benéfico não somente para a empresa em si, mas também para os indivíduos envolvidos, criando maior senso de pertencimento e engajamento de todos.

 

Quer saber mais sobre os cuidados e passos essenciais para aplicar nas ações de sua companhia? Confira no vídeo abaixo quais são os primordiais dentro de sua área de vendas.

Como treinar equipe comercial de uma empresa?

Aqui dentro do EAG temos um treinamento específico e que é essencial para garantir a qualidade e atendimento único entre nossos comandantes. Veja abaixo quais são as ações executadas:

  • Treinar tração: trabalhamos para atrair não somente novos compradores dos produtos EAG, mas também fidelizando todos eles para estejam sempre em nosso radar e efetuando novas transações no futuro;
  • Treinamento de venda: para que nosso EAGênio esteja pronto para executar as próximas ações e vendas aqui da empresa, é preciso que passe por longos treinamentos, conhecendo cada vez mais sobre os produtos e serviços oferecidos;
  • Simulações: antes de conversar com o cliente efetivo, o colaborador do time de vendas participará de várias simulações para que consiga entender mais sobre o comprador do EAG e como prestar o melhor atendimento possível;
  • Campo de Batalha: agora, é o momento de ir a luta e começar a ter o contato direto com o público-alvo, tornando todo o conhecimento obtido em arma para angariar novos clientes.

Quer entender mais sobre como funciona? Confira no vídeo abaixo do podcast EAG todo o processo, desde o início até o final, e use como inspiração para aplicar em seu negócio!

Como liderar equipe comercial?

Liderar uma equipe comercial é uma habilidade fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Como comandante e líder, você desempenha um papel crucial na orientação e no desenvolvimento do seu time.

Confira abaixo algumas estratégias e ações que você pode fazer para liderar sua equipe comercial e ter ela cada vez mais engajada com os objetivos e metas da empresa.

 

Engajar o time

É preciso criar dinâmicas e até mesmo brincadeiras que mantenham a sua equipe cada vez mais feliz e pronta para lidar com todos os desafios do dia a dia.

 

Uma das ações usadas aqui internamente no EAG é o toque do sino, onde quando cada venda é finalizada e concluída, toca-se o objeto de forma a comemorar esse feito por todos os envolvidos da equipe.

 

Gestão à vista

Realizar a gestão à vista também é outro ponto que deve estar sempre no radar de todos os envolvidos.

 

O processo constitui em sempre atualizar e mostrar a todos os envolvidos quais são os números da empresa, em que pé que se está quando há um objetivo e meta a ser realizado e apresentar as informações completas.

 

Tudo isso serve para deixar o time ciente do que está acontecendo e do que precisa ser feito para chegar até a meta traçada.

 

Feedback

O processo de feedback é essencial para que sua equipe esteja sempre engajada e pronta para compreender o que está acontecendo, principalmente no âmbito pessoal.

 

Assim, o colaborador sabe o que precisa melhorar, o que está sendo feito de forma positiva, trabalhando em prol de uma melhoria individual e também de todo o time envolvido.

 

Reuniões de equipe

Realizar reuniões constantes com todos os envolvidos, seja uma Daily Scrum ou de forma semanal, é um dos próximos passos para evitar refações, retrabalho e melhorar a colaboração entre todos os envolvidos no projeto.

 

Ter ITS

Um dos passos essenciais que empresas de sucesso tem são as ITS, onde todos os processos são padronizados, documentados e ficam prontos para que qualquer pessoa possa executá-los.

 

Isso é uma ótima pedida para não depender de profissionais ou vendedores exclusivos, tornando qualquer pessoa parte essencial de sua equipe.

 

Comemorações e recompensas

Por fim, se a meta traçada foi atingida, nada melhorar do que comemorar e recompensar aqueles que trabalharam em prol desse objetivo final, não é mesmo?

 

Aqui no EAG temos vários tipos de premiações aplicadas aos funcionários, sejam elas jantares, bonificação monetária e demais possibilidades que mudam conforme a questão e meta alcançada.

 

E você, comandante, agora que já sabe exatamente o que e como deve ser feito para ter uma equipe de sucesso, não deixe de iniciar essa ação o quanto antes dentro de sua companhia!

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Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

Conheça mais sobre o marcelo

Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

Conheça mais sobre o Rogério