16 de novembro de 2022
Conforme os anos vão passando, é comum que a busca pela Black Friday 2021, 2022 e assim por conseguinte, fique cada vez mais expressiva pelos próprios consumidores e também empresários.
Comandante, é a sua hora de saber como conseguir vender cada vez mais na Black Friday não somente desse ano, mas também nos outros que estão por vir, ampliando e canalizando cada vez mais clientes dentro de seu negócio.
Confira aqui no blog do EAG como iniciar esse processo, quais são as principais dicas para aplicar o quanto antes e continuar implementando a venda de sua companhia.
Conhecida em sua tradução literal como “Sexta-feira negra”, ela é um evento que surgiu nos Estados Unidos da América, sendo adotada posteriormente de forma mundial.
Ela tem como principal objetivo aquecer o comércio antes do Natal, girando a economia em um período considerado normalmente como “frio”.
Essa data é sempre comemorada um dia após o Dia de Ação de Graças, o famoso “Thanksgiving”, onde no Brasil e em muitos países, costuma ser no final de Novembro.
As datas de Black Friday costumam variar conforme o ano e também os eventos instaurados. Até o momento, os dias esperados são:
Segundo dados da CNN com a Bexspay, mais de 78% da população brasileira tem a intenção de comprar produtos durante a Black Friday.
A pesquisa aponta que 56% dos compradores são mulheres, enquanto 44% são mulheres.
Além disso, dados divulgados pela UOL, mostram que 75% dos entrevistados tem a intenção de gastar mais de 1 mil reais quando comparado ao que foi gasto no ano de 2021. Interessante, não?
Em teoria, a Black Friday é composta de 24h de ofertas dentro das plataformas ou lojas físicas.
Geralmente os portais adicionam uma contagem regressiva dentro das páginas e sites, demonstrando assim a quantidade de tempo existente ainda para a compra na promoção.
Além disso, está previsto para a primeira segunda-feira pós Black Friday a “Cyber Monday”, que é destinada para descontos especificamente para venda online.
Ficou interessado em implementar essas vendas dentro de sua companhia, porém, ainda não sabe bem ao certo como começar?
Confira abaixo 10 dicas primordiais para conseguir sair do zero a zero e assim, tornar essa uma ação anual de sua empresa, ampliando e consolidando cada vez mais as marcas e serviços oferecidos.
O primeiro passo para começar é realizar o planejamento estratégico de tudo que será feito para obter sucesso nas demais ações.
Nesse caso, alguns pontos que devem estar inseridos dentro desse escopo, são:
Agora que você já sabe bem ao certo quando será essa aplicação dentro de sua empresa, é o momento de começar a disparar as informações para que o cliente saiba em qual dia e momento poderá ter acesso a esses valores.
Somente assim o interessado estará de olho e ativo para saber quando pode comprar o tão desejado produto ou serviço de sua companhia.
Comece a nutrir um relacionamento com o interessado por meio de boas copys, e-mail marketing, folhetos promocionais, redes sociais e tudo aquilo que for possível chegar até o objetivo final, que é a venda.
Além disso, uso desses canais para compreender mais sobre o seu público-alvo, gosto pessoal da persona e refinar processos internos e externos.
Antes de soltar as ofertas de forma online, é preciso que tenha a certeza de que o e-commerce ou canal de vendas está funcionando da maneira mais direcionada e correta possível.
Do contrário, você perderá vendas em grande intensidade, além de ter variados problemas com a experiência do cliente, no final das contas.
Quer saber mais sobre como vender em um e-commerce e também usando suas redes sociais? Confira abaixo dicas ótimas com Marcelo Germano e a entrevistada especial, Sabrina Nunes!
Comandante, é essencial que você saiba quais são os produtos que estarão dentro da promoção designada em sua Black Friday.
Existem situações em que não é possível aplicar descontos progressivos em todos os serviços ou itens oferecidos em sua empresa, portanto, faça um estudo prévio para não sair no prejuízo!
Além do ponto anterior, é essencial que sua equipe esteja pronta para atender toda a demanda diante dessa força tarefa, nesse caso:
Tudo isso é essencial para que evite-se os eventuais danos que podem ser gerados à loja, principalmente pela falta de atenção aos detalhes da compra.
Para que o comprador sinta-se tentado a gastar mais, é indicado que sua companhia ofereça diferentes formas de pagamento, nesse caso, algumas das ideais mais interessantes são:
Quanto mais tentador e mais únicas as ofertas, maiores são as chances de que o público engaje com a causa e queira garantir os valores dentro do prazo estipulado.
Outro ponto que vale a pena investir são os combos de itens, onde comprando certo produto, há o desconto no segundo ou até mesmo um brinde específico.
Ah! Lembre-se de tomar cuidado com preços que são feitos para parecer promoção, porém, não são nada vantajosos para o consumidor final.
Isso poderá enfraquecer a sua marca, deixar a brecha para que o consumidor reclame e até mesmo faça propaganda negativa dos produtos.
Lembre-se de usar as redes sociais e as publicidades do Google ao seu favor!
Tudo isso tem um impacto único diante da possibilidade de leads angariados, que são pessoas interessadas em conhecer mais sobre a marca e por fim, ter maior conversão de vendas.
Mas, tudo isso é preciso que esteja dentro do planejamento e também nas previsões da companhia, seduzindo os clientes em todos os processos do funil.
Não vai adiantar nada ter um super processo criado e idealizado, porém, não trabalhar em prol para que saia do papel e torne-se um sucesso de vendas de seu negócio.
O Upsell é uma estratégia usada geralmente pelos times de vendas, onde é oferecido ao indivíduo um produto de maior qualidade ou nível acima daquele que ele estava interessado de início.
Geralmente o valor é maior, porém, há a persuasão ao cliente de que o custo-benefício é mais interessante, assim como as vantagens em relação aos itens com custo reduzido.
Essa é uma técnica onde mesmo desembolsando mais, o cliente sente que comprou uma experiência mais completa do que efetivamente teria em seu interesse inicial.
Ainda precisando de ideias para se inspirar e ter uma grande Black Friday dentro de seu negócio? Confira abaixo algumas ações de grandes marcas que são consideradas grandes marcos no universo de vendas!
Uma ação que já se tornou tradição, a Magalu possui a “Black das Blacks”.
O processo era composto de várias promoções de publicidade como lives e parcerias com grandes celebridades brasileiras, como Luciano Huck, Anitta, Gloria Groove e mais.
Assim, a intenção era promover a compra via o SuperApp Magalu, onde as principais ofertas ficavam reunidas com maior facilidade e intuitividade para o consumidor.
Criada no ano de 2022, as Casas Bahia apostaram no “aquecimento Black Friday”, onde juntou grandes nomes como Marília Mendonça, Péricles e MD Chefe para produzir o jingle “A Mais Disputada”.
Essa campanha tomou conta das paradas durante todos os meses de forma a avisar os consumidores sobre a proximidade das ofertas, destacando pontos diferenciais em relação aos concorrentes, como:
E muito mais!
A empresa criou o Sport Friday, onde o foco era divulgar mais dos serviços oferecidos via redes sociais como o YouTube, Google Search e muito mais.
Foram oferecidos mais de 70% de desconto em produtos e serviços exclusivos da marca.
O resultado foi o dobro do número de vendas, além do aumento de 60% mais de tráfego.
Quer saber mais sobre como ter vendas exponenciais dentro de sua companhia? Confira mais abaixo no podcast EAG tudo o que você precisa saber sobre nossas estratégias de sucesso!
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