EAG – Empresa Autogerenciável

li#menu-item-362 { margin-left: 10px; }

Geração de leads: estratégias para atrair clientes em potencial

19 de outubro de 2022

Um negócio não é capaz de sobreviver sem clientes, afinal, é por meio dos deles que se tem a compra do produto ou serviço oferecido pela empresa.

 

Muitas empresas possuem interessados de forma orgânica, porém, a grande maioria precisa que os demais compradores sejam alcançados e muitas vezes, descobertos.

 

Quer saber como ampliar de vez a sua geração de leads? Confira abaixo um guia completo para que possa melhorar esse processo em seu negócio e ter resultados cada vez mais inovadores!

 

O que é geração de leads?

O que é geração de leads?

A geração de leads é o topo da estratégia de inbound marketing, onde deve-se usar meios eficientes para que visitantes sejam atraídos.

 

Alguns dos meios que são aplicados para que as pessoas entreguem seus dados como e-mail, telefone e meios de contato, são:

  • E-book;
  • Materiais ricos;
  • Guia fáceis;
  • Conteúdos de YouTube;
  • Podcast.

Depois disso, o setor responsável pode começar um relacionamento com o cliente, encantando e persuadindo este para que consuma os serviços e produtos oferecidos.

 

É preciso que o comprador entenda que está adquirindo uma experiência e não apenas um produto, onde após essa compra, terá sua “dor” solucionada.

 

Qual é a importância da geração de leads?

Essa “troca” proporcionada ao cliente deve gerar certo valor, ou seja, é preciso que o cliente sinta-se valorizado ao enviar seus dados pessoais.

 

Por meio da geração de leads, você tem a possibilidade com que os compradores observem suas ofertas, interessando-se cada vez mais com os itens oferecidos.

 

Além disso, você como empresa, consegue visualizar com mais assertividade o que está dando certo, qual é a taxa de conversão e qual o estágio de compra mais “encanta” os compradores.

 

É preciso pensar na geração de leads como uma experiência, medindo desde a fase inicial até a final, otimizando cada uma delas para que o indivíduo tenha uma compra positiva.

 

Por fim, ao ter leads positivos gerados, você aumenta o potencial de compra de seus produtos, agregando mais valor e potencialidade.

 

Quer saber mais sobre como atrair e converter clientes? Confira informações completas no podcast EAG abaixo com Marcelo Germano e o entrevistado especial, Dener Lippert.

Benefícios da geração de leads

Além do aumento de vendas e lucro em sua companhia, existem tantos outros potenciais benefícios que podem ser observados com a implementação de leads de qualidade, que são:

  • Angariar o contato de novos clientes;
  • Ter mais credibilidade como criador de conteúdo do nicho empresarial;
  • Explicar para os compradores mais da área de atuação;
  • Compreender melhor sobre a procura e intenção do público alvo;
  • Ampliar o contato direto com a empresa;
  • Ter uma conexão com o potencial comprador;
  • Aumentar as oportunidades de meios de conhecimento do produto;
  • Vender com mais recorrência e volume.

É cada vez mais interessante ter um investimento de geração de leads, portanto, é a hora de aplicar essa intenção dentro de sua empresa e observar cada vez mais os resultados gerados!

 

Como fazer a geração de leads?

Quer começar a gerar leads de maior qualidade em seu negócio? Confira abaixo algumas dicas para que essa ação torne-se cada vez mais direcionada e assertiva em sua empresa!

 

Defina a persona

Você deve compreender exatamente com quem você está falando antes de iniciar o processo de geração de leads.

 

Nesse caso, é preciso definir o seu cliente ideal com base em dados reais, sexo, idade, localização e demais dados.

 

Crie uma narrativa para compreender melhor o desejo dessa pessoa, os objetivos, preocupações e muito mais.

 

Lembre-se que quanto mais personalizada e direcionada é a sua comunicação, melhor será o resultado obtido. Além disso, uma empresa pode sim abordar diferentes tipos de personas.

 

Crie materiais ricos

Existem muitas possibilidades quando pensamos em materiais ricos para angariar novos clientes, nesse caso, alguns deles são:

  • Blog posts;
  • E-book;
  • Podcast;
  • Newsletter;
  • Acesso a conteúdo exclusivo.

Tudo isso influencia na consolidação da marca e que o já comprador ou potencial cliente compreenda com mais transparência o que está adquirindo.

 

Invista em Landing Pages e pop-ups

É preciso criar ferramentas que facilitem esse acesso ao conteúdo rico, nesse caso, pode ser:

  • Landing pages: páginas específicas que demonstram o conteúdo oferecido pela sua empresa. São simples, diretas e fáceis de serem acessadas, onde devem incluir a ferramenta para inserção dos dados do cliente;
  • Pop-ups: já os pop-ups são janelas que abrem nos navegadores dentro de determinada página, conhecidos por ser uma “cartada” em momentos específicos da usabilidade do cliente;
  • Formulários: outra alternativa que pode ser inserida no site, sendo assim, preenchido com questões pontuais do cliente.

Tenha uma estratégia promocional

Depois das dicas citadas acima, é o momento de promover essa página e impulsioná-la para que chegue até a pessoa desejada.

 

Mas, para isso, é preciso entender mais sobre como as fontes de tráfego se comportam em seu site.

 

Nesse caso, vale a pena verificar sobre mídias pagas, mídia orgânica, sistema de indicação, gamificação e tantos outros.

 

Quer saber mais sobre como prospectar os clientes e ter uma demanda cada vez mais alta? Veja mais no vídeo do podcast de Marcelo Germano e Thiago Reis abaixo!

Ferramentas para geração de leads

Para que o seu processo de geração de leads seja cada vez mais eficaz, é interesse aplicar algumas ferramentas para ampliar essa questão.

 

Algumas das mais indicadas nesse caso, são:

  • Hubspot;
  • Sharpspring;
  • Leadfeeder;
  • Econodata;
  • Neoway.

Todas elas podem te ajudar a comandar com mais direcionamento, cuidado e objetividade suas redes sociais, o e-mail marketing de sua empresa, as landing pages e muito mais.

 

Basta encontrar aquela que melhor atende as necessidades de sua empresa, as usabilidades mais presentes e até mesmo aquelas que ainda precisam sem implementadas.

 

Estratégias para geração de leads

Existem várias estratégias que podem ser aplicadas para conseguir fortalecer o seu lead cada vez mais e assim, angariar mais clientes, fidelizando os mesmos.

 

Nesse caso, algumas das estratégias que podem ser mais interessantes de serem aplicadas, são:

  • Faça ofertas únicas: amplie o senso de urgência do interessado em seu produto, assim, ele saberá que algo de valioso está sendo oferecido, adquirindo naquela promoção exclusiva;
  • Invista em um bom CTA: seja objetivo e direto na hora de oferecer o serviço ao comprador, assim, ele não terá dúvidas e cada vez mais certeza de que está comprando algo único;
  • Entenda o funil de vendas: saiba trabalhar todas as fases de interesse da pessoa, dessa maneira, poderá “fisgá-la” tanto no início, no meio ou no final da jornada;
  • Explore novos canais: é interessante sempre estar observando as novas tendências, concorrentes e até mesmo usabilidade da persona determinada, pode ser que você encontre novas formas de conseguir angariar interessados em seu produto.

Você sabe bem ao certo qual é o cliente ideal de sua empresa? Veja como determinar com mais direcionamento abaixo no podcast de Marcelo Germano e André Siqueira!

Como gerar leads qualificados?

Para conseguir gerar leads cada vez mais qualificados, é preciso investir em algumas ações e ferramentas específicas.

 

Nesse caso, algumas das mais indicadas, são:

  • Crie iscas digitais: seja via Facebook, Instagram ou demais redes sociais, vale a pena criar algumas iscas para que as pessoas sintam-se interessadas em compreender mais sobre o assunto ou entregar seus dados pessoais;
  • E-books: nada melhor do que conteúdos extensos e que sejam de alta qualidade para que novos interessados tenham mais engajamento com a empresa e com o produto oferecido;
  • Podcasts: um dos formatos que tem ganhado cada vez mais destaque, podcasts envolvem as pessoas pelo método de consumo simples e fácil, portanto, pode ser uma ótima forma de converter ouvintes em compradores;
  • Criar um blog: que tal escrever sobre o conteúdo em questão em um blog propício? Assim, você pode disseminar cada vez mais as informações sobre o assunto e ter mais interessados no que mais de além sua empresa pode oferecer;
  • Questionários e pesquisas: envie algumas perguntas e questões para os seus consumidores, assim, poderá compreender com muito mais facilidade o que pode ser melhorado, novas oportunidades de venda e muito mais;
  • Canal de Youtube: se possível, transforme alguns dos seus conteúdos em vídeos em um canal no Youtube, muitas pessoas consomem esse tipo de mídia pela facilidade e intuitividade.

Essas são apenas algumas das ideias, é claro: você deve encontrar aquelas que sejam mais correspondentes para o seu negócio e produto em específico.

 

Como aumentar a geração de leads?

Para conseguir aumentar a geração de leads, principalmente por meio dos métodos citados acima, é preciso seguir algumas dicas essenciais, como:

  • Invista em um bom layout para o site, landing pages ou redes sociais: assim, você tem muito mais credibilidade em relação ao indivíduo interessado em seu negócio;
  • Aplique formulários: deixe a comunicação com seu cliente cada vez mais aberta para que esse venha até você com novas questões, novos sugestões e assim, tenha atenção nessas possíveis melhorias;
  • Envie conteúdos diferenciados: aposte na criatividade, na beleza e em um design inovador, você com certeza cativará muito mais os interessados em sua marca;
  • Foco nas redes sociais: mesmo que não seja um grande fã de tecnologia, é de suma importância que você invista em redes sociais para que seu negócio fique cada vez mais conhecido. Lembre-se que aqueles que já são compradores de seu produto, podem compartilhar nas redes sociais e assim fazer propaganda gratuita;
  • Amplie o marketing digital: além das opções anteriores, vale a pena impulsionar publicações, investir em seo e ter uma equipe especializada nas várias formas para que novos clientes cheguem até seu negócio.

Podem parecer muito simples e por vezes, até levianas, mas com certeza todas essas ações em conjunto e com a aplicação correta, vão aumentar e muito a sua geração de leads.

 

Como acompanhar a geração de leads?

Como acompanhar a geração de leads?

Existem alguns pontos que precisam estar no foco de quem está fazendo o acompanhando da geração de leads, para que assim, possam ser verificados se estão sendo executados de forma positiva ou negativa.

 

Nesse caso, você pode usar algumas das ferramentas recomendadas anteriormente, além de verificar com constância algumas métricas específicas, como:

  • Custo de aquisição de leads: é preciso que seja condizente com o que a empresa está lucrando, do contrário, terá muitos problemas;
  • Volume de leads no período: selecione um período específico e assim, faça esse acompanhamento de tempos em tempos, com certeza você terá pontos interessantes para analisar;
  • Taxa de conversão: no final, o que sua empresa deseja é de que a taxa de conversão seja positiva e única dentro da empresa, portanto, vale a pena verificar essa questão de forma particular.

Lembre-se que é de responsabilidade de uma pessoa realizar esse acompanhamento constante, afinal, aquilo que não é medido, não pode ser comparado!

 

Principais desafios na geração de leads

Por fim, existem vários desafios que podem impactar na geração dos leads de sua empresa, nesse caso, alguns dos que merecem atenção, são:

  • Manter o interesse do cliente: tanto na hora da compra quanto na continuidade, é preciso que o investimento seja contínuo quanto ao comprador;
  • Uso de tecnologias: lembre-se que enquanto você também está usando as ferramentas tecnológicas, seus concorrentes também estão investindo nelas, onde é preciso ter um diferencial em relação aos demais;
  • Atendimento ao consumidor: um dos pontos mais importantes é cativar o comprador para que sinta que está comprando uma experiência e não apenas gastando dinheiro à toa.

Tudo isso são pontos que merecem atenção na hora de organização da captura de leads, portanto, tenha uma equipe especializada para te ajudar.

 

Gostou desse conteúdo? Não deixe de acompanhar aqui em nosso blog mais informações para implementar o marketing digital, angariar novos clientes e ter relações além da compra e vendas!

Compartilhe

Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

Conheça mais sobre o marcelo

Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

Conheça mais sobre o Rogério