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Indicadores de vendas no varejo → O que você precisa saber!

13 de outubro de 2022

A venda para o comprador final pode ser a alegria de muitos, assim como o temor de outros, afinal, é preciso um trabalho de “formiguinha” para que aquele indivíduo sinta-se pronto para comprar seu produto ou serviço.

 

Mas, você sabe exatamente como acompanhar o crescimento de sua empresa? É preciso utilizar os indicadores de vendas no varejo.

 

Quer começar a aplicar essas métricas dentro de sua companhia, porém, não sabe muito bem por onde e como começar? Confira abaixo dicas preciosas para mudar o cenário de sua empresa!

 

Por que ter indicadores de vendas no varejo?

Os indicadores são quem trazem as principais questões para os colaboradores, assim como para os comandantes e os gestores de uma empresa.

 

Nesse caso, demonstram quais são os próximos passos que precisam ser tomados dentro de uma empresa, quais são aqueles que devem ser evitados, o que pode ser aplicado na questão profissional dos vendedores e mais.

 

Mais precisamente, para os líderes de um time ou de uma empresa, eles são usados para:

  • Verificação do desempenho dos vendedores e do time comercial;
  • Melhor gestão do desempenho da equipe de vendas;
  • Definição de metas mais claras;
  • Criação de um planejamento estratégico e financeiro mais preciso.

Quer saber mais? Confira no vídeo abaixo quais são as melhores técnicas utilizadas pelas empresas para adentrar dentro do comércio do varejo e reproduza-as o quanto antes!

Principais indicadores de venda no varejo

Você sabia que existem alguns indicadores que são os mais utilizados dentro do comércio, especificamente para a venda no varejo?

 

Saiba mais sobre cada um deles abaixo:

 

Número de oportunidades em aberto

Aqui são avaliadas quais foram as oportunidades que os vendedores tinham para abrir vendas, onde demais métricas são usadas para avaliar a questão.

 

Toda empresa tem a intenção de gerar mais oportunidades, sendo assim, essa questão é chamada de lead.

 

Nesse caso, é preciso medir quais são essas oportunidades por meio do histórico de conversões da empresa, quais são os potenciais erros que estão sendo ocasionados e como modificar essa questão.

 

Número de oportunidades finalizadas

Ainda seguindo a questão anterior, é preciso saber qual é o número de oportunidades finalizadas de acordo com aquelas que foram geradas, ou seja, quantos se tornaram clientes.

 

Se o número está super baixo, pode ser que exista algum problema que está impedindo essa conversão, onde cabe uma análise mais completa para compreender o que a empresa está precisando.

 

É preciso um alinhamento por parte do setor de vendas, de marketing e atendimento para uma melhor compreensão do que está acontecendo.

 

Tempo médio de venda

Tempo médio de venda

Qual o tempo que sua empresa demora para converter um lead inicial em uma venda efetiva?

 

Quando esse indicador demonstra uma quantia muito grande, é uma sinalização de que é preciso atualizar os processos ou os leads que estão sendo qualificados.

 

É de responsabilidade do setor de marketing trabalhar para a redução desse tempo de compra, qualificando os leads para que entrem em contato com o comercial com muito mais direcionamento.

 

Conversão de canais de venda

Aqui você deve compreender quais são os canais de venda que possuem mais chance de chamarem a atenção, assim como quais são os com maiores oportunidades de conversão.

 

Assim, você poderá verificar quais são aqueles que são mais eficientes e interessantes para o seu setor de vendas, aplicando estratégias mais efetivas e funcionais.

 

Ao invés de perder esforços e dinheiro com canais que possuem retorno, você pode direcionar para o local certo e ter muito mais retorno positivo.

 

Valor do ticket médio

A quantia do ticket médio mostra qual o valor em que cada cliente costuma gastar na empresa. Ele costuma ser utilizado em estratégias tanto de upsell quanto de cross selling.

 

Além disso, há a possibilidade de verificar o valor do ticket médio de acordo com cada vendedor em específico, entendendo assim porque alguns deles possuem resultados melhores do que outros.

 

É importante sempre compreender essa questão para alinhar o trabalho em equipe e não para tornar os colaboradores rivais! Você com certeza não vai querer isso dentro de seu time.

 

CAC – Custo de Aquisição por Cliente

Você sabe exatamente qual é o valor gasto pela sua companhia para que consiga conquistar um cliente? É por meio do CAC que você sabe se essa ação retorna com lucro ou não!

 

Esse custo costuma ser ignorado, o que é um grande erro!

 

Para obter essa quantia é muito fácil: basta dividir a soma dos investimentos aplicados para conseguir um cliente pelo valor de pessoas conquistadas dentro de certo período.

 

Dentro desse cálculo, é preciso que tenha:

  • Valor de salário;
  • Quantia de comissão de venda;
  • Custo de treinamento de vendedores;
  • Aplicação de softwares e ferramentas;
  • Custos com viagens e muito mais.

Valor de conversão

Por fim, quantas pessoas realmente finalizam a venda em sua empresa?

 

A conversão é o objetivo final dentro do setor comercial, assim, é preciso que tenha uma boa taxa dessa métrica para que possa ter sucesso.

 

LTV – Lifetime Value

Conhecido também como valor de tempo de vida do cliente, ele mede qual o valor do lucro que cada indivíduo gera para a empresa diante de certo período de tempo.

 

Para calcular esse valor, é muito simples:

  • LTV: Ticket médio X Quantidade de pedidos ao ano X Tempo de retenção.

Quando o valor do LTV é alto, a quantia de aquisição é compensada, assim, é comum que no começo de um negócio, o cliente não traga lucros para a companhia.

 

O pagamento começa a se tornar efetivo apenas após algum certo tempo, ampliando assim a necessidade de ser acompanhado.

 

Como implementar os indicadores de vendas no varejo?

Quer saber o que você precisa fazer para começar a implementar os indicadores de vendas o quanto antes dentro de sua empresa, especificamente para o setor de varejo?

 

Acompanhe algumas dicas abaixo e pense sobre como inseri-las no dia a dia de sua companhia:

  • Crie objetivos: escolha quais serão as metas que precisam ser alcançadas, tanto em curto, médio e longo prazo;
  • Entenda os desafios: aqui você deve estudar quais são os pontos fracos e fortes que englobam sua equipe de vendas, assim como quais são os principais desafios que podem atingir seu time nos próximos anos. Depois disso, você deve criar um planejamento estratégico específico para que atenda as necessidades de seu negócio;
  • Aplique KPIs: entenda quais são os KPIs que você precisa para que possa compreender com mais facilidade o andamento de seu negócio;
  • Verifique os resultados: por fim, mas talvez o fator mais importante, você deve realizar o acompanhamento constante de quais são os números dos indicadores de sua empresa, traçando novas rotas ou seguindo o caminho que está surtindo efeito.

Quer saber como implementar esses processos empresariais com mais cuidados e precisão dentro de sua empresa? Confira abaixo mais no podcast de Marcelo Germano com o entrevistado Thiago Cardoso da Brains.

Como acompanhar os indicadores de vendas no varejo?

Agora que você realizou a aplicação dos indicadores de vendas dentro do setor de sua empresa, é preciso realizar o acompanhamento dos mesmos com cuidado e precisão para que não sejam em vão!

 

Nesse caso:

  • Tenha reuniões constantes: reúna todo o time envolvido e faça gestão à vista, ou seja, mantenha todos atualizados para que saibam o que está acontecendo com as métricas, o que precisa ser melhorado e o que está dando certo;
  • Verifique o que está dando certo e errado: tenha em mente quais são as estratégias que estão surtindo efeitos positivos dentro de sua companhia e aquelas que estão sendo negativas;
  • Defina tempo e metas: tudo isso será primordial para que saiba se realmente foi efetivo a quantia ou valores angariados segundo a expectativa da empresa;
  • Peça ajuda de um especialista: em casos extremos, vale a pena entrar em contato com um especialista para que possa te ajudar a solucionar a questão com menos tempo e mais direcionamento.

Quer saber como aumentar as vendas dentro do varejo de sua empresa? Confira mais abaixo no podcast EAG e saiba como vender milhões rapidamente!

Se você procura ajuda para tirar seu negócio da inércia e vendas quantias inimagináveis, é a hora de conhecer o programa EAG, aqui, você tem um acompanhamento de especialistas e uma equipe pronta para te ajudar!

 

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Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

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Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

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