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Organograma de uma pequena empresa familiar: como criar em 4 passos

23 de agosto de 2022

Um dos primeiros passos para que empresas possam ter profissionais de alta capacidade e com produção inigualável é fazer uma ótima gestão para que sintam-se valorizados e únicos, o que começa com um organograma.

 

Dessa maneira, uma das maneiras mais indicadas para empresas que ainda não iniciaram esse processo é investir na criação de um organograma bem estabelecido e definido. Mas como criar um organograma de uma pequena empresa familiar? 

 

Se você está pensando que por ter uma empresa familiar não existe essa necessidade, está completamente enganado! Confira abaixo mais informações sobre como funciona e comece quanto antes!

 

O que é um organograma empresarial?

Organograma de uma pequena empresa familiar

 

O organograma empresarial nada mais é do que uma estrutura gráfica da qual serve para demonstrar quais são os cargos, a hierarquia de cada um deles e as funções atribuídas de maneira visual a intuitiva.

 

Assim, quando bem estabelecido, deve responder as seguintes perguntas:

  • Qual é o time que precisa ser composto para que esse setor funcione?
  • Como a equipe deve funcionar?
  • Quais são as competências necessárias para cada trabalhador;
  • Como funcionará essa estrutura seguindo o plano de cargos e salários?
  • Quais são as responsabilidades e processos de cada um?

Assim, ficará muito mais fácil e simples de compreender quais são as próximas funções de um funcionário, como cada setor atua e como executar uma gestão precisa dos colaboradores.

Principais características das empresas familiares

Existem algumas características que são próprias e muito vistas em empresas familiares.

 

Confira quais são elas abaixo:

  • Preocupação com a longevidade: geralmente os fundadores querem que a companhia perdure por longos anos com os futuros herdeiros;
  • Participação na gestão: ainda ligado ao ponto anterior, é natural que os herdeiros estejam envolvidos diretamente ou indiretamente com a gestão;
  • Baixa tolerância: seja com resultados, produção ou pequenos detalhes, causando assim conflitos;
  • Problemas pessoas misturados: é um grande desafio saber separar as questões pessoais das profissionais;
  • Maior lealdade: geralmente os envolvidos de um núcleo familiar tendem a ser mais confiáveis com seus próximos.

Esses são alguns dos principais traços que pode-se verificar dentro de um negócio onde há maior envolvimento de familiares.

Importância de criar um organograma numa empresa familiar

Mas, você deve estar se perguntando, afinal, qual é a importância de criar um organograma dentro de uma empresa desse estilo, certo?

 

Confira abaixo quais são os principais motivos e desenvolva o quanto antes essa aplicação para ver o crescimento da organização.

 

Atribuição de funções

Um dos primeiros pontos é o de atribuir as funções de cada pessoa dentro da empresa, assim, otimiza-se processos internos, além de não sobrecarregar os envolvidos.

 

Por isso, você deve realmente escrever o que cada pessoa estará responsável, até mesmo detalhando todas as funções em questão.

 

Hierarquia da empresa

Ao definir os cargos, você tem a certeza de quais são as posições da empresa, criando uma hierarquia precisa, onde os funcionários sabem onde estão e onde podem chegar.

 

Assim, você tem todas as ocupações bem posicionadas, onde todos os colaboradores têm ciência em que momento estão e quem precisam procurar ou responder no caso de dúvidas.

 

Diminuição de conflitos

Com as ambas situações anteriores explicadas, têm-se uma redução de conflitos muito significativa, principalmente porque cada um sabe exatamente o que deve fazer, como fazer e sem se sentir sobrecarregado.

 

Com menos conflitos e brigas na empresa, há maior desenvolvimento, produção e ambiente de trabalho cada vez mais positivo e saudável para todos os envolvidos.

 

Profissionalização da gestão

Nem sempre o herdeiro, aquele primo ou tio terá a profissionalização precisa para lidar com o cargo que está sendo ocupado, dessa forma, é preciso acontecer a profissionalização da gestão.

 

Seja em conjunto com um conselho administrativo, com uma consultoria ou com demais profissionais externos, você começa a garantir mais qualificação para a companhia, incluindo o produto ou serviço.

 

Como fazer organograma de uma pequena empresa familiar

Quer começar a fazer um organograma dentro de sua empresa familiar, porém, não sabe bem ao certo como executar? Confira abaixo o passo a passo completo:

  1. Organograma é sobre funções: deixe de lado o grau de parentesco ou de amizade, aqui é preciso traçar todas as funções que são precisas para atender o cliente, produto ou serviço que é oferecido pela sua empresa;
  2. Faça um plano de estrutura: tenha em mente o que será primordial para que sua companhia tenha o melhor atendimento e experiência para o comprador, quais os setores serão necessários e quem devem compor as “cadeiras” de cada um deles;
  3. Explore a função: trace o que a pessoa precisa fazer, quais são as metas que devem ser atingidas, quais são os resultados esperados desse cargo, quais são as competências técnicas necessárias e pessoais da pessoa, e por fim, os indicadores que serão utilizados para medir o avanço da companhia;
  4. Foco sempre no cliente: você deve ter em mente que na hora de contratar as pessoas para sua companhia, elas devem ter todos os requisitos primordiais para que o atendimento ao cliente seja impecável, assim como a venda dos itens ou serviço em questão.

Lembre-se que os interesses econômicos devem prevalecer diante dos pessoais de seu negócio, portanto, contrate devagar e com responsabilidade!

 

Confira abaixo mais sobre como definir o organograma em uma empresa familiar, quais são as dicas de Marcelo Germano para essa questão e muito mais!

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Agora que você já sabe mais sobre como funciona o organograma familiar dentro de uma empresa, é a hora de olhar para o seu negócio e ter uma visão mais direcionada sob o que está acontecendo.

 

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Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

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Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

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