3 de agosto de 2022
Na hora de contratar um funcionário, é comum descrever qual será a função exercida, suas atividades e o que é esperado. Porém, nem sempre há um documento para que isso seja registrado e possa ser consultado por demais indivíduos. É justamente essa a função do RCF (Responsabilidade Chave da Função).
Você ainda não usa RCF no processo de contratação dos seus funcionários? Então, continue acompanhando este conteúdo até o final para aprender como essa ferramenta pode te ajudar a transformar o seu time numa equipe de alta performance!
O RCF é um documento que explica qual é a missão daquela função.
Por exemplo, qual é o objetivo de um “contas a pagar” dentro de uma empresa?
Além disso, é preciso descrever qual é a meta dessa pessoa – que pode ser tanto individual ou em equipe -, além da inserção dos indicadores que serão usados para avaliação do que está sendo feito.
Depois disso, é determinado quais são as atividades que devem ser executadas para garantir esses objetivos, como:
E muito mais. Assim, o colaborador sabe exatamente o que é esperado dele no trabalho.
Clique no podcast abaixo e saiba mais sobre como definir a missão do cargo dos seus colaboradores.
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Mas, porque aplicar o RCF em sua empresa, visto que o funcionário deve saber o que precisa ser feito?
Bom, é simples: a entrega pode ser comprometida, assim como a execução das atividades com excelência!
Assim, a empresa terá resultados negativos, performando mal, o que significa que:
No final das contas, ninguém trabalhará da forma correta para resolver os demais problemas apresentados.
Quer saber como criar o RCF e assim, ter cada vez mais uma empresa autogerenciável? Acompanhe abaixo o checklist do que deve ser feito:
Depois disso, você, comandante, deve acompanhar o aprendizado do colaborador, tirar eventuais dúvidas e assim, delegar as tarefas necessárias para que os resultados de sua empresa sejam únicos!
Confira abaixo mais sobre como definir o RCF e os benefícios dessa aplicação dentro de seu negócio.
Veja abaixo o passo a passo de como criar o RFC ideal para que corresponda as necessidades de sua empresa e assim, esteja sempre pronta para atingir as metas traçadas para o negócio:
Agora que você sabe exatamente e como executar o RCF, não deixe de começar a aplicar o quanto antes dentro de sua empresa.
Com certeza você terá funcionários cada vez mais engajados com as metas, além de um clima organizacional muito mais alegre e saudável.
É preciso definir o RCF logo no início do processo de contratação, assim, você terá uma procura mais objetiva sobre quem será a pessoa a ocupar o cargo, além das características e traços necessários.
Assim, o RH tem muito mais clareza e objetividade na hora de trazer o candidato ideal para o cargo, poupando o processo de escolha e reduzindo o número de turnover de sua equipe.
Têm-se uma melhoria clara:
Tudo isso influenciará em uma contratação mais precisa, com mais sucesso e assertividade na execução das atividades designadas.
Confira abaixo sobre quais são as 3 iniciativas ESSENCIAIS para estruturar o setor de RH de sua companhia e ter cada vez mais sucesso!
Para comunicar a responsabilidade chave da função do funcionário é muito simples:
Essas são algumas das funções que devem ser executadas para comunicar o RFC com clareza e objetividade.
Assista o episódio de podcast a seguir para conferir o guia completo de como contratar um funcionário com sucesso e assim, obter uma equipe que bate metas e atinge resultados antes do esperado!
Neste conteúdo você aprendeu que o RCF é um documento essencial para o processo de contratação de uma empresa. É ele que irá garantir que todo colaborador que faz parte da sua equipe, bem como a própria empresa, saiba quais são as funções e propósito de cada pessoa na empresa.
Há pesquisas da Gallup que confirmam que o colaborador saber o que ele foi contratado para fazer é um dos 12 passos para o engajamento. Mais um motivo para você começar a trabalhar na responsabilidade chave da função dos seus funcionários hoje mesmo! Se ainda está preso no trabalho operacional e não puder realizar essa tarefa, delegue para o RH e compartilhe esse artigo para orientá-los na melhor maneira da produção do documento.
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