14 de julho de 2022
Um dos cenários mais complicados e conflituosos, para os empresários é saber como gerir uma empresa em tempo de crise.
Situações desfavoráveis no mercado, no país e no mundo são alguns dos aspectos que podem interferir diretamente num negócio. Por isso, faz parte do trabalho do líder desenvolver competências que o ajude a superar a crise e crescer mesmo diante das dificuldades.
Quer se preparar para quando esse momento chegar e saber o que fazer corretamente? Leia esse artigo e comece hoje mesmo a aplicar as questões em seu dia a dia e assim, ter uma equipe forte e preparada para o quer der e vier!
O tempo de crise de uma empresa pode ser consequente de vários acontecimentos, como por exemplo:
E muitos outros exemplos, afinal, cada empresa é única, assim como os potenciais problemas que pode acabar enfrentando.
Segundo pesquisa da PWC, 62% dos empreendedores brasileiros tiveram seus negócios afetados de forma negativa por crises, enquanto 33% deles afirmam que isso teve um resultado positivo.
Mas, afinal, o que deve ser feito para conseguir fortalecer a organização e enfrentar todos os pequenos ou grandes pontos negativos? Acompanhe abaixo:
Primeiramente, você deve trabalhar desde o princípio a cultura organizacional de sua empresa, estabelecendo quais são os padrões, especificidades e o que deve ser seguido por todos os funcionários.
Ao implementar esse “estilo”, ele será vivido e experimentado todos os dias por todos aqueles ali alocados.
Dessa forma, a equipe estará pronta para lidar com eventuais crises externas, programando-se para resolver e lidar com possíveis problemas internos também.
Pense em colaboradores que estão em sintonia, sabem como trabalhar com o outro, entendem exatamente o que deve ser feito e todos os trâmites da companhia.
Um simples exemplo é quando há um novo trabalhador inserido, do qual não se adequa e não está dentro do padrão selecionado pela empresa: o próprio time terá problemas de convivência.
Essa é apenas uma das situações que acontecem com empresas autogerenciáveis e que possuem uma cultura organizacional forte e bem estabelecida.
Quer entender melhor como esse é um fator primordial para que sua equipe obtenha crescimento nos tempos de crise? Clique no podcast abaixo e saiba mais!
Uma das ações primordiais que grandes empresas adotam é a gestão aplicada a tempos de crise.
Mas, como ela funciona? Entenda mais abaixo:
Lembre-se de atribuir e implementar ações para que a taxa de inadimplência diminua dentro da empresa.
Nesse caso, há a possibilidade de investir em incentivos de pagamento para os clientes, como gamificação, bonificação ou descontos nas próximas compras.
Além disso, incentivar o pagamento à vista ou dentro do prazo com valores únicos também é outra ideia interessante, portanto, vale a pena pensar em como isso pode ser implementado.
Ao reduzir as potenciais taxas de inadimplência, você terá um maior giro em seu caixa e assim, melhor organização com questões monetárias da companhia.
Para resolver crises financeiras de sua empresa você deve criar um plano de gestão efetivo e que envolva todos os colaboradores.
Chame todos esses associados e exponha qual é o momento em que se está vivendo, demonstrando quais são os próximos passos que serão aplicados e o que cada um é responsável.
Ao focar naquilo que precisa ser resolvido e cobrar pelo retorno de seus funcionários, você terá tudo o que é preciso para sair dessa crise financeira.
Quer saber mais? Asssita o víedo a seguir do Café com Comandante e escute todos os ensinamentos de Marcelo Germano para aplicar o quanto antes em sua empresa!
Esse é o momento do comandante deixar o trabalho operacional de lado por alguns momentos e assim, investir diretamente no lado estratégico da empresa.
Mesmo com a equipe mais competente do mundo, com líderes prontos para enfrentar esses momentos e com uma estrutura concreta, é preciso o foco do dono do negócio em como se sobressair.
Ao exercer sua liderança singular, toda a equipe estará pronta para ouvir os detalhes, preparar-se com mais disposição e assim, arregaçar as mangas para mudar o que está acontecendo.
Quer saber mais sobre o papel do dono da empresa durante uma época de crise? Clique no podcast abaixo e entenda todos os processos!
Segundo uma pesquisa da Aberje, cerca de 55% das empresas acreditam que o grande desafio durante uma crise é o engajamento dos profissionais da companhia.
Mas, afinal, o que pode ser feito de forma interna para que mantenha-se essa interação entre os profissionais de sua equipe e a “peteca nunca caia”?
Existem várias ações que podem ser aplicadas para que seus colaboradores estejam sempre em sintonia, como:
Ao começar a aplicar algumas dessas ações – sejam elas de médio a longo prazo -, você poderá ver que sua equipe estará muito mais engajada do que antes.
Muitas empresas se desenvolveram durante crises, traçando novas rotas e caminhos, além do que se conhecia.
Quer alguns exemplos? Veja quais são eles abaixo!
Esse é o momento de parar e olhar para dentro de sua organização. O que pode ser modificado? Quais são os pontos de virada que você está deixando de lado? Tenha atenção nos pequenos detalhes!
Uma das questões que as pessoas mais tem dúvidas é sobre como fazer a empresa crescer diante de uma crise.
Afinal, o que deve ser adotado para que saia do óbvio e obtenha-se sucesso muito além do existente?
Segundo dados da Agendor, essas são algumas das práticas que organizações que precisaram se reinventar durante a pandemia começaram a aplicar:
É preciso que você, comandante, se debruce sobre essas questões e veja quais são aquelas que devem ser aplicadas imediatamente.
Quer saber mais? Clique no vídeo abaixo e saiba como obter gestão estratégica em momentos de crise por Marcelo Germano e Leonardo Castelo!
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Se você quer saber como gerir uma empresa que se encontra em um momento desorganizado, é preciso aplicar alguns passos específicos para mudar esse cenário.
Confira abaixo!
A otimização de processos é essencial para que sua companhia alavanque e saia da crise, visto que muitas vezes, uma rotina desorganizada pode dificultar etapas.
Tudo isso reduz a produtividade, consequência que diminui os resultados da empresa, seja de forma pequena ou gradual.
Então, comece a definir processos, como devem ser efetuados, o que deve ser executado e dessa forma, manter essa organização diariamente.
Diariamente, uma empresa possui muitos documentos e contratos, sendo assim, um grande desafio mantê-los em dia para eventuais consultas.
Por isso, manter essa organização diária, em quaisquer pontos: é primordial para que uma organização esteja sempre pronta para lidar com eventualidades.
O planejamento financeiro é uma das ações principais que uma companhia deve ter, afinal, quando as despesas estão bem controladas, há a possibilidade de analisar e traçar novos planos para que o futuro de sua empresa seja surpreendente.
Do contrário, é comum que a empresa esteja endividada, não consiga entender melhor como aplicar os investimentos e claro, tenha problemas de crescimento dentro do mercado.
É preciso assim, um acompanhamento preciso e muito rigoroso de todas as transações que estão sendo executadas na organização, considerando o capital de giro, além da separação das finanças pessoais e empresariais de todos os trabalhadores.
O trabalho de equipe é parte única de tudo isso, afinal, quando uma equipe permanece junta, os resultados são potencializados e muito mais efetivos do que seriam se aplicados de forma individual.
É essencial que todos os envolvidos entendam quais são as atividades que serão executadas e qual é o objetivo final, afinal, todas as ações vão impactar diretamente no dia a dia desses trabalhadores.
Engana-se, comandante, caso pense que o EAG não enfrentou grandes crises! Clique no podcast abaixo e saiba como conseguimos aumentar a receita da empresa durante tempos difíceis!
Quer mais provas de que dá para administrar uma empresa em tempo de crise?
Confira o que estes empreendedores que passaram pelo Programa EAG usaram como solução para sobreviver e crescer num tempo de crise: