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Cultura forte: como criar uma na sua organização? Exemplos de empresas

14 de julho de 2022

Criar uma cultura forte na empresa demanda tempo e disciplina. Mas, o processo vale a pena. Afinal, é uma cultura organizacional forte que irá definir o sucesso de um negócio. 

 

Prova disso são que as maiores empresas do mundo também são os melhores exemplos de uma cultura forte. Organizacionalmente falando, são nota 10!

 

Empresas com cultura fraca não conseguem se consolidar no mercado a longo prazo, pois não entregam um diferencial. 

 

Por isso, ter uma cultura organizacional forte é tão importante. Mas, como fortalecer a cultura de uma empresa? 

 

Acompanhe a seguir detalhes que você pode implementar na rotina da sua organização para fortalecer a sua cultura!

 

O que é cultura organizacional?

 

Primeiramente, você precisa entender o conceito de cultura organizacional.

 

Cultura organizacional são os comportamentos, visão e valores que definem uma empresa. 

 

Mas, atenção! Esses não são os comportamentos, visão e valores que a empresa escolhe definir, são os que ela realmente é.

 

Ou seja, se na sua empresa é normal funcionários entregarem tarefas fora do prazo, existe uma cultura de negligência – mesmo que na página de sobre do seu site esteja escrito o contrário. 

 

Basicamente, a cultura organizacional é o jeitão que a empresa funciona. 

 

Mesmo que você não tenha definido, esse jeito existe. Você tendo consciência ou não, a sua empresa já tem cultura: forte ou fraca, mas tem.

 

Para entender melhor confira o conteúdo completo sobre cultura organizacional aqui no Blog do EAG. 

 

Ok, agora que você já entendeu o que é cultura organizacional, o que seria ter uma cultura forte?

 

O que é ter uma cultura forte?

Ter uma cultura forte na empresa é ter poder de influenciar o comportamento dos colaboradores.

 

Empresas com cultura organizacional forte têm os valores e comportamentos do seu código de cultura refletidos no dia a dia da equipe. 

 

Uma pesquisa da  Talenses feita com 184 profissionais constatou que a maioria (63,19%) sentem que a empresa onde trabalham tem uma cultura forte. 

 

Entretanto, quase metade dos entrevistados (49,11%) não sabe identificar a personalizade da empresa em que trabalha. 

 

Características de uma cultura forte

São características ou comportamentos de uma cultura organizacional forte:

  • Inovação;
  • Desenvolvimento contínuo da equipe;
  • Dinâmicas e rituais;
  • Clima competitivo;
  • Padrões de comportamento bem definidos;
  • Engajamento dos funcionários;
  • Capacidade de formar novos sucessores;
  • Taxa taxa de retenção;
  • Estímulo ao senso crítico;
  • Uso de gestão à vista;
  • Metas desafiadoras;
  • Comportamento accountability
  • Senso de dono e
  • Proatividade. 

Características de uma cultura fraca

Em contrapartida, uma cultura fraca é reativa. Isto é, os colaboradores não refletem os comportamentos e valores que a empresa gostaria de assumir.

 

Na prática, o dia a dia da equipe não condiz com o propósito e objetivo da organização.

 

Nesse sentido, são características de uma cultura fraca:

  • Falta de engajamento dos funcionários;
  • Falta de indicadores e metas;
  • Conflitos internos;
  • Problemas de comunicação entre líderes e liderados;
  • Reclamação por parte dos colaboradores;
  • Comportamento de desculpability;
  • Atrasos constantes por parte dos colaboradores;
  • Dificuldade em atingir metas;
  • Clientes insatisfeitos;
  • Prazos descumpridos.

Cultura forte x cultura fraca

Cultura forte Vs Cultura fraca na empresa

Agora, compare o que é uma cultura forte e fraca para fazer o diagnóstico da sua empresa. Em qual dos status ela se encaixa?

 

Se a situação está insatisfatória, aqui vai alguns motivos do porquê você deveria investir o mais rápido o possível no fortalecimento da cultura do seu negócio!

 

Importância de ter cultura forte na empresa

De acordo com um levantamento da PwC  100% dos participantes das 50 empresas mais amadas do Brasil consideram a cultura da organização um assunto importante e capaz de atrair e reter talentos. 

 

O estudo ainda comprova o impacto da cultura organizacional no desempenho direto da empresa, inclusive no faturamento.  

 

Isso quer dizer que investir no fortalecimento da cultura organizacional é fazer o negócio crescer! 

 

Outros benefícios que podem ser conquistados são:

  • Aumentar a taxa de retenção;
  • Melhorar o nível de engajamento da equipe;
  • Alcançar melhores resultados;
  • Atingir metas com mais facilidade;
  • Elevar o desempenho do time;
  • Aumentar o faturamento da empresa. 

Confira a lista completa de benefícios e aprenda a traduzir a importância da cultura organizacional no episódio completo do Podcast Empresa Autogerenciável sobre o assunto:

 

5 Exemplos de empresas com cultura organizacional forte

Inspire-se no exemplo de empresas com cultura organizaiconal forte e garana melhores resultados para seu negócio!

 

Google

Google é um dos maiores exemplos de cultura organizacional no mundo. Desde o início, consolidou dinâmicas para toda a equipe estivesse alinhada com o propósito e valores da empresa.

 

O ambiente descontraído e forma de trabalho flexível é alguma das características que a empresa implementa em seu código de cultura. 

Apple

A gigante da tecnologia é símbolo de inovação e logo tratou de fazer com que esse valor permeasse também na equipe. 

 

Para ser contratado pela Apple o seu currículo não vale nada se você não se demonstrar ser uma pessoa criativa e capaz de entregar um trabalho diferenciado. 

 

É com uma equipe talentosa que a empresa acredita que será capaz de implementar seus próximos projetos inovadores!

 

Wal Mart

A maior rede de supermercados do mundo conquistou este título graças a cultura organizacional implementada desde a década de 1940.

 

Mesmo com a asensão rápida da rede, a marca optou por manter um clima organizacional de pequeno negócio, característico do varejo.

 

Natura

O lema da natura: “bem-estar” é o que permeia a cultura organizacional de uma das maiores empresas de cosméticos do Brasil e do mundo. 

 

A organização foi uma das primeiras a implementar o conceito de people first e estturuou uma série de dinãmicas, rituais e planos de desenvolvimento no qual os colaboradores ganham o destaque. 

 

O resultado foi um time super conectado com o propósito da marca e com alto nível de produtividade e engajamento. 

 

Empresa Autogerenciável

Na Empresa Autogerenciável os valores que constróem a marca são os mesmos vivenciados pela equipe autogerenciável. 

 

Desde o processo de contratação os valores de senso de dono, gratidão, senso crítico, autodesenvolvimento e intensidade são alinhados.

 

Assim, o time de Eagênios é formado por pessoas que estão conectadas com os comportamentos da empresa.

 

Além disso, no dia a dia, são aplicados diversos rituais e dinãmicas para fortalecer a cultura. Experimente um pouco de como é essa rotina na playlist da Equipe Autogerenciável no YouTube:

 

 

Como criar uma cultura forte na empresa

Com esses exemplos em mente, agora é hora da prática. Siga estes 3 passos fundamentais para o fortalecimento da cultural:

 

1. Crie dinâmicas que geram energia na equipe

Antes de mais nada, a empresa tem que ter energia para fazer as coisas acontecerem. Afinal, um empresário sem energia não leva a empresa para lugar nenhum.

 

Esse fator é essencial, porque ao longo da trajetória, ele vai tomar muitas “pancadas”. Isso significa que ele vai encontrar barreiras…

Vai haver plano que não vai dar certo…

 

Criar dinâmicas e rituais que geram energia na equipe também são bem-vindos. Brincadeiras, treinamentos e reuniões diárias são algumas ideias de como  engajar a equipe no dia a dia e relembrar alguns dos comportamentos valorizados na empresa. 

 

2. Tenha um bom processo de contratação

Ter um bom processo de contratação garantirá que os colaboradores que fazem parte do seu time estejam devidamente alinhados com os comportamentos e valores da empresa.  

 

Além de fortalecer a sua cultrura, isso irá te fazer economizar tempo e dinheiro com contratações que não vingaram porque o funcionário não se adaptou a cultura da empresa. 

 

No processo de contratação é importante deixar claro ao candidato qual é o jeitão da empresa, e garantir de que ele esteja confortável com esse ambiente. 

 

Com um trabalho de searching e hunting a ser realizado pelo RH também pode ser mais efetiva o encontre de funcionários que tenham um perfil adequado à equipe da sua empresa. 

 

3. Tenha estômago para decisões

Ter uma cultura forte significa não abrir mão das regras. Portanto, se tem um funcionário que não se adaptou a cultura organizacional, você terá de promovê-lo a concorrência. Pois, se você permitir flexibilidade, logo terá uma equipe contaminada por valores e comportamentos que nãoc ondizem com o da empresa.

 

Tomar decisões sobre pessoas é difícil. É preciso ter estômago. 

 

Além de precisar ter estômago para gerir a equipe, também será preciso ser muito assertivo quanto:

  • Qual produto vai ou não lançar
  • Qual será retirado;
  • Se irá aumentar ou diminuir o preço.
  • Definir quem é o cliente ideal;
  • Se irá atender qualquer pessoa, ou não;
  • Demitir ou não esse cliente;
  • Se centraliza ou não as decisões sobre os clientes.

À medida que você vai estabelecendo pontos como esses, você vai desenhando o seu posicionamento no mercado.Com essas decisões, você adquire maior clareza do seu negócio, e contribui para a construção de uma cultura forte.

 

Confira mais dicas do que fazer para fortalecer uma cultura organizacional no vídeo abaixo:

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Ferramenta par construir uma cultura forte

Uma ferramenta que pode ajudar na construção de uma cultura forte é o PVE: Ponto de Vista Educativo. Nele, você vai descrever como as pessoas vivem na sua empresa e como não vivem.  

 

Neste documento, deixará claro quais são os comportamentos que deverão guiar o desenvolvimento de todos os funcionários durante a jornada pela sua empresa.

 

Outra ferramenta útil é o código de cultura, documento que deve constar na página de Trabalhe Conosco, ser apresentado no processo de contratação e servir como um guia oficial da empresa, como um dress code. 

 

Precisa de ajuda para fortalecer a cultura da empresa?

Se você precisa de ajuda para criar uma cultura forte na sua empresa, inscreva-se no Programa EAG. O treinamento para empresários vai te ajudar a desenvolver os 6 pilares para criação de uma empresa autogerenciável.

 

Entre os comandantes que já participaram do treinamento há vários casos de sucesso de empresas que conseguiram resultados extraordinários ao corrigir a cultura organizacional. 

 

Conheça alguns destes depoimentos nos vídeos a seguir:

Também quer mudar o rumo da sua empresa? Clique aqui para fazer sua inscrição no Programa EAG e começar a fortalecer a cultura da sua empresa!

 

Continue acompanhando o blog da Empresa Autogerenciável para mais dicas valiosas de gestão para empresários. 

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Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

Conheça mais sobre o marcelo

Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

Conheça mais sobre o Rogério