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Premiação por metas atingidas e produtividade: como bonificar?

11 de julho de 2022

Uma das formas mais condizentes de manter a equipe engajada e com alta produção é por meio da premiação por metas atingidas, porém, como é possível estabelecer quais são os prêmios?   Se você está pensando em começar esse processo dentro de sua empresa, porém, não sabe como, acompanhe aqui mais informações sobre o que deve ser efetuado, dicas de como aplicar e muito mais.  

Devo dar premiação por metas atingidas?

É recomendado que os funcionários sejam premiados pelas metas atingidas, isso porque o conceito de que o salário é o suficiente já ficou para trás há muito tempo. 

Se você deseja alcançar melhores resultados em sua empresa, atingir metas e objetivos quanto antes, criar a instalação por metas é uma das ações mais indicadas. Ademais, uma equipe com maior motivação também melhora o clima organizacional, acolhendo aqueles que já estão lá e os novos funcionários.  

O que é prêmio por produtividade?

 A premiação por meio de produtividade é uma das maneiras mais utilizadas para premiar e recompensar os membros de uma equipe, seja pelos esforços ou metas alcançadas.

Ela acontece quando certo objetivo é alcançado e assim, um prêmio distribuído – nesse caso, pode ser um valor em dinheiro, um produto, uma viagem e tantas possibilidades.

Essa ação promove funcionários mais produtivos pelo reconhecimento de seu trabalho, além da valorização do líder, instigando-os para que alcancem números ou objetivos muito além do esperado.   

Quais os tipos de premiação por metas atingidas?

Ficou curioso para saber quais são os tipos de premiação comumente realizadas? Acompanhe abaixo e inspire-se para aplicar em sua companhia!  

1. Bonificação

Quem é que não gosta de receber dinheiro a mais, certo? Uma das formas mais indicadas é a bonificação.   Ela pode ser efetuada em quaisquer períodos que a empresa deseje: seja mensalmente, trimestralmente ou anualmente.   O valor definido por ser uma quantia dos lucros, um salário a mais e tantas outras possibilidades.  

2. Sorteio

Que tal sortear um vale restaurante, tíquetes de cinema ou entradas para aquele show que está acontecendo em sua cidade?   Com certeza essas ações vão estimular todos os colaboradores a alcançarem os melhores resultados e assim, ganharem o tão desejado sorteio.  

3. Cursos e treinamentos

Um dos objetivos de muitos colaboradores é o desenvolvimento profissional, dessa forma, porque não incluir nas premiações treinamentos e cursos para que possam ampliar a área de atuação? 

Podem ser cursos online, seminários, presenciais, workshops e tantas outras modalidades, o que importa é o incentivo ao estudo.  

4. Viagens e passeios

Segundo dados do SPC Brasil, o sonho da maioria dos brasileiros é viajar, porém, 74% das pessoas não possuem as condições precisas para essa ação. 

Que tal oferecer uma viagem para aquele funcionário que ganhou destaque ou bateu as metas definidas? Seja ela nacional ou internacional, com certeza o bem-estar e felicidade serão únicos.

Ademais, essa possibilidade de premiação pode criar o sentimento de “competição” na empresa, aumentando o rendimento e produtividade.  

5. Serviços de spa 

Conforme dados divulgados pela Sodexo Benefícios, 8,5% dos trabalhadores gostariam de prêmios relacionados à massagem ou SPAs. Então, que tal incluir essa premiação de forma mensal ou em períodos menores? 

Com certeza esse momento de paz e interiorização trará grandes benefícios para a produtividade de seus colaboradores. 

6. Cupons de descontos

Sejam cupons de descontos em aplicativos de transporte, de alimentos ou até mesmo em um restaurante em específico, são ótimas ideias para estimular a produtividade e engajamento da equipe.   Afinal, quem é que não gosta de coisas gratuitas, ainda mais quando são patrocinadas pela própria empresa em que se está trabalhando?  

7. Jantares e lanches

Jantares e lanches são ótimas ideias – além de opções mais em conta – para premiar sua equipe.   Pode ser interessante pedir a opinião dos colaboradores para quais são os lugares que desejam visitar, onde próximo ser o próximo happy hour da empresa quando a meta for batida…   São muitas as possibilidades!  

8. Produtos eletrônicos

Propícios para momentos em que é preciso uma maior motivação e alcançar uma meta que exige mais esforço de toda a equipe, aqui podem ser premiados celulares, televisores ou computadores.  

9. Livros

Um item mais em conta, mas que muitas pessoas costumam gostar, presentear com livros é uma ótima ideia, além de estimular a cultura da leitura e do estudo na empresa.   Nesse caso, podem ser livros que tenham a ver com o produto ou serviço prestado pela companhia, ou, aqueles que se adéquam conforme o gosto pessoal dos funcionários.  

10. Ajuda de custo com formação acadêmica 

Uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas que querem fidelizar seus funcionários e reter talentos, ajudar com o custo de formação acadêmica ou cursos livres é uma ótima opção.

Assim, estimula-se o reconhecimento da companhia em relação ao colaborador, mostra interesse no crescimento do mesmo, além do próprio engajamento aplicado.  

Como premiar a equipe?

Quer saber como premiar sua equipe de uma maneira correta e estimule a produção de todos os funcionários? Primeiramente, você deve estabelecer uma hierarquia da empresa. 

Mas, como funciona? Você deve criar metas para serem batidas para cada setor: de marketing, de produção, de vendas e assim por diante. Depois disso, crie uma meta GERAL para a companhia. 

Primeiramente, deve-se bater a meta geral da empresa, posteriormente, a meta de cada especialidade designada.

Quer saber mais sobre como estabelecer metas e premiações para funcionários? Confira a seguir o episódio do Café com Comandante onde o Marcelo Germano comenta as boas práticas para definição de metas e prêmios para a equipe. 

Como definir uma política de premiação por metas atingidas?

Para conseguir definir uma política de premiação, é preciso ter atenção a alguns detalhes para que essa ação tenha sucesso. Confira:  

Entenda o perfil da equipe

Saiba quais são as premiações que seus funcionários mais gostariam – dias de folga, almoço fora, eletrônicos… tudo isso deve ser investigado antes de se implementar essa questão.  

Trace um orçamento

Tenha definido qual será a quantia destinada para essa bonificação, assim, fica muito mais fácil de entender e proporcionar itens ou experiências com mais clareza, além da não trazer prejuízos para a companhia.  

Plano de metas

Tenha quais são as metas que devem ser alcançadas bem definidas e estruturadas, assim, não terá nenhum problema no momento da premiação ou entre os funcionários.   Lembre-se que o efeito desejado da bonificação é o sucesso de sua empresa e não brigas ou confusões entre equipes.  

Crie parcerias estratégicas

Faça contato e trace novas parcerias com demais empresas, assim, você poderá criar conexões vantajosas e até mesmo trocar serviços.   Seja por meio de uma bonificação, descontos e até envio de brindes, o que vale é a boa troca de contato e eventuais transações no futuro.  

Aplique uma comunicação eficiente

É primordial que todos os envolvidos na premiação saibam o que deve ser feito, quais são os valores e metas para serem atingidas, dessa forma, atuarão da maneira exata para conquistá-la.  

Seja pontual

Se os colaboradores trabalharam para atingir o tão esperado prêmio, efetue o pagamento, bonificação ou serviço combinado dentro do prazo, assim, evitam-se demais problemas.   Além disso, é interessante usar a diretriz SMART para conseguir aplicar quais são as metas a serem traçadas. Veja abaixo como ela funciona:

  • Specific – Específico: a meta deve ser definida de forma específica e sem rodeios;
  • Measurable – Mensurável: os resultados devem ser visualizados em tempo, qualidade, custo e quantidade;
  • Attainable – Atingível: os desafios devem ser possíveis, porém, não tão fáceis;
  • Relevant – Relevante: as metas traçadas devem ser importantes para o seu negócio ou departamento em questão;
  • Time based – Temporal: é preciso estabelecer tempo, prazo e marco para o atingimento da meta.

Ao usar todas essas dicas acima, fica muito mais fácil entender e aplicar as premiações para seu negócio e assim, motivar toda a equipe envolvida!  

Como estabelecer metas para equipe?

Para estabelecer as metas recomenda-se seguir um passo a passo para garantia de que o objetivo proposto possa ser atingido. Por exemplo, alguns dos critérios a seguir são:

  • Desafiadora para o time
  • Relevante para a empresa
  • Possível de se atingir
  • Comunicar a equipe sobre a meta e o prazo

Aprenda neste contéudo do blog EAG como definir metas para empresa.  

Funcionário só bate meta se tiver prêmio 

Primeiramente, é preciso que você estabeleça uma cultura organizacional de sua empresa que tenha como base bater metas – independente se vão existir premiações ou bonificações no final da ação.

Assim, você estará cercado de pessoas aptas, engajadas com o negócio e que realmente querem ter um crescimento não somente individual, mas, também da organização como um todo. Após começar a contratar as pessoas certas, você saberá exatamente quem são aqueles colaboradores que vão integrar sua companhia, independente de metas ou não.   

Quer entender melhor como funciona? Assista o vídeo a seguir e entenda mais sobre como fazer funcionário bater metas sem bonificação. 
 


 

Se você precisa de ajuda para fortalecer a cultura organizacional da sua empresa e garantir uma recompensa que estimule a equipe inscreva-se no Programa EAG e conte com um treinamento completo!

Gostou desse conteúdo? Continue acompanhando esse e outros artigos primordiais para o crescimento de sua empresa aqui no blog EAG.

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Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

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Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

Conheça mais sobre o Rogério