8 de novembro de 2021
É bom ter indicação de clientes como meio de captação de novos clientes? Claro que sim.
Porém, você precisa tomar muito cuidado.
Um dos maiores erros que eu vejo donas e donos de empresas cometerem é o seguinte:
Eles deixam o futuro do negócio ser controlado pelos clientes.
Como assim?
Vamos lá, vou te explicar!
Em primeiro lugar, vou reforçar que captar novos clientes por indicação de pessoas que já compram de você é muito bom.
Mas não deve ser a sua estratégia principal na hora da captação.
Porque você deixa a tração do seu negócio completamente à mercê da boa vontade de outras pessoas.
Ou seja, completamente fora do seu controle.
Afinal, o que vai acontecer quando os clientes simplesmente pararem de indicar o serviço ou produto que você oferece?
Se você não tiver nenhuma outra estratégica, sua empresa não vai mais captar nenhum cliente.
Por isso você não pode depender de apenas uma maneira de captar clientes…
Principalmente se essa maneira é tão frágil quanto a indicação de outra pessoa.
Muitas empresas crescem dessa maneira…
Quando um cliente compra e fala com um amigo…
Que também acaba virando cliente.
Mas o problema é com o dono da empresa.
Porque ele vê que a empresa está crescendo e se torna preguiço…
Fica apenas na zona de conforto…
E então o que acontece?
Se não existe nenhum esforço para captar novos clientes…
O futuro do negócio fica completamente nas mãos dos clientes.
Ou seja, o dono transfere a responsabilidade para outra pessoa.
Porém, o pior de tudo é o seguinte:
Quando a empresa começa a dar prejuízo, esse dono ainda reclama.
Reclama da falta de vendas, do mercado, dos fornecedores…
Coloca a culpa em qualquer coisa, menos na sua própria ineficiência.
É por isso que sempre repito que não existe falta de vendas…
Existe incapacidade de vendas.
Então não coloque o futuro da sua empresa nas mãos de outra pessoa.
Desenvolva as habilidades necessárias para conquistar novos clientes.
E cumpra seu papel como dono da empresa.
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