25 de agosto de 2021
Se o funcionário fala mal da empresa, alguma coisa está errada.
E você, como dono da empresa, precisa encarar esse problema de frente.
Mas calma aí.
Eu entendo o quanto isso machuca.
E é normal ficar magoado quando descobre que um funcionário está falando mal da sua empresa.
Isso já aconteceu comigo e eu também fiquei chateado.
Porém, isso não é desculpa para fingir que o problema não existe.
E você tem que lembrar que não há culpados:
O comportamento do funcionário não é o real problema.
É um sintoma do problema.
Eu sempre gosto de repetir isso:
Onde tem fumaça…
Tem fogo.
Primeiramente, você tem que entender uma coisa:
Muitas vezes, a gente finge que não está vendo uma situação, um problema…
Apesar de estar bem na nossa frente.
Mas fingir que o problema não existe não resolve nada.
Ele continua ali…
Crescendo cada vez mais.
E não adianta querer exigir que o funcionário esconda tudo do cliente.
Ou seja, não adianta querer que o cliente ache que a empresa é uma maravilha…
Que problemas não existem e tudo é perfeito.
Porque isso não é verdade.
Então, você precisa pensar nisso:
Se o funcionário fala mal da empresa, muito provavelmente ele está insatisfeito.
E se ele está insatisfeito e expondo isso para o cliente…
Você, dono da empresa, deve descobrir o porquê.
Em outras palavras, você precisa fazer o seu dever de casa.
Precisa descobrir e atacar a raiz do problema.
Por isso, não feche os olhos para a situação:
Resolva os problemas!
Depois disso, você precisa investir em uma cultura forte.
Uma cultura que não permita que os funcionários reclamem da empresa.
Uma cultura que atenda tanto as necessidades da empresa quanto as necessidades dos colaboradores.
E investir em uma cultura significa educar, treinar, contratar funcionários que vistam a camisa da empresa!
Você não sabe como fazer isso?
Eu posso te ajudar!
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