31 de maio de 2021
Para ter uma equipe de alta performance, é necessário medir o nível da sua equipe primeiro.
E para faze isso, existem duas formas de medir.
A primeira, serve para medir coisas tangíveis, como por exemplo as metas.
Já a segunda forma, serve para medir coisas mais intangíveis…
Mas que podem ser observadas e, logo, mensuradas.
Essas duas formas de medir o nível da sua equipe são:
Apesar da semelhança, existe uma diferença entre metrificar e quantificar.
E é essa diferenciação que vou fazer agora.
Então, vamos lá!
A primeira forma de medir coisas que são tangíveis, é a metrificação.
Nessa forma, você só consegue metrificar aquilo tem alguma espécie de medida.
Como exemplo, você pode medir o nível da sua equipe metrificando:
Se eles batem metas;
Entregam o que precisam entregar no prazo;
Quantidade do que sua equipe ou colaborador produz em um determinado período de tempo;
E por aí vai.
Então, essas são métricas que você pode utilizar para medir a performance do seu time.
Se metrificar e quantificar são duas coisas diferentes…
Então, o que é quantificação?
Vamos imaginar a seguinte situação.
Para medir o nível da sua equipe e saber se eles estão performando…
Você entende que existem pressupostos que vão contribuir para que eles possam performar.
Então, vamos supor que organização é um princípio muito importante para que sua equipe performe bem.
Nesse caso, não há uma espécie de medida para você metrificar esse princípio.
Afinal, ser organizado é um comportamento que a pessoa pode ou não ter.
Então, para saber como verificar e quantificar esse comportamento – ou qualquer outro…
Você sempre vai se perguntar o que uma pessoa que tem esse comportamento faz.
Lembrando que é preciso ser observável, para que você possa verificar, dar nota e, dessa forma, conseguir medir o nível da sua equipe.
Continuando com o exemplo, vamos nos perguntar:
Vamos supor aqui, que uma pessoa organizada chega no horário certo todos os dias.
Você consegue verificar se a pessoa vai chegar no horário ou não.
Então, esse comportamento pode ser quantificado.
Daí, você vai definir critérios para dar notas a esse comportamento.
Simples assim.
Para deixar mais claro para você não ter dúvidas, vamos para mais um exemplo.
Digamos que uma pessoa organizada planeja a agenda todos os dias, antes de trabalhar.
Sim, através de um calendário ou agenda online, por exemplo.
A pessoa pode preencher todo dia, antes de trabalhar…
E você terá acesso, para observar, verificar e dar uma nota, de acordo com critérios que você estabeleceu.
Ou seja, quantificar é tornar possível a medição de algo intangível como um comportamento.
Olha, eu costumo dizer que para o ser humano, não há limite.
Afinal, todo os dias estamos nos desenvolvemos.
Ou pelo menos, temos a capacidade de nos desenvolvermos.
Eu acredito que todo ser humano pode se desenvolver mais, logo, a sua equipe também pode.
E para saber mais como construir uma equipe autogerenciável, que é uma equipe que:
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