24 de março de 2021
Você sabia que, no final do dia, é o caixa que paga as contas, e não o lucro?
Muitas pessoas confundem bastante essas duas coisas.
E se você não sabia, não há problema: você não está sozinho!
E para quem já sabia… calma, não vá embora!
Esse post é para quem sabe que o caixa é que paga as contas, e para quem não sabe também.
Vou explicar o porquê:
Recebi várias dúvidas no meu Instagram, que se trata exatamente sobre esse tema.
E por isso, resolvi escrever para sanar essas dúvidas, e ajudar a você, dono de empresa, a lidar com o seu fluxo de caixa.
Antes de mais nada, vou explicar qual a diferença para que todos entendam melhor.
O lucro é o valor que sobra – ou falta – depois que você:
Soma tudo o que entrou na tua empresa;
Subtrai tudo que é despesa, como energia, compra de móveis, salário de funcionários e pró-labore;
E ao final você terá o valor do seu lucro.
Já o Caixa – ou Fluxo de Caixa – vai registrar toda entrada e saída de dinheiro na sua empresa, em um determinado período de tempo.
Pode ser diário, semanal, mensal…
Enfim, essa é a diferença.
Mas o que você precisa saber, é que ambos estão relacionados.
Vou te dar um exemplo:
Digamos que o seu lucro está bem apertado, e você precisa aumentar ele para poder conseguir ter um “fôlego” na sua empresa.
Daí, a conclusão que chegamos é que precisamos aumentar o lucro, correto?
Mas para aumentar o lucro, você precisa olhar certas coisas que vão afetar diretamente no seu caixa.
Por isso, é preciso que você domine as ferramentas de geração de lucro e geração de caixa.
Agora, vamos ver o que você pode fazer para aumentar a entrada de dinheiro e diminuir a saída de dinheiro, no seu caixa.
A primeira coisa a se fazer é verificar se o(s) seu(s) produto(s) está(ão) com a precificação correta.
Você tem que analisar se o seu preço está abaixo do que realmente vale, e ajustar.
“Ah, mas o cliente só quer saber de preço, e se concorrência coloca o preço lá embaixo, eu tenho que colocar também, senão eu perco vendas.”
Empresário(a), nesse caso você pode verificar quais são os produtos que os seus clientes são sensíveis a preço, e quais não são sensíveis a preço.
A partir disso, você pode trabalhar com um mix de produtos e, daí, trabalha também a precificação de maneira correta.
Outra coisa que você poderá fazer, é melhorar o teu serviço. Assim, você poderá melhorar o preço que você cobra.
Para aumentar a sua receita, você pode:
Aumentar o preço, como discutido no tópico anterior;
Você pode aumentar o seu ticket médio;
Elaborar e executar novas estratégias para atrair mais clientes;
E inclusive, vender mais para o mesmo cliente, o que vai melhorar o LTV.
Você pode falar: “Mas como, Marcelo?”
Existem diversas maneiras para diminuir os custos e aumentar o seu lucro:
Ligar para os fornecedores e negociar o preço e o pagamento;
Sempre que for comprar um produto, analisa o preço e o pagamento em pelo menos 2 ou 3 lugares diferentes;
E aumentando a produtividade do seu funcionário.
Ficou com dúvida nesse último ponto, né?
Vou te explicar como aumentar a produtividade do seu funcionário vai fazer com que tenha mais lucro, e também entrar mais dinheiro no seu caixa.
Vamos supor que para fazer uma venda, seu funcionário precisa conversar 1 hora e meia com um futuro cliente.
Essa é a produtividade dele, correto?
Você vai analisar e entender o processo que o teu funcionário utiliza para fazer essa venda.
Juntos, vocês vão lapidando o que podem cortar do processo, o que pode continuar e o que deve melhorar.
Daí, vocês identificaram que pode fechar uma venda em 45 minutos e, ao testar, deu certo.
Isso significa que você diminuiu seus custos – de tempo – e aumentou a produtividade do teu funcionário.
Ou seja:
Antes, ao fechar uma venda com 1 hora e meia de conversa, seu funcionário só conseguiria atender 4 clientes por dia, no máximo.
Agora, fechando uma venda em 45 minutos, teu funcionário consegue atender 5 a 6 pessoas no dia.
É assim que você aumenta a entrada de dinheiro no caixa, e aumenta o teu lucro.
É isso que você precisa fazer:
Aumentar seus prazos de pagamentos;
Diminuir seus prazos de recebimento (ou seja: não oferecer o parcelamento logo de cara para o cliente);
Diminuir o estoque, caso você tenha;
E se sua empresa for de serviços, o ideal é fazer os serviços mais rápido.
É assim que você vai ter mais dinheiro no seu caixa, no final do dia.
Porque é isso que você quer: dinheiro no bolso.
Eu tenho certeza de que, se você colocar esses conhecimentos em prática, você terá mais dinheiro entrando no seu caixa e menos dinheiro saindo.
E, consequentemente, aumentará o seu lucro.
Se você ainda não sabe como aumentar o lucro, é só clicar no botão abaixo que eu vou te mostrar como eu posso te ajudar, trabalhando três pilares para construir uma base sólida na sua empresa: Cultura, Liderança e Gestão.
Vou deixar um vídeo sobre lucro e fluxo de caixa para você aprofundar um pouco mais no assunto: