8 de março de 2021
Caro Comandante,
Ainda há pessoas que não entendem o que é um fluxo de caixa.
Por isso, vou explicar de forma rápida o que é.
De forma resumida, o fluxo de caixa é uma operação financeira que deve ser feita todo dia.
Nela, é registrado as entradas e saídas do caixa, ou seja:
Os recebimentos de pagamentos dos clientes, e as retiradas do caixa para pagar funcionários e afins, por exemplo.
Parece bem simples, não é?
E realmente é.
Mas é preciso ter disciplina para fazer fluxo de caixa todos os dias, pois como eu citei, é uma operação diária.
Agora, para ter um bom fluxo de caixa, é preciso muito mais do que disciplina.
Quando você contrata uma pessoa para ficar no caixa, é preciso treiná-la, correto?
E durante o treinamento você fica observando como ela atende as pessoas, se está seguindo os processos, se ela oferta algum outro produto…
Mas o ideal mesmo seria o funcionário que está no caixa oferecer um outro produto ao cliente.
Afinal, quanto mais você vende, mais dinheiro entra no seu fluxo de caixa, certo?
Por isso é necessário observar duas coisas:
Porque são esses dois pontos que vão influenciar diretamente no aumento do seu caixa.
Por isso, Empresário, é fundamental treinar a pessoa para atender e oferecer produtos aos clientes.
Pois é através do treinamento que você corrige o que é necessário, e identifica se aquela é a pessoa certa para estar na função de caixa.
Dessa forma, é necessário observar se a pessoa vai fazer a abordagem de forma correta.
E ao longo do treinamento, você dá feedback para que a pessoa possa se desenvolver e entregar resultados excepcionais.
Agora, tão importante quanto oferecer algum produto, é também a forma como seu funcionário aborda as formas de pagamento.
Eu afirmo isso porque já vi as pessoas cometerem um erro que acaba afetando negativamente o fluxo de caixa:
Oferecer para o cliente, logo de cara, o pagamento em 5x no cartão.
Porque isso afeta no seu fluxo de caixa no fim do dia, fazendo com que entre menos dinheiro, mesmo havendo a saída do produto no seu estoque.
Por isso eu sugiro que você faça treinamentos com seus funcionários quanto à forma que oferecem o pagamento.
Ao invés de falarem: “ Sua compra deu um total de R$ X,00 e você pode parcelar em até 5x.”…
Você pode treinar a pessoa para oferecer o pagamento no cartão de débito.
Se o cliente disser que deseja realizar o pagamento no crédito, tudo bem: você realiza a operação financeira.
Agora, se o cliente perguntar se pode parcelar, o ideal seria teu funcionário falar:
“Pode sim, em até 5x. Em duas vezes está bom para você?”
Se o cliente disser que está bom, prossegue com a operação.
Mas caso o cliente disser que quer parcelar em mais vezes, aí sim pode parcelar tranquilamente.
E é dessa forma que você vai gerar mais fluxo de caixa, e, dessa forma, você vai conseguir:
– Pagar suas contas em dia;
– Fazer melhores negociações com os fornecedores;
– Verificar como está a saúde financeira da sua empresa;
– Analisar uma progressão de crescimento saudável para a sua empresa.
Para saber um pouco mais sobre fluxo de caixa, vou deixar dois vídeos abaixo para você assistir.