2 de fevereiro de 2021
Caro Comandante,
Sabe aquele ditado que diz: “Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo.”?
Quando algum empresário vem me falar:
Eu lembro desse ditado.
Porque quando o empresário vem me falar isso, eu vejo que ele diz mais sobre si mesmo do que sobre os funcionários.
E o que eu tenho para te dizer sobre os processos da tua empresa, é o seguinte:
Se você não exerce a liderança…
Não tem clareza do que quer e não é claro na comunicação com as pessoas…
Se não mostra às pessoas que o que você quer é bom, e o porquê que é bom…
Não esclarece o que acontece se seguir ou não os processos da empresa…
E se elas não seguem os processos…
Não há como saber onde está errando e onde está acertando.
E dessa forma não há como fazer melhorias contínuas.
Portanto, não há como crescer de maneira sustentável.
E se uma empresa não cresce, empresário, ela morre.
Simples assim.
Vou te dar um exemplo:
Está na hora de dormir e seu filho não quer escovar os dentes.
Você olha e diz para mim: “Ah, já tentei de tudo, mas meu filho não quer escovar os dentes.”
E deixa o seu filho lá, sem escovar os dentes.
É assim que se faz?
NÃO!
Então, por que você deixa seus funcionários e sócios fazerem o que querem do jeito que querem?
Porque os deixa soltos, desrespeitando os processos que você sabe que precisam ser seguidos?
Por que eles não respeitam os processos?
Será se é porque você também não respeita os processos?
É importante se questionar para ter clareza se o que você fala, é coerente com os seus atos.
Afinal de contas, a empresa é reflexo do dono.
Daí, você vai acompanhar a pessoa, e verificar os indicadores de desempenho e resultados que ela teve, ao seguir os processos.
No fim de um período – semana, mês, trimestre… – você vai verificar o progresso, e ver o que pode continuar e o que deve ser melhorado.
É para isso que os processos servem.
Olha, eu sinto em te dizer….
Mas foi você quem escolheu teu sócio.
E a sociedade de uma empresa é como um casamento:
Você precisa conversar e deixar claro quais as regras para a parceria dar certo.
E se o sócio não está nem aí para as regras e os processos…
Você precisa conversar com ele.
É necessário se comunicar de maneira clara sobre o que ele está fazendo, e o que precisa ser feito.
Vou te dar um exemplo de como você pode conversar com teu sócio:
“Olha, se você não segue os processos porque não está a fim de seguir, ou porque acha que é o dono e o dono não precisa seguir processos…
A nossa sociedade está seriamente comprometida.”
E daí você alinha e resolve com ele as expectativas e objetivos de vocês, e da empresa.
Sabe por que é importante ter esse tipo de alinhamento?
Porque a gente tem aquilo que a gente tolera.
Você vai ter pessoas não seguindo os processos da tua empresa.
Simples assim.
Antes de mais nada, é preciso olhar para você mesmo, antes de apontar o que as pessoas estão fazendo ou deixando de fazer.
Porque se Pedro fala de Paulo…
Eu sei mais sobre Pedro, do que de Paulo.
Provavelmente:
O próprio empresário não está seguindo os processos, ou não tem processos, ou não está a fim de seguir os processos;
OU
O empresário tem dificuldade de lidar com pessoas, dificuldade em trabalhar liderança, de se comunicar de maneira clara, de impor o que acredita ser necessário e o que não é.
E esses dois caminhos, te fazem tolerar coisas que não deveria.
Porque a empresa é o reflexo do dono.
E para que esse reflexo seja positivo e construa uma cultura forte, é necessário que o dono:
Seja eloquente e persuasivo para que o que ele acredita seja levado em conta e colocado em prática.
Para isso, é necessário fazer a parte dele, e não aceitar que as pessoas não sigam processos e não entreguem o trabalho.
E não importa se é funcionário, ou sócio.
A primeira coisa que você deve entender, é que depende mais de você do que dos outros.
Esse é o primeiro passo que você tem que dar.
Depois que reconhece isso, você precisa trabalhar:
Liderança;
Conversação;
Negociação.
É assim que você vai conseguir efetivamente o que você quer…
E, conseguir que as pessoas sigam os processos – que são essenciais para melhoria contínua e replicação de resultados.
E para isso, é necessário que você estude bastante a respeito desses temas.
Você pode ler livros e acompanhar nossos conteúdos gratuitos para aprender a liderar.
Por isso, vou deixar os vídeos abaixo:
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