19 de janeiro de 2017
Em 2007, eu decidi dar um basta. Já havia 2 anos que eu estava à frente do meu próprio negócio e eu me sentia constantemente estressado. Eu não tinha limites claros entre momentos de trabalho e pessoal, e eu raramente parava de trabalhar sem me sentir culpado. Embora eu gostasse do meu trabalho e era bem compensado por ele, o estresse constante proveniente do excesso de trabalho me impedia de se sentir bem sucedido.
Para mim, aquele ano foi um ponto de transição. Eu fiz algumas mudanças na maneira que eu trabalhava, reduzindo as horas de trabalho de 60 por semana para menos de 50. E nos anos subsequentes, eu gradualmente reduzi as minhas horas de trabalho para 40 horas por semana. E o melhor de tudo era que mesmo trabalhando menos, eu consegui aumentar a minha receita.
Através da minha própria experiência e ao fornecer serviços de coaching sobre gerenciamento de tempo para os meus clientes, eu percebi que muitas vezes há uma forte correlação entre a má gestão do tempo, trabalhar muitas horas e se sentir estressado. É devido à tensão que é criada pelo fato de você, intelectualmente, querer trabalhar menos horas, mas, emocionalmente, isso simplesmente não parece ser apropriado. Você sente como se já estivesse atrás, portanto, trabalhar menos horas só iria piorar a situação.
Você pode rever a maneira como você trabalha para gradualmente reduzir as suas horas de trabalho. Não é fácil no início e podem ser necessários alguns meses para alcançar o seu objetivo. Mas ao gerenciar o seu tempo de forma diferente, você será capaz de trabalhar de forma mais eficaz em menos tempo, renovar a sua paixão pelo seu trabalho e melhorar a sua saúde – especialmente em termos de sono e exercícios físicos, melhores relacionamentos e paz de espírito em geral.
Comece avaliando a forma como você atualmente decide quando parar de trabalhar. As pessoas muitas vezes param quando se sentem muito cansadas para continuar ou porque veem seus colegas parando. Mas esses sinais não são úteis. Trabalhar até a exaustão significa que você é menos produtivo quando está trabalhando – e também pode significar que você não tem energia o suficiente para aproveitar o seu tempo fora do trabalho. Basear as suas horas de trabalho em um colega pode ser perigoso, porque você está colocando o seu tempo nas mãos de outra pessoa (alguém que pode ou não pode estar trabalhando de forma efetiva).
Em vez disso, tenha total controle sobre o seu tempo. Defina uma meta de intervalo de horas que você pretende trabalhar em um dado período de tempo – por exemplo, 45-50 horas por semana – e utilize esse número como o seu limite. Se escolher um intervalo semanal for algo impraticável, comece ao poucos e se concentre em uma meta gradual, como parar de trabalhar 15 minutos mais cedo todos os dias. Determine as tarefas que você precisa realizar em uma base semanal e diária dentro deste cronograma para que você possa se sentir confortável ao terminar o seu trabalho dentro do tempo estipulado.
Em seguida, observe como você trabalha. Se você está planejando o seu tempo, mas ainda está trabalhando até tarde da noite ou fins de semana, tente identificar o que pode estar te impedindo de trabalhar o número de horas definido. Talvez você precise participar de reuniões a maior parte do dia ou é interrompido constantemente, de modo que para trabalhar de forma dedicada em um projeto só acontece depois que todos vão embora. Ou talvez o projeto não tenha a quantidade de pessoas necessária e você precisa executar várias funções.
Identificar o problema permite que você descubra como superá-lo. Por exemplo, se você tem reuniões intermináveis, tente controlar o tempo gasto com elas ao reservar blocos de tempo durante a semana para um trabalho dedicado. Para muitos gerentes que eu forneci coaching, essa simples estratégia é a diferença entre trabalhar na maioria das noites e ser capaz de terminar o trabalho no tempo preestabelecido. Se o problema for as interrupções causadas por outras pessoas, feche a porta da sua sala durante alguns horários pré-definidos, trabalhe em casa um dia por semana ou (se a sua empresa permitir) redefina os horários que você está no escritório de forma que você evite os momentos de pico. Se as interrupções são digitais, desconecte-se dos messengers e desative os alertas de e-mail durante parte ou totalidade do seu dia para que você possa se concentrar em projetos importantes e não ser sugado por tarefas urgentes.
Se o seu excesso de trabalho ocorre devido à falta de funcionários em um projeto, peça mais pessoas ou recursos. Talvez não haja os fundos necessários para contratar novos empregados, mas se você perguntar às pessoas ao redor, talvez você encontre um colega com tempo sobrando ou fundos para contratação temporária. Caso isso não funcione, negocie os prazos de entrega, coloque determinados projetos de lado por enquanto ou os delegue para outras pessoas.
Saiba mais como ter equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional neste vídeo.
Recusar um projeto ou pedir para estender o prazo de entrega pode gerar momentos embaraçosos, mas ser honesto com as pessoas sobre o que você pode ou não fazer dentro do seu horário de trabalho permite que você trabalhe de forma mais eficaz e desfrute do seu trabalho no processo.
Se tudo isso der certo e você ainda não conseguir encontrar o tempo que você precisa, talvez seja necessário rever o seu planejamento. Dê prioridade aos seus projetos mais importantes. Coloque as suas prioridades logo no início do dia ou da semana para que você possa progredir nelas sem deixá-las para o último minuto e terminar o trabalho no tempo determinado sem se sentir estressado. Por exemplo, eu pretendo completar todos os itens mais importantes na manhã de quinta-feira para que, caso algo inesperado apareça (o que geralmente acontece), eu consiga encerrar até sexta-feira às 17:00 conforme o planejado.
Depois de colocar essas estratégias em prática, o elemento final é o emocional. Você está acostumado a trabalhar mais horas e, por este motivo, quando você tiver concluído suas tarefas mais importantes, inevitavelmente, você irá pensar em outras coisas para fazer. Você pode se sentir desconfortável dizendo a si mesmo para parar de trabalhar. No começo, quando eu decidi limitar as minhas horas de trabalho, eu senti como se estivesse tendo sintomas de abstinência. Meus pensamentos sempre iam para o que precisava ser feito em seguida, embora eu soubesse que era hora de parar.
Apesar dessa ansiedade, eu consegui assumir o controle. Eu comecei a me comprometer com aulas de exercícios físicos, com encontros com os amigos ou com um projeto pessoal, de forma que eu me forçasse a parar de trabalhar. Depois de algumas semanas fazendo isso (e descobrindo que nada de horrível havia acontecido), eu passei a ficar menos emocionalmente resistente à redução de horas de trabalho. Além disso, esses compromissos pessoais me fizeram perceber o que eu estaria perdendo se eu continuasse trabalhando além das horas estipuladas.
Com as estratégias corretas e compromissos, você pode reduzir as suas horas de trabalho e ainda conseguir fazer o seu trabalho sem estresse.
Artigo traduzido: https://hbr.org/2016/07/give-yourself-permission-to-work-fewer-hours
]]>