11 de janeiro de 2017
Transcrição do vídeo no texto
É muito fácil falar sobre resiliência quando não há problemas. Falar que é resiliente quando não tem nenhum empecilho para resolver. Porém, se você é dono de pequena ou media empresa e está passando por alguma situação grave nos negócios, falar de resiliência se torna um assunto complicado e diariamente nos deparamos com situações que não sabemos o que fazer para superar.
Exemplo: A sua empresa não fez o que tinha que ter feito, você não planejou direito, não executou as tarefas corretamente ou não controlou o caixa. Os outros podem ser a concorrência ou uma pessoa que entrou na empresa e não se adaptou a cultura da corporação. E último terço é o ambiente que pode ser a economia, uma legislação que mudou, a chuva que atrapalhou uma entrega.
O que você precisa entender para resolver o seu problema é o seguinte: controle. Muitas vezes, você está no problema e gasta toda sua energia nas coisas que não controla. Você só tem controle do seu 1 terço, 100% responsável pelo seu terço. E você precisa fazer tudo o que está no seu alcance.
Isso garante que você vai resolver todo o problema? Não garante, mas você pode influenciar as coisas que você não tem controle. A decisão de um cliente, por exemplo.
Por último, faça duas perguntas a você mesmo:
O que eu tenho controle? Quando eu penso no que eu tenho controle eu consigo fazer plano de ação para aquilo que cabe a mim fazer.
O que de pior pode acontecer se tudo der errado? O fato de pensar isso é libertador. Quando a gente tem um problema, nos entramos em um ciclo negativo que a gente não consegue enxergar. Na maioria das vezes eu falo “o pior que pode acontecer não será algo que eu eu não possa suportar”. Eu não vou deixar de viver por causa disso.
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