27 de setembro de 2016
Grandes resultados não acontecem simplesmente por causa da vontade de um líder. Eles envolvem trabalho duro, esforço e contribuição de toda a equipe. Quanto maior os resultados que queremos alcançar, uma melhor equipe precisamos montar.
Abaixo estão dez coisas que grandes líderes sabem sobre montar grandes equipes.
O primeiro passo para montar uma boa equipe é entender que não podemos fazer isso sozinhos, não importa quão bom sejamos ou pensamos que somos. Se começarmos a apostar muito em nós mesmos, então ficaremos limitados ao que podemos alcançar com nossas próprias mãos.
Grandes equipes não acontecem por acaso. É necessário trabalhar para desenvolver a cooperação e a colaboração, colocar todos na mesma direção e este é um papel-chave da liderança. Como Henry Ford disse, colocar a equipe junta é apenas o começo.
Acredito que este seja um dos conceitos mais difíceis para muitos líderes entenderem. Nossas equipes são um reflexo de nós mesmos, e se elas estão indo mal, é culpa da nossa liderança. Se não estamos motivados, nossas equipes não estarão motivadas. Se não estamos entusiasmados, nossas equipes não estarão entusiasmadas. A liderança define a cultura, e se não tivermos confiança, ambição ou crença, então esta será a cultura das nossas equipes.
Muitas vezes temos acesso a grandes experiências, conhecimentos e capacidades dentro de nossas equipes, e devemos tentar maximizar o retorno desses recursos. Não é o trabalho do líder saber tudo, resolver todos os problemas, mas é trabalho do líder se certificar de que todo problema seja resolvido. Motive a sua equipe e aproveite seu conhecimento e experiência.
Como líderes, nosso objetivo deve ser o de dar às nossas equipes tudo o que elas precisam para serem bem sucedidas. O sucesso delas é o nosso sucesso. O fracasso delas é o nosso fracasso. E quanto mais bem sucedido podemos torna-las, mais bem sucedidos seremos. É simples assim.
Quando se trata de reconhecimento, precisamos lembrar que foi o trabalho em equipe, ao invés de apenas o talento individual, que nos fez chegar à linha de chegada, e, desta forma, precisamos ter certeza de que todos sejam reconhecidos. Sim, é verdade que alguns podem ter contribuído mais do que outros. Mas sem eles, talvez não teríamos conseguido.
Saiba mais sobre Equipe de alta performance
Precisamos construir um ambiente seguro, honesto e acolhedor, onde as pessoas podem desafiar umas às outras de forma construtiva, compartilhar melhores práticas e ajudar a equipe a melhorar.
É a colaboração e cooperação que constroem equipes fortes, não a concorrência interna. Qualquer senso de competição deve ser canalizado para fora e não para dentro.
Precisamos estar abertos a ideias, sugestões e abordagens diferentes que devem ser discutidas abertamente e de forma livre. Mas uma vez que a decisão tiver sido feita sobre o caminho a ser seguido, então precisamos garantir que todos a apoiem. A discussão nos move para frente e o desacordo nos prende.
As pessoas querem sentir que elas estão trabalhando com você, não para você. Elas querem saber que você não irá pedir algo a elas que você mesmo não faria em suas posições. Nem sempre conseguimos liderar da frente, mas as pessoas estarão mais propensas a nos seguir e nos respeitar se, pelo menos, ver que estamos preparados para arregaçar as mangas e fazer a nossa parte.
Artigo traduzido: http://www.inc.com/gordon-tredgold/10-things-great-leaders-know-about-building-great-teams.html
Mais conteúdos para você sobre esse assunto: