EAG – Empresa Autogerenciável

li#menu-item-362 { margin-left: 10px; }

Escolher entre ganhar dinheiro e fazer o que você ama

1 de setembro de 2016

“Se você realmente ama o que você faz, mas isso não te traz muito dinheiro, você deveria continuar fazendo isso?”
Essa é uma ótima pergunta! É muito comum ouvirmos a frase “Faça o que você ama e o dinheiro vem atrás”.
Inspiradora. Mas isso é verdade? Por acaso, você poderia fazer o que você realmente gosta e ir à falência, como a pergunta acima (recentemente enviada por um de nossos leitores) implica?
dinheiro
Com base na pesquisa que fizemos para o nosso livro, estamos convencidos de que quando você está indo em direção ao desconhecido, o desejo é muito importante. Você simplesmente quer fazer algo que você ama ou algo que eventualmente irá te levar a algo que você ama. Esse desejo irá torná-lo mais criativo e te dará acesso a mais recursos, além de ajudá-lo a progredir ainda mais rápido.
E também irá ajudar você a persistir. Quando você está tentando algo que nunca foi tentado antes – começar um projeto incomum no trabalho ou tentar tirar do papel um novo negócio -, você irá enfrentar uma série de obstáculos e você, definitivamente, não quer desistir na primeira vez que você encontrar um.
Mas sejamos realistas. Nada disso garante riqueza ou sucesso financeiro.
Um amigo nosso estava em um bar com alguns colegas músicos profissionais após uma sessão de gravação falando com admiração sobre outro músico que todos eles conheciam. Um deles comentou sobre esse músico era sortudo por sua música ser comercial. Nestas quatro palavras, há uma grande verdade. Todos nós temos nossa música e não há nenhuma garantia de que ninguém irá comprá-la. Absolutamente nenhuma. Estas são duas coisas completamente separadas.
Portanto, a questão deste leitor , essencialmente, diz, “Tenho o desejo, mas estou certo de que isso não será algo financeiramente rentável. O que fazer? Devo ainda ir em frente?”.
dinheiro
Claro que você deve.
Agora vamos qualificar a resposta um pouco mais:
Se você não pode se dar ao luxo de fazer aquela coisa que você ama – por exemplo, se você seguir este caminho, você não conseguirá alimentar a sua família ou não terá dinheiro para terminar a faculdade (que é algo que você acha que é mais importante do que a sua paixão) – então não, é melhor não apostar sua vida econômica nisso. Um princípio básico sobre como você deve lidar com um futuro desconhecido é que cada pequeno passo inteligente que você toma deve deixá-lo vivo para dar o próximo passo. Portanto, tenha certeza de que você irá conseguir atender a sua base das necessidades de Maslow: comida, abrigo e afins.
Mas, mesmo assim, isso não significa que você não possa trabalhar na sua paixão um pouco – mesmo que seja apenas 15 minutos por dia.
E você deve!
Por quê?
Pesquisas – tais como The Power of Small Wins (ou, em português, O Poder das Pequenas Vitórias) publicada na Harvard Business Review de maio de 2011 – indicam que as pessoas que fazem progresso todos os dias em direção a algo que se preocupam demonstram estar satisfeitas e realizadas.
Nós somos a favor das pessoas serem felizes. E também somos a favor de provocar as pessoas a buscarem a felicidade. O interessante sobre a pergunta do leitor é que ela pode levar as pessoas que – por qualquer padrão objetivo – possuem mais dinheiro do que o suficiente a reconsiderar se querem continuar a fazer coisas que não as estão fazendo felizes, apenas porque irá torna-las mais ricas. A maioria dessas pessoas diz, “Assim que eu conseguir o suficiente de dinheiro, eu vou fazer o que eu realmente quero fazer. Eu não vou me preocupar com o dinheiro”. Mas, de alguma forma, elas nunca chegam nesse ponto. O tempo é finito. E essa questão pode ser o bastante para levá-lo a reconsiderar como você está usando o seu tempo.
Como dissemos na nossa publicação anterior, quando você está enfrentando o desconhecido, a única maneira de saber algo é agindo. Quando você está lidando com a incerteza – e se você conseguirá fazer dinheiro trabalhando com o que você ama neste momento é definitivamente uma incerteza – você age. Você não pensa sobre o que pode acontecer, não tenta prever o resultado ou se planejar para todas as contingências possíveis. Você dá um pequeno passo para tornar isso uma realidade e, então, você vê o que acontece.
Quem sabe? Até mesmo o menor dos passos pode mudar tudo.
Portanto, dê esses pequenos passos. Você pode descobrir que, na verdade, a sua paixão irá te dar dinheiro. Afinal, quem poderia dizer que você poderia ganhar dinheiro descobrindo uma maneira de conectar todos os seus amigos (Facebook) ou fazer um mapa melhor (escolha o seu GPS favorito).
Mesmo que você não ganhe dinheiro, você deveria concentrar parte do seu dia fazendo pelo menos algo que te faça feliz. Caso contrário, algo está errado.
Artigo traduzido: https://hbr.org/2012/03/choosing-between-making-money?referral=02532&cm_vc=rr_home_page.for_you
Separei alguns conteúdo extras que possam te interessar:

]]>

Compartilhe

Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

Conheça mais sobre o marcelo

Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

Conheça mais sobre o Rogério