5 de julho de 2016
Eu já forneci mentoria a, literalmente, milhares de donos de empresas e quase todas as vezes que eu vejo uma empresa que está com um desempenho fraco o motivo é, principalmente, o fato de ela não estar investindo o suficiente no processo de vendas. Seja refinando a sua forma de vender ou indo às ruas ficando cara a cara com potenciais clientes.
Quanto tempo você deve investir em Vendas? Bem, se você está começando um novo negócio, você deve dedicar pelo menos 80% do seu tempo para as vendas. Se você tem uma empresa já estabelecida, você deve investir pelo menos 30% do seu dia no processo de vendas ou entrando em contato com os seus clientes.
Isso soa como algo muito extremo? Não deveria. De uma forma geral, qual outra atividade que você poderia fazer que é mais importante?
Quando você passa a maior parte do seu tempo focado em Vendas, rapidamente as oportunidades aparecem. Portas se abrem. Cheques são feitos. Coisas boas acontecem. Quando você fica no seu escritório conversando com a sua equipe, debatendo os detalhes do seu produto, cuidando de problemas administrativos e outras minúcias da sua empresa, você poder até evoluir o seu negócio, mas você não vai aumentar a sua receita de forma significativa.
Somente saindo e convencendo mais pessoas a pagarem pelo o que você está oferecendo é que você conseguirá alcançar o verdadeiro sucesso no seu negócio no longo prazo. Nada mais te fornecerá o mesmo resultado.
Todas as grandes empresas são boas em vendas: Oracle, McKinsey, IBM, Nordstrom, até mesmo a Herbalife. Elas são grandes não apenas por causa de uma linha de produtos de boa qualidade (o mundo está cheio de empresas com ótimos produtos e que estão lutando para sobreviver), mas sim pelo fato de estarem totalmente comprometidas em vender mais e melhor que seus concorrentes e de irem até as pessoas e oferecer os seus produtos/serviços.
Eis um exercício que vale a pena tentar: meça a quantidade média de tempo que a sua equipe gasta por semana diretamente com vendas ou na melhoria do processo de vendas. Em seguida, defina uma meta para triplicar esta quantidade a partir da próxima semana.
Você pode dizer que você está ocupado demais. Você pode reclamar que tem muitas outras coisas para fazer. Mas, se você conseguir eliminar todas estas desculpas e colocar essa meta em prática, você irá se surpreender com a rapidez com que o seu negócio irá crescer.
E quando os seus funcionários de vendas reclamarem da pressão e de estarem sendo monitorados, não ceda. Qualquer profissional de vendas que não esteja completamente feliz por ter o seu desempenho acompanhado de perto deve ser demitido. A Vendas é uma área muito importante para não ter uma lupa constantemente sobre ela.
A Vendas deve estar no centro da estratégia da sua empresa, todos os dias. Ignore-a e sofra as consequências por sua conta e risco. O fundador da IBM, Thomas Watson, comentou certa vez: “Nada acontece até que alguém venda algo”.
Se você não está satisfeito com a rapidez do crescimento do seu negócio, Vendas é a área que você deve colocar na sua lista de prioridade em primeiro, segundo e terceiro lugar. Vá às ruas e ofereça os seus produtos/serviços a mais pessoas. Pode parecer algo um pouco grosseiro, mas essa obsessão com vendas é o alicerce de todos os negócios com crescimento sustentável.