28 de junho de 2016
Uma das chaves para ser um bom líder é ter a capacidade de refletir sobre as decisões tomadas e ver as situações, sejam boas ou ruins, como lições. Uma vez feito isso, você pode aplicar ativamente o que você aprendeu. Aceitar erros e falhas e seguir em frente é uma parte essencial de se tornar um líder de integridade. Muitas dessas lições são úteis para compartilhar com os funcionários e parceiros estratégicos. No meu caso, descobri muitas vezes que se aplicam até mesmo para os meus filhos.
Os líderes bem sucedidos estão preparados para uma variedade de cenários e sabem como se comportar quando situações desmoronam ou não vão de acordo com o plano. A preparação garante que você nunca estará em uma situação onde não possa oferecer valor ou auxiliar na resolução de problemas, conforme necessário.
Isto é simplesmente ser proativo. Se você está em um estado reativo, é possível que você não esteja operando calmamente; suas emoções estão no comando. As melhores decisões são, no entanto, muitas vezes resultado de quando seus pensamentos e emoções trabalham em conjunto.
Você deve sempre considerar não só o que é favorável para a empresa, mas também o que é melhor para a equipe e para a moral geral da empresa.
Os líderes eficazes sabem o seu “por que” e vivem-no sempre. Se você não tem uma visão clara sobre o que quer pessoal e profissionalmente, o seu empenho e foco serão inconsistentes e você irá deixar de inspirar aqueles a quem lidera.
Os grandes líderes garantem que sua visão venha a ser concretizada, mesmo em face da adversidade. É esta atitude que dá origem às experiências de liderança mais bem sucedidas e mais gratificantes. Os grandes líderes têm uma visão clara que começa de dentro. Ela é vem de sua compreensão dos seus dons naturais e desejos.
Se você não tem um sentimento intenso com relação ao sucesso em seu empreendimento, será difícil manter a consistência que você precisa para levar sua equipe à vitória.
Quanto maior o impacto que você quer ter, maior a sua influência deve ser. E nada é mais importante do que ter um líder apaixonado que não só está comprometido com o sucesso da empresa, mas também com o de cada funcionário.
Como diz o velho ditado: “quando as coisas ficam difíceis, o trabalho vai começar”; Grandes líderes sabem que, para eles, o fracasso não é uma opção. Mesmo se tudo parece estar caindo aos pedaços, um grande líder tem a autodisciplina para resistir à falha ou isso desintegra o negócio como um castelo de cartas.
Isto significa resistir à vontade de inventar desculpas e sempre trabalhar muito, mesmo quando parece pura agonia. Tudo se volta para a necessidade de visão cristalina: às vezes imaginar o resultado final e a satisfação do desafio é a única maneira de superar os momentos difíceis.