EAG – Empresa Autogerenciável

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4 maneiras para alavancar o seu negócio

15 de abril de 2016

Como alavancar o seu negócio?

No post de hoje eu vou te mostrar várias formas de como alavancar o seu negócio. Mas antes de mais nada, para te explicar o conceito de como alavancar o seu negócio eu costumo utilizar a palavra OP. OP significa “outras pessoas”, há várias maneiras de fazer com que o seu negócio cresça utilizando algum recurso de outras pessoas. E é isso que eu vou te explicar utilizando 4 diferentes jeitos de fazer com que a sua empresa continue crescendo através dos recursos de outras pessoas:

Relacionamento

Todo mundo sabe que no mundo dos negócios, o relacionamento é muito importante. E às vezes você quer chegar em um cliente, negociar com algum fornecedor no intuito de conseguir alguma coisa melhor ou talvez uma parceria, mas você não consegue acessar aquela pessoa porque você não tem nenhum tipo de relacionamento com ela.
Há uma teoria que diz que você consegue acessar qualquer pessoa do mundo através de no máximo três contatos. Vamos supor que você queira o contato do Diretor financeiro da empresa X. A primeira coisa que você deve fazer é entrar no LinkedIn. Caso você não tenha um perfil no LinkedIn é de extrema importancia você criar uma conta e começar a utiliza-la no âmbito profissional. Se você já tem uma conta, conecte-se com todas as pessoas do seu ciclo pessoal e profissional.
O segundo passo é encontra o perfil desse Diretor Financeiro no LinkedIn e verificar qual a ligação que você tem com ele, se ele é seu primeiro contato (já tem ele na sua rede de amigos), ou se ele é seu segundo contato (vocês estão conectados através de uma amigo em comum) ou um terceiro contato seu.
O próximo passo é você verificar qual o tipo de contato que você tem com essa pessoa. Caso vocês estejam ligados por uma pessoa em comum, você acessa esse contato e pede para ele te apresentar a esse Diretor Financeiro, mandando um e-mail, por exemplo. Posso te garantir que dessa maneira você conseguira resultados extraordinários utilizando o relacionamento que você tem com outras pessoas que você conhece.

Dinheiro

Bom, todos sabemos que quando um negócio está crescendo rápido, via de regra, vai faltar dinheiro para financiar esse crescimento. Isso é muito normal, caso você ainda não tenha passado por isso e você tem um sonho de ver a sua empresa crescer você vai entender isso quando acontecer. E se você já passou por isso, com certeza você vai entender o que eu estou falando.
Então quando pensamos em fazer o nosso negócio crescer, uma das coisas que nós sempre teremos que considerar é como alavancar o meu negócio gerando dinheiro. E uma das maneira é pensar no dinheiro de um investidor. Esse investidor pode ser alguém da sua família, um sócio, um investidor profissional ou um banco, por exemplo. Mas antes vai um alerta, você tem que saber o que você está fazendo com o dinheiro do investidor. Se você for usar o dinheiro do investidor, você tem que saber quais são as regras estabelecidas por ele. Se for o dinheiro do banco você tem que usar o melhor dinheiro, no melhor custo naquele exato momento. Existem linhas de financiamento, mas você precisa fazer uma pesquisa antes, saber quais são as melhores linhas de fomentos, as melhores vias de financiamento, prazo de carência, os menores juros e etc.

Tempo

O nosso dia é uma coisa muito democrática, as 24 horas são as mesmas para todo mundo, e o que acaba acontecendo para nós donos de pequenas e médias empresas, muitas vezes nós não temos tempo para fazer tudo o que prometemos aos nossos clientes e ao mesmo tempo fazer as nossas empresas crescerem.
E por que com donos de uma PME isso acontece muito? Porque grande parte deles são centralizadores. Ultimamente eu venho conversado com vários donos de PME e eu notei que eles criaram uma aversão a lidar com pessoas, têm medo de contratar pessoas e não conseguir paga-las ou têm medo delas entrarem com uma ação trabalhista. Isso é completamente compreensível.
Mas a questão é que você não vai alavancar a sua empresa se você não tiver pessoas trabalhando para você. É como eu te disse, o tempo tem 24 horas, além de trabalhar, você precisar ter tempo para você e para sua família. Então, você precisa utilizar o tempo das pessoas, contratando e pagando-as para que elas possam produzir e gerar resultado para você.

Recurso

Muitas vezes no nosso negócio, nós precisamos de muitas coisas e acaba que não temos aquele recurso disponível. E pode acontecer que tenha alguém que possui esse recurso. Vou te dar um exemplo. Imagina que a sua empresa precise de uma canal de distribuição para fazer com que o seu produto chegue ao seu público alvo. Porém, apesar de você não ter, você identificar algum amigo ou alguma empresa que tenha o canal de distribuição para chegar naquele cliente que você quer para atingir.
No Programa EAG, nós tivemos um caso de uma participante que tem uma distribuidora de carvão e possui ao torno de 3 mil clientes que ele visita toda a semana. Ele fez uma parceria com uma outra empresa de distribuição de produtos ligado a churrascaria e começou a distribuir entre os seus clientes o produto dessa distribuidora em troca de uma comissão.
Essa prática foi vantajosa para as duas partes. Para o nosso participante foi bom porque ele começou a distribuir o recurso de outra pessoa que se tornou um produto extra para seu clientes em troca de uma comissão e foi bom para o parceiro de negócio dele que conseguiu abranger a distribuição do seu produto, sem gastar muito tempo e dinheiro.
Além dessas dicas há outras formas de você conseguir fazer com que o seu negócio cresça de forma extraordinária neste período crítico que estamos vivendo. O que eu mas quero que você faça é pensar fora da caixa e aplicar essas sacadas que deixei aqui para você alavanque o seu negócio utilizando recursos de outras pessoas.]]>

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Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

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Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

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