20 de janeiro de 2016
O texto é baseado nas falas dos empresários
Quando você delega uma tarefa e ela não é feita, o que você faz? Você tolera o erro ou é complacente a ele? Qual sua atitude quanto a isso? A melhor maneira que você, como dono de pequena ou média empresa (PME), deverá lidar com isso é ser tolerante ao erro porque ele vai acontecer de qualquer maneira, ou você vai errar ou alguém da sua empresa cometerá o erro. Ser tolerante é bem diferente de ser complacente ao erro porque a partir do momento que você ou seu funcionário erra vocês assumem o erro e trabalha para consertá-lo, muito diferente de aceitar o erro e não fazer nada.
Outro erro comum que donos de PME comentem é fazer auto-delegação. Muitas vezes você delega uma tarefa ao seu funcionário e ele não a faz por vários motivos e você pega essa tarefa para você fazer. Você acabou de comprometer todo o seu processo de delegação mencionando que o funcionário não está apto a realizar aquela tarefa e você precisou pegar para fazer.
Antes de mais nada, você precisa estar consciênte em relação a missão, visão e os valores da empresa. Ou seja, na hora de delegar a tarefa você precisa saber exatamente qual o resultado que você espera com aquela tarefa, qual o objetivo da empresa e se essa tarefa está alinhada com os valores e propósito da organização.
Segunda coisa, é ter clareza quanto aos resultados. Ter bem claro o caminho percorrido. Em seguida, se pergunte porque delegar aquela tarefa? Quais os benefícios que ela vai trazer para a empresa e para o funcionário, pensando no desenvolvimento de ambos. A partir disso, estabeleça quais ações específicas precisarão ser tomadas partindo da pessoa que está recebendo a tarefa e os possíveis desafios. Quais serão os obstáculos e as dificuldades que iremos passar.
E por último, outras duas dicas que não podemos deixar de lado é delegar utilizando o Meta Smart e Check points. Marcar datas específicas para acompanhar o passo a passos das tarefas, porque é através desse check point que você vai mostrar ao seu funcionário que você se importa com a pessoas e ver as dificuldades que ela está tendo com as tarefas.
Delegar não é fácil, muito menos simples. A maioria de donos de PME centralizam atividades muitas vezes por medo de acharem que seus funcionários não conseguirão realizar a tarefa ou se apegam as atividades de alguma forma emocional. Talvez eles ainda não se deram conta que delegar beneficia tanto a empresa quanto aos funcionários. Delegar maximiza os resultados da empresa e desenvolve o colaborador. Caso você queira saber um pouco mais sobre delegação e suas vantagens, eu escrevi um post de 4 passos que vai te ajudar a entender como funciona o processo de delegação.
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