28 de novembro de 2023
Quais indicadores você utiliza para analisar o desempenho da sua empresa? Não é incomum encontrar negócios que se baseiam unicamente nos indicadores financeiros e contábeis.
Porém, o Balanced Scorecard vem para quebrar esse hábito e propor que mais fatores sejam considerados para medicar o sucesso de uma empresa.
Para entender sobre o que estamos falando, acompanhe a seguir e descubra o que é o Balanced Scorecard, saiba como ele funciona e veja os benefícios que ele tem a oferecer!
Tenha uma boa leitura!
Balanced scorecard (BSC), significa, em português, Indicadores Balanceados de Desempenho. Nesse sentido, é uma metodologia de gestão desenvolvida na década de 1990 por David Norton e Robert Kaplan.
O objetivo central dessa metodologia é analisar o negócio a partir de diferentes indicadores, e não apenas dos financeiros e contábeis, como muitas vezes é feito.
Assim, por meio do BSC você consegue fazer um planejamento estratégico mais completo para o seu negócio, considerando 4 perspectivas:
O método balanced scorecard utiliza perspectivas que são multifatoriais e interdependentes. A partir disso, é possível fazer uma análise ampla do desempenho da sua empresa.
Entenda como funciona cada uma delas logo a seguir:
Apesar de que uma análise empresarial não pode ser feita somente sob a ótica financeira, não quer dizer que ela não deva ser considerada também.
Sendo assim, a primeira perspectiva do BSC é a financeira, em que você deve avaliar os objetivos financeiros da empresa a curto, médio e longo prazo. Para isso, a expectativa dos investimentos precisa ser considerada.
Dessa forma, é preciso responder ao seguinte questionamento: para proporcionar resultados que satisfaçam os investidores, que metas a empresa deve seguir?
Para analisar isso, podem ser utilizadas diferentes métricas, como churn rate, ticket médio e ROI (Retorno sobre Investimento).
O funcionamento do método também passa pela perspectiva dos clientes. Isto é: participação da empresa no mercado e o relacionamento com o cliente.
Esse ponto é importante para que, no futuro, a empresa tenha não apenas crescido em termos de mercado, como também tenha uma grande quantidade de clientes.
Nessa perspectiva, você precisa analisar algumas questões, como:
Mais uma perspectiva que faz parte do método é a que identifica os processos internos que mais têm impacto na empresa. A partir daí você consegue melhorá-los.
Ou seja, nesse ponto o objetivo é a qualidade dos processos para que eles performem cada vez melhor até chegar à excelência.
Porém, algo importante de destacar é que essa análise não deve considerar apenas os processos já existentes. É necessário também entender quais novos processos a empresa necessita que sejam criados para atingir os objetivos do negócio.
Nesse sentido, a qualidade dos processos pode ser verificada através de uma série de indicadores. Alguns dos principais são de compliance, produtividade, atendimento ao cliente e inovação.
A quarta e última perspectiva dentro do BSC envolve o aprendizado da empresa. Ou seja, com ela você deve analisar se a empresa possui a experiência e o conhecimento que são necessários para cumprir as metas.
Isso deve ser levado, claro, para o setor de pessoas do negócio. Afinal, esses dois fatores são metidos a partir do preparo que os colaboradores possuem e do nível de alinhamento com a cultura organizacional.
Assim, é preciso investir em:
A importância dessa metodologia está justamente no fato de ela proporcionar uma visão integral do desempenho da organização.
Por ir além dos fatores meramente financeiros, como seria o tradicional, ela também direciona o foco do empreendedor para processos, clientes, crescimento e aprendizado. Pois, todos esses são igualmente relevantes para o bom desempenho do negócio.
A partir disso, você encontra diversos benefícios. Confira alguns dos principais no próximo tópico!
Um dos grandes benefícios é conquistar uma visão mais estratégica do negócio, evitando que as tomadas de decisões sejam instintivas ou baseadas em visões limitadas da empresa.
Ao analisar a organização como um todo, considerando os fatores de maior importância, você consegue traçar uma estratégia muito mais sólida e que realmente conduza ao resultado almejado.
Outro benefício é a criação de uma comunicação mais transparente na empresa. Pois, os indicadores e metas que foram obtidos por meio do BSC podem ser compartilhados com todos os colaboradores.
Assim, eles passam a ter uma compreensão maior do negócio e tendem a ficar mais engajados na execução das estratégias.
Mais um ponto que é beneficiado tem relação com as metas de longo prazo. Isso porque, com uma análise mais ampla, o foco se torna mais abrangente. Logo, você encoraja a busca por melhorias de longo prazo para que o sucesso da empresa seja sustentável e sólido.
Com a aplicação do BSC é utilizado um conjunto mais equilibrado e vasto de indicadores, captando diferentes dimensões do desempenho da empresa.
A partir disso se torna possível avaliar, de forma mais completa, o progresso dos objetivos definidos estrategicamente.
Afinal, você analisa o desempenho de diferentes fatores, como:
Portanto, agora que você já sabe melhor as principais informações sobre o BSC, o que é, funcionamento e vantagens, teste essa metodologia em sua empresa e aproveite os benefícios.
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