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Balanced Scorecard: medindo o sucesso empresarial

28 de novembro de 2023

Quais indicadores você utiliza para analisar o desempenho da sua empresa? Não é incomum encontrar negócios que se baseiam unicamente nos indicadores financeiros e contábeis.

Porém, o Balanced Scorecard vem para quebrar esse hábito e propor que mais fatores sejam considerados para medicar o sucesso de uma empresa.

Para entender sobre o que estamos falando, acompanhe a seguir e descubra o que é o Balanced Scorecard, saiba como ele funciona e veja os benefícios que ele tem a oferecer!

Tenha uma boa leitura!

O que é balanced scorecard?

Balanced scorecard (BSC), significa, em português, Indicadores Balanceados de Desempenho. Nesse sentido, é uma metodologia de gestão desenvolvida na década de 1990 por David Norton e Robert Kaplan.

O objetivo central dessa metodologia é analisar o negócio a partir de diferentes indicadores, e não apenas dos financeiros e contábeis, como muitas vezes é feito.

Assim, por meio do BSC você consegue fazer um planejamento estratégico mais completo para o seu negócio, considerando 4 perspectivas:

  1. Financeira;
  2. Dos clientes;
  3. Dos processos internos;
  4. Do crescimento e aprendizado.

Como o balanced scorecard funciona?

O método balanced scorecard utiliza perspectivas que são multifatoriais e interdependentes. A partir disso, é possível fazer uma análise ampla do desempenho da sua empresa.

Entenda como funciona cada uma delas logo a seguir:

1.Perspectiva financeira

Apesar de que uma análise empresarial não pode ser feita somente sob a ótica financeira, não quer dizer que ela não deva ser considerada também.

Sendo assim, a primeira perspectiva do BSC é a financeira, em que você deve avaliar os objetivos financeiros da empresa a curto, médio e longo prazo. Para isso, a expectativa dos investimentos precisa ser considerada.

Dessa forma, é preciso responder ao seguinte questionamento: para proporcionar resultados que satisfaçam os investidores, que metas a empresa deve seguir?

Para analisar isso, podem ser utilizadas diferentes métricas, como churn rate, ticket médio e ROI (Retorno sobre Investimento).

2.Perspectiva dos clientes

O funcionamento do método também passa pela perspectiva dos clientes. Isto é: participação da empresa no mercado e o relacionamento com o cliente.

Esse ponto é importante para que, no futuro, a empresa tenha não apenas crescido em termos de mercado, como também tenha uma grande quantidade de clientes.

Nessa perspectiva, você precisa analisar algumas questões, como:

  • Aquisição de clientes;
  • Retenção de clientes;
  • Perfil de cliente ideal;
  • Lucratividade do cliente.

3.Perspectiva dos processos internos

Mais uma perspectiva que faz parte do método é a que identifica os processos internos que mais têm impacto na empresa. A partir daí você consegue melhorá-los.

Ou seja, nesse ponto o objetivo é a qualidade dos processos para que eles performem cada vez melhor até chegar à excelência.

Porém, algo importante de destacar é que essa análise não deve considerar apenas os processos já existentes. É necessário também entender quais novos processos a empresa necessita que sejam criados para atingir os objetivos do negócio.

Nesse sentido, a qualidade dos processos pode ser verificada através de uma série de indicadores. Alguns dos principais são de compliance, produtividade, atendimento ao cliente e inovação.

4.Perspectiva de crescimento e aprendizado

A quarta e última perspectiva dentro do BSC envolve o aprendizado da empresa. Ou seja, com ela você deve analisar se a empresa possui a experiência e o conhecimento que são necessários para cumprir as metas.

Isso deve ser levado, claro, para o setor de pessoas do negócio. Afinal, esses dois fatores são metidos a partir do preparo que os colaboradores possuem e do nível de alinhamento com a cultura organizacional.

Assim, é preciso investir em:

  • Fornecer treinamentos;
  • Realizar capacitações;
  • Criar ou melhorar o código de cultura;
  • Clima organizacional.

Qual é a importância do balanced scorecard?

A importância dessa metodologia está justamente no fato de ela proporcionar uma visão integral do desempenho da organização.

Por ir além dos fatores meramente financeiros, como seria o tradicional, ela também direciona o foco do empreendedor para processos, clientes, crescimento e aprendizado. Pois, todos esses são igualmente relevantes para o bom desempenho do negócio.

A partir disso, você encontra diversos benefícios. Confira alguns dos principais no próximo tópico!

Quais são os benefícios de utilizar o BSC?

Visão estratégica

Um dos grandes benefícios é conquistar uma visão mais estratégica do negócio, evitando que as tomadas de decisões sejam instintivas ou baseadas em visões limitadas da empresa.

Ao analisar a organização como um todo, considerando os fatores de maior importância, você consegue traçar uma estratégia muito mais sólida e que realmente conduza ao resultado almejado.

Comunicação transparente

Outro benefício é a criação de uma comunicação mais transparente na empresa. Pois, os indicadores e metas que foram obtidos por meio do BSC podem ser compartilhados com todos os colaboradores.

Assim, eles passam a ter uma compreensão maior do negócio e tendem a ficar mais engajados na execução das estratégias.

Longo prazo

Mais um ponto que é beneficiado tem relação com as metas de longo prazo. Isso porque, com uma análise mais ampla, o foco se torna mais abrangente. Logo, você encoraja a busca por melhorias de longo prazo para que o sucesso da empresa seja sustentável e sólido.

Ampla medição de desempenho

Com a aplicação do BSC é utilizado um conjunto mais equilibrado e vasto de indicadores, captando diferentes dimensões do desempenho da empresa.

A partir disso se torna possível avaliar, de forma mais completa, o progresso dos objetivos definidos estrategicamente.

Afinal, você analisa o desempenho de diferentes fatores, como:

  • Resultados financeiros;
  • Nível de eficiência das operações;
  • Nível de satisfação do público;
  • Desenvolvimento de talentos e inovação.

Portanto, agora que você já sabe melhor as principais informações sobre o BSC, o que é, funcionamento e vantagens, teste essa metodologia em sua empresa e aproveite os benefícios.

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Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

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Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

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