15 de outubro de 2019
Toda empresa tem uma cultura organizacional. A cultura é o “jeitinho” de como as coisas funcionam. O problema é quando essa cultura não é escolhida pelo dono, e sim estabelecida pelo acaso.
Uma cultura organizacional bem definida e clara para todos os funcionários é o principal fator que determina se essa empresa vai crescer, ou se essa empresa está fadada ao fracasso.
Não ter uma cultura definida é o motivo para se ter uma equipe desengajada. A consequência disso é o empresário trabalhar horas e horas por dia, para fazer a empresa funcionar, quando o seu papel era o de fazer a empresa crescer. E muitos empresários acreditam que fazer a empresa funcionar é o mesmo que trabalhar duro. Porém, isso é o que chamo de “trabalho burro” ao invés de trabalho duro.
Por isso, eu, Marcelo Germano, fundador do EAG Empresa Autogerenciável, vim falar em poucas palavras a minha visão sobre como você pode construir a sua cultura forte para o seu negócio e fazer os seus funcionários aderirem à cultura da sua empresa, a partir do que eu mesmo construí ao longo da minha carreira de 23 anos como empresário.
Te desejo uma excelente leitura e reflexão!
Calma, eu não estou falando de nada que sua empresa já não tenha. O ponto é que, se você ainda não parou para montar um plano e estabelecer todos os pontos da sua cultura organizacional, é aí que pode morar o seu problema. Quando a gente fala em cultura de uma empresa, a gente fala das pessoas que nela trabalham e de um conjunto de valores, preceitos e crenças do jeito que as coisas funcionam.
Cultura é como tudo funciona dentro de uma empresa. Mas nem sempre funciona como o dono gostaria, não é verdade? Questionamentos como “parece que sou o único que trabalho dentro da minha empresa” e “meus funcionários parecem um peso para mim” são comuns, e isso é resultado da cultura que foi negligenciada pelo dono.
Qualquer característica na rotina de uma empresa é entendida como cultura, como as coisas funcionam, inclusive processos falhos, desordem, descomprometimento e falhas de comunicação. Por isso, ter uma cultura definida a partir do que está dentro na cabeça e no sonho grande do dono é um divisor de águas.
Há um tempo, li um artigo que ressaltou que as grandes empresas estavam gastando cerca de R$ 5 milhões em consultorias, com o objetivo de fazer uma mudança de cultura em suas organizações. Impressionante, não é?
Por isso que o momento certo de construir essa cultura é quando você decidiu abrir o seu negócio, no início da empresa. Mas já que isso não aconteceu no momento certo, o segundo melhor momento é agora.
Toda empresa já tem uma cultura. Porém, quando não se dá a devida importância à ela, o empresário costuma deixar alguns erros muito comuns passarem, comprometendo todo o funcionamento da empresa
Vou ressaltar alguns erros clássicos que muitas organizações costumam cometer por conta da falta de foco em relação à cultura organizacional. Uma vez com todos esses erros resolvidos, você vai conseguir transmitir com mais facilidade a cultura organizacional da sua empresa para a sua equipe.
Missão, visão e valores não servem só para enfeitar um quadro pendurado dentro da empresa. Elas são primordiais para o funcionamento do negócio.
Por isso, o empresário precisa definir três coisas: o porquê da empresa fazer o que faz e de que forma ela impacta o mundo (missão); onde essa empresa quer chegar e o que ela visa para o futuro, qual a grande ambição desse negócio (visão); e como essa empresa faz o que faz, no que acreditamos e de que forma tomamos as nossas decisões (valores).
Uma vez que esses três pontos estiverem definidos, e transmitidos para todos da empresa, é muito mais fácil ser vivida uma cultura com foco em crescimento.
Se você acredita que a única motivação dos seus funcionários é o salário que eles recebem, isso significa que você está subestimando e não engajando a sua equipe.
Uma equipe desengajada não entende o seu propósito dentro da empresa e não entrega bons resultados porque não sabe o que precisa ser entregue.
Por isso, para você ter uma equipe engajada, você precisa investir em alguns pontos, tais como:
É preciso saber que existem dois tipos de trabalho executados dentro de uma empresa: o operacional e o estratégico.
O trabalho operacional é o que precisa ser feito pelos funcionários, com o objetivo de entregar ao cliente o que foi prometido e fazerem as coisas funcionarem. Já o trabalho estratégico, que deve ser feito por você, empresário, está sempre ligado a gerar valor para o negócio de forma que conduza sua empresa para suas respectivas missão, visão e valores, e a desenvolver os seus funcionários.
Um grande erro de muitos donos de empresa é achar que delegar e acompanhar o funcionário para fazer o trabalho operacional corretamente dá muito trabalho e sendo assim, é melhor ele mesmo fazer. E quando o dono está preocupado em fazer a empresa funcionar, não tem ninguém preocupado em fazer a empresa crescer.
Saber diferenciar esses dois tipos de trabalho resulta em uma empresa com foco em crescimento, em um dono
Medir desempenho de tempos em tempos é fundamental para a sua empresa, para continuar engajando funcionários e incentivando-os a entregar resultados. O objetivo dessa ferramenta é analisar o crescimento e o desenvolvimento da equipe e acompanhá-los de perto.
Eu costumo falar que se eu soubesse a fórmula mágica da contratação eu seria bilionário com B. O ponto é, não existe fórmula mágica, mas existem técnicas e ferramentas para que a contratação seja efetiva. Algumas pessoas do mercado organizacional costumam pregar “contrate rápido e demita devagar”, quando na realidade deveria ser o contrário.
O dono precisa ter clareza sobre o papel que esse novo funcionário vai desempenhar na empresa e saber a missão desse cargo e as atividades que vão ser desempenhadas. Por isso, é melhor ele gastar um tempo considerável contratando essa pessoa ao invés de fazer uma contratação rápida e se arrepender depois.
Quando as pessoas participam dos programas do EAG, falamos sobre a importância de comunicar estratégia e resultados. Por incrível que pareça, alguns donos de pequenas e médias empresas têm medo de falar para sua equipe onde a empresa quer chegar ou quanto a empresa quer faturar, com medo de desmotivá-los, e não o contrário.
Muitas vezes, esses medos são completamente infundados. Imagina você pegar um táxi e pedir ao taxista: “me leva lá?”, e o taxista perguntar para onde. Então, você responde: “Ah, não posso falar, mas me leva lá que eu quero chegar lá”. Não faz o menor sentido, certo?
E é isso que acontece com grande parte das empresas. A empresa quer chegar em algum lugar, o dono sabe (isso quando ele sabe, porque nem sempre essa é a verdade) onde quer e quanto quer faturar, porém os funcionários não têm essa informação de forma tão clara, mas isso não é comunicado para ninguém da equipe, com medo do que as pessoas vão achar. Mas, se você não conseguir comunicar aonde você quer chegar, dificilmente você conseguirá chegar lá.
Ou seja: para fazer com que seus colaboradores se engajem, é de extrema importância dar atenção a todos os erros acima. Ao fazer isso, é o empresário que ganha com uma equipe mais engajada, sabendo o que estão fazendo e para onde estão indo.
E você, empresário, passa a desempenhar o papel certo na sua empresa, de dono do negócio, com atuação estratégica e fazendo ela crescer. Basta dar o primeiro passo para que todo esse processo aconteça.
A cultura organizacional de uma empresa define como as coisas dentro dela funcionam.
Ou seja: se há uma cultura fortalecida e transmitida de forma clara aos funcionários, a empresa prospera para o sucesso. Caso contrário, esse negócio está fadado ao fracasso.
O momento certo de construir essa cultura é lá no começo da empresa. Quando isso não acontece, o segundo melhor momento de determinar a cultura organizacional do seu negócio é agora.
Por isso, empenhar-se em construir uma cultura bem definida ajuda o time a trabalhar com foco e comprometimento na missão, visão e nos valores da empresa, e, consequentemente, a atingir resultados.
Então, agora é a sua vez de começar a tornar a sua empresa saudável, saindo definitivamente do caos. E você tem o apoio do EAG Empresa Autogerenciável para dar o primeiro passo.
O EAG Empresa Autogerenciável foi criado para ajudar donos de empresas a resolverem o caos em que seus negócios se encontram e torná-los autogerenciáveis.