3 de agosto de 2023
Ter uma cultura empresarial clara e que corresponda realmente aos valores que são importantes para o seu negócio é um dos pilares para a solidez da sua empresa. Isso é algo indispensável para guiar os passos dos seus colaboradores e para ter consistência nos processos e nas ações cotidianas.
Se o seu negócio ainda não tem uma cultura definida ou se você não está satisfeito com a existente, não se preocupe, neste conteúdo vamos revelar 4 passos para te ajudar a criar e a implementar uma cultura empresarial.
Confira a seguir!
A cultura empresarial, também conhecida como cultura organizacional, engloba a missão, comportamentos, valores, atitudes e expectativas que orientam os colaboradores e líderes de uma empresa no cotidiano de trabalho.
Ou seja, a cultura que a organização adota deve ser seguida e influenciar as ações, as crenças, os princípios e os hábitos que as equipes têm no ambiente de trabalho.
Assim, por meio da cultura empresarial, é possível conquistar um alinhamento comportamental entre o que a empresa espera dos colaboradores e como eles, de fato, agem. Porém não existe apenas um tipo de cultura, e cada negócio cria seu próprio modelo de acordo com suas características e necessidades.
Confira, abaixo, alguns dos principais tipos:
Existem diferentes formas de classificar os tipos de cultura empresarial. Sendo assim, escolhemos seguir a linha de um dos pesquisadores pioneiros no assunto, Charles Handy – que, no fim da década de 1970, publicou o livro chamado Como Compreender as Organizações.
Para o autor, há 4 tipos de cultura:
A cultura empresarial do poder é conhecida pela concentração e centralização do poder na pessoa do CEO ou fundador. Ele movimenta cada setor da organização e atua a partir de uma visão privilegiada do centro para fora.
O segundo tipo de cultura é marcado pela burocracia, conforme o próprio nome já sugere.
Uma empresa que adota essa ramificação cultural atua com processos e regras rígidas, que têm como principal norte a racionalidade.
Já a Cultura da Tarefa tem mais flexibilidade do que a anterior, sendo pautada por resultados e projetos e aceitando a influência dos colaboradores.
Trazendo essa visão para os tempos atuais, esse tipo de cultura pode ser reconhecido nos ambientes horizontais que muitas empresas estão instituindo atualmente. Isto é, sem hierarquia e com estruturas diferenciadas e inovadoras, como as que vemos em startups, por exemplo.
Por fim, a Cultura da Pessoa foca o desenvolvimento dos profissionais e o bem-estar. Isso porque os colaboradores são vistos como indispensáveis para o crescimento e o sucesso da empresa.
Nesse sentido, organizações que aplicam essa cultura costumam oferecer planos de carreira, benefícios e incentivar o desenvolvimento profissional das pessoas.
Mesmo que a sua empresa não tenha uma cultura organizacional definida expressamente, sempre existe uma cultura no cotidiano da empresa. Porém, ela pode estar descentralizada, pouco eficiente e desigual.
Nesses casos, é comum, por exemplo, que os padrões culturais sejam diferentes entre matrizes e filiais. Ou, até mesmo, entre departamentos, que acabam desenvolvendo seus próprios costumes.
Para evitar isso, é preciso desenvolver uma cultura de forma consciente e que represente os ideais do negócio. Além disso, é essencial documentá-la, para que todos tenham acesso e possam saber claramente como agir para estar em conformidade.
Veja, a seguir, algumas dicas que ajudarão você a criar e a saber como implementar sua cultura empresarial:
O primeiro passo é definir os valores que você deseja que seu negócio tenha como base. Por exemplo, se você acha fundamental que exista uma conduta íntegra dentro da empresa, escolha a ética como um dos valores. Se preza a qualidade nos serviços, produtos e nas relações, inclua também o profissionalismo nos valores.
Siga essa linha de raciocínio para listar todos os elementos indispensáveis para o seu negócio e que deverão ser institucionalizados.
Depois, compartilhe os valores escolhidos com uma equipe estratégica em uma reunião. Essa equipe ficará encarregada de ser a portadora desses valores e de transmiti-los aos outros colaboradores.
O segundo passo é transmitir, na comunicação da empresa, os valores adotados na cultura. Porém, é importante ressaltar que cultura não é apenas uma placa bonita fixada na parede da empresa, a qual ninguém presta atenção.
Para transmitir os valores é preciso ir muito além disso. Eles devem ser destacados e reforçados em eventos, apresentações, materiais e canais da instituições.
Fazendo isso, você espalha a cultura da organização tanto para os funcionários quanto para os clientes, para que todos tenham conhecimento, absorvam e relacionem o seu negócio aos valores escolhidos.
Para auxiliar no processo de compreensão e absorção da nova cultura organizacional por parte dos colaboradores, é fundamental que você incentive boas práticas. Ou seja, recompense as ações que apoiam os valores do seu negócio.
Dentro disso, analise os eventos formais e informais que já estão em prática na empresa e desenvolva programas de reforço e incentivo aos que estão alinhados com a política implementada.
Por fim, não basta criar, é importante também monitorar e aprimorar a cultura da empresa. Para tal, acompanhar a percepção e a opinião dos colaboradores é primordial.
Uma dica simples e eficiente é realizar pesquisas periódicas anônimas, nas quais os profissionais se sintam à vontade para dar feedbacks sinceros. A partir disso, atualize a política conforme a necessidade e aprimore as questões apontadas pelos colaboradores.
Quer saber mais? Confira também o episódio sobre cultura organizacional do nosso Podcast e descubra tudo sobre o assunto:
Depois de já estar mais familiarizado com o assunto, que tal conhecer dois exemplos de sucesso para se inspirar? Confira!
Na ContaAzul, que é uma plataforma de gestão integrada de empresas, a cultura tem como case a experiência e a conquista do cliente.
Assim, a empresa valoriza o capital humano e atua com modelo horizontal de gestão, permitindo que todos possam opinar e sugerir mudanças.
Como resultado, a equipe quebrou o antigo padrão de atendimento via call center – que era vigente na empresa e que tinha processos mecanizados e inflexíveis. Em vez disso, instaurou um modelo de encantamento do consumidor, prezando a proximidade e customização.
Na política empresarial do Google, há grande incentivo à inovação, bem-estar e qualidade de vida dos profissionais, começando pela estrutura do local de trabalho.
E para aprimorar os processos culturais e a análise de performance e satisfação dos colaboradores, a empresa aproveita sua expertise em Inteligência de Dados.
Após entender o que é, quais tipos existem e receber dicas para criar e implementar a cultura empresarial no seu negócio, ficou claro como definir e trabalhar nela é essencial para o fortalecimento da sua empresa, né?
Por isso, o Programa EAG te ensina a trabalhar a base sólida da sua empresa, incluindo um dos principais pilares: a cultura. Além disso, você aprende sobre gestão, liderança, crescimento, estratégia e a desenvolver equipes autogerenciáveis, para que sua empresa não dependa tanto de você.
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