21 de dezembro de 2022
No momento do surgimento de uma ideia, é natural que tudo pareça incrivelmente apto e possível, mas, será que realmente existe essa possibilidade de dar tudo tão certo como se imagina? Se você está nessa dúvida sobre um planejamento ou até mesmo um novo andamento de seu negócio, pode ser a hora de executar o modelo canvas, ferramenta usada por grandes empresas para solucionar essa questão.
O Canvas é uma das soluções mais usadas pelas empresas quando há dúvidas sobre questões estratégicas do negócio. Isso acontece porque o foco principal é entender a nossa estrutura com mais praticidade e direcionamento. Esse método foi criado por Alexander Osterwalder, do qual é definido em uma folha que possui 9 quadrantes, onde deve ser preenchido respondendo as seguintes respostas:
Ele é um mapa visual do qual observa-se como os pilares do negócio estão acontecendo e se são condizentes. Assim, ela é uma ferramenta de gestão para que antes da implementação de novas questões, tenha-se direcionamento e cuidado para que nada saia fora do esperado. A junção dessas questões ajuda no desvendamento de quatro questões essenciais no atendimento ao cliente: cliente, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira.
Quando se monta um plano de negócios, geralmente é um documento extenso e que possui grande quantidade de detalhes. Porém, com a aplicação do método Canvas, você verá tudo isso de uma maneira positiva e direcionada. Mas, lembre-se que ele é apenas um método simplificado e complementar ao planejamento! Dessa forma, você consegue ter muito mais certeza e potencialidade de observar o que acontecerá dentro de seu negócio e as potenciais consequências da aplicação dessa nova questão.
De uma maneira direcionada, o modelo Canvas mostra como um negócio tende a funcionar, qual será a oferta de valor gerada, como será a entrega e a receita a partir do que foi gerado. Ou seja, compreende-se mais sobre o funcionamento do negócio de uma forma geral, qual a necessidade que essa companhia possui e como deseja atuar. Ao ter certeza do que se está fazendo, o empreendedor tem muito mais facilidade e firmeza para lançar produtos novos ou similares dentro do mercado atuante, principalmente pela gestão bem elaborada.
São muitos os benefícios obtidos ao aplicar a ferramenta Canvas em seu negócio, incluindo:
Portanto, ele é essencial para qualquer empresa que queira começar o lançamento de um novo produto ou até mesmo daquele que já existe.
Quer saber como criar o Canvas dentro do seu negócio com cuidado e direcionamento? Confira abaixo os pontos que precisam ser levantados e comece hoje mesmo:
Primeiro é preciso que você tenha definido qual é o seu segmento de cliente, ou seja, determinar qual é o público-alvo de seu produto ou serviço. Assim, fica muito mais fácil de saber o que poderá agradar e cair no gosto dos interessados em sua marca.
Qual será a proposta que vai agregar valor a sua marca e ao consumidor que vai comprar o item em questão? Tudo isso deve ser pensado, impresso e aplicado na formação da publicidade do produto.
Quais serão os canais utilizados para que sua empresa consiga divulgar o tão desejado produto? Aqui é preciso que você realiza o estudo de quais os meios mais consumidos por parte do seu público-alvo: Facebook, Instagram, LinkedIn ou tantas outras possibilidades.
Como será firmado o relacionamento com os clientes? Qual será o ponto de destaque que trará o interessado em um efetivo comprador?
Qual é a quantidade e o potencial de fluxo de receita de sua companhia? Se você não possui de forma prévia, é preciso trabalhar com a escassez ou com o empréstimo que será realizado.
Ainda de acordo com o ponto citado acima, quais serão os recursos principais usados para que o produto ou serviço possa ser lançado no mercado? Tudo isso deve estar previsto em seu Canvas, onde caso contrário, é necessário que aconteça o planejamento para que o projeto possa sair do mundo dos sonhos.
Ainda sobre o produto, essa será a atividade chave de seu negócio ou apenas uma forma complementar a receita de sua empresa? Assim, você consegue saber o quanto será o percentual esperado das vendas aplicadas, sejam elas a base da companhia ou apenas visualizadas como modelo complementar.
Você usará parceiros no lançamento desse produto ou será exclusivo de sua empresa? Muitas companhias possuem a possibilidade de realizar collabs com outros negócios, expandindo as vendas e alcançando novos nichos que antes não estavam disponíveis. Vale a pena pensar nessa possibilidade, seja para expansão de seu negócio ou para adentrar em novos mercados.
Por fim, qual será a estrutura de custo, desde o momento da criação, aplicação e angariação de lucro em seu negócio? É trabalho do financeiro planejar corretamente o que será feito desde o início, prevendo tanto potenciais problemas, lucratividade positiva e até mesmo novos caminhos que precisam ser traçados. Você sabe bem ao certo quando é a hora de mudar o modelo de seu negócio, comandante? Confira no vídeo abaixo mais sobre os ensinamentos de Marcelo Germano e analise sua companhia! https://www.youtube.com/watch?v=gW3sy9rO474&t=624s Quer saber mais sobre como implementar os produtos e serviços de seu negócio? Continue acompanhando o blog EAG para receber informações em primeira mão! Além disso, não deixe de nos seguir em nossas redes sociais, por lá, você fica sempre por dentro das nossas novidades e sabe mais sobre o programa EAG!