22 de abril de 2022
O método cumbuca é uma ferramenta de desenvolvimento profissional criada pelo empresário, professor e mestre, Vicente Falconi. A metodologia é descrita originalmente no livro “O verdadeiro Poder”, lançado pelo autor em 2009 e também comentado no livro “Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia a Dia”, publicado em 2013.
O objetivo do método cumbuca é organizar a rotina das empresas para capacitar equipes com uma ferramenta de baixo custo. Na metodologia, o autor propõe que todos os colaboradores estudem o mesmo tempo durante um período de tempo, independente dos setores que atuam na organização.
A seguir, você acompanha mais detalhes sobre o funcionamento da metodologia.
Aprenda a aplicar o método cumbuca na sua empresa com este passo a passo:
[su_button url=”https://www.youtube.com/c/EmpresaAutogerenci%C3%A1vel?sub_confirmation=1″ target=”blank” style=”glass” background=”#ec0025″ color=”#ffffff” size=”8″ center=”yes” radius=”round” icon=”icon: youtube-play”]Inscreva-se no canal[/su_button]
Primeiramente, escolha um tema para ser estudado. Faça essa escolha sabiamente. Afinal, todas as pessoas da empresa irão participar do processo – inclusive o dono, líderes e chefes! Então, o tema proposto precisará ter um interesse em comum e contribuir ativamente para a melhoria dos resultados.
Algumas ideias de temas são palestras, documentários, livros e qualquer outro material de estudo que tenha um conteúdo associado aos valores da empresa. Por exemplo, se seu negócio tem como um valor o autoconhecimento, você pode escolher um livro que ensine dicas de produtividade.
Outra ideia é escolher temas que estejam relacionados ao momento que a empresa está vivendo. Vamos supor que recentemente a empresa foi impactada por um período de baixas vendas. Poderá ser sábio começar com um livro sobre processo de vendas ou gestão comercial.
Caso escolha um livro, divida o processo de estudos em capítulos e é importante que a empresa se organize para ter exemplares disponíveis para cada participante.
Agora que já decidiu qual vai ser o primeiro tema proposto, comunique para toda a equipe como funciona o método cumbuca e qual o primeiro prazo que devem cumprir. É importante reforçar para o time que até este prazo limite todos precisarão ter estudado o material. Por isso, proponha um prazo generoso, calculando uma data em que seja realmente possível terminar toda a leitura ou de consumir o material. Nas primeiras aplicações, prefira conteúdos pequenos como vídeos, mini-documentários ou documentos em PDF.
Provavelmente, seus funcionários vão perguntar se a empresa disponibilizará horários livres para a prática deste estudo. Neste caso, cabe ao líder definir se haverá horários coletivos para este estudo. Entretanto, a empresa não é obrigada a mobilizar horários na agenda para esta função. Para driblar a situação, o líder deverá informar os benefícios da metodologia para a capacitação profissional individual de cada funcionário e da equipe.
Caso o líder note que a ideia do método não foi “comprada” pelos colaboradores, pode ser um sinal de problemas de liderança. Reveja os processos de contratação e crie metodologias para reforçar a cultura organizacional da empresa, isso vai garantir que sua equipe esteja mais engajada e disposta a trabalhar em novas ações.
Marque uma reunião de duas horas com toda a equipe da empresa para falar sobre o tema estudado. Se o seu time é muito grande, divida os clubes de estudos em pequenas equipes de 4 a 6 pessoas. Da próxima vez, repita o processo e evite a mesma formação de equipes, pois um dos objetivos do método é justamente a integração dos colaboradores.
O ideal é que este processo de estudo e discussão aconteça uma vez na semana. Mas, caberá a liderança da empresa entender qual a melhor regularidade para a aplicação da metodologia. Uma vez conhecendo os prazos, também é dever do líder comunicar ao time sobre o próximo tema (ou capítulo) e a data da reunião.
Durante a reunião, o nome de todas as pessoas da empresa devem ser incluídos numa cumbuca – daí o nome do método. E dali deverá ser sorteado o nome de alguém para fazer uma contribuição sobre o tema de estudo, Após a apresentação desta pessoa, todos da equipe deverão conversar sobre os aprendizados que tiveram, trazer suas ideias e percepções individuais sobre o tema.
Caso a pessoa sorteada não tenha estudado ou não se sinta à vontade para fazer a contribuição, então a reunião acaba na mesma hora e só voltará na próxima semana. Essa regra reforça a necessidade de comprometimento de todos e garante que todos os funcionários estejam engajados com a prática de estudo.
Independentemente de ter ou não apresentação, o nome da pessoa sorteada deve voltar para a cumbuca, porque ela poderá ser sorteada novamente na próxima semana.
Ao final da reunião, cada equipe deverá compartilhar com todo o time os planos de ações sugeridos para a empresa a partir do tema de estudo. Se quiser, o dono da empresa poderá comentar os planos de ações brevemente. Os planos de ações aprovados, deverão ser repassados para as lideranças de cada setor para a implementação.
É interessante documentar o processo, pois assim, a empresa terá um conteúdo próprio de estudo muito rico que poderá ser usado posteriormente na integração de novos colaboradores. Além disso, o material poderá ser sempre revisitado para obter novas ideias.
Uma ideia para a documentação do processo é fazer as reuniões do cumbuca por videochamadas ou selecionar alguém de cada equipe (ou de todo o time) para anotar os planos de ações gerados a partir da discussão daquela semana.
Confira o passo a passo do método cumbuca resumido no ingráfico a seguir:
Antes de aplicar o método cumbuca na sua empresa, deixe claro quais as regras da dinâmica:
[su_list icon=”icon: external-link-square” icon_color=”#ebb415″]
[/su_list]
Para o método cumbuca funcionar enquanto metodologia de desenvolvimento e capacitação, é preciso que o gestor saiba como conduzir. Aqui vai algumas dicas para implementação:
Sim, o método cumbuca funciona em qualquer modelo de negócio. Para aplicar, basta comunicar o time e adquirir os exemplares de livros que pretende usar.
Se você não sabe quais livros usar no método cumbuca aqui vai algumas sugestões de temas para trabalhar que já fizeram parte do material de estudo usado pelos Eagênios, a forma como chamamos os funcionários da Empresa Autogerenciável.
Que tal começar pelo livro que deu origem ao método cumbuca? Neste livro o autor traz possibilidades de soluções para a solução de qualquer problema na empresa, seja ele estratégico, tático ou operacional.
Neste livro o consultor dá dicas práticas de gestão de agenda que servem para qualquer pessoa que trabalha. A sugestão é excelente para empresas que sofrem com descumprimento de prazos ou desorganização do ambiente.
Desculpability é um termo usado para o ato de dar desculpas, um comportamento natural do ser humano. Neste livro, o João Cordeiro explica como esta atitude é prejudicial ao ambiente dos negócios e como ela pode ser substituída por um comportamento responsável.
Na continuação do livro Desculpability, João Cordeiro ensina nesta obra como adquirir um comportamento de responsabilização. Empresas que estudem esta obra poderão contribuir uma equipe autogerida, com pessoas muito mais propensas a assumir seus erros e responsabilidades.
O poder do hábinto é um livro que orienta sobre produtividade e rotina. A obra é dividida em 3 etapas. Na primeira, é abordado sobre os hábitos de rotina, as tarefas que fazemos sempre, como escovar os dentes ou se alimentar. Na segunda parte, o autor explica sobre os hábitos nas organizações, orientando sobre a construção de processos eficazes. Por último, é falado sobre os hábitos sociais e a forma como nos relacionamos com outras pessoas.
Neste livro é divulgado um estudo pela harvard que compila quais as artimanhas do cérebro conquistar todos os requisitos para felicidade: positividade, criatividade, cognição, saúde, etc. Ao longo da obra são usados vários materiais de estudo para comprovar que a felicidade dá lucro e que quem quer atingir o sucesso precisa, priemiro, ser feliz, e não o contrário.
Nada melhor para qualquer empresa do que aprender com que já tem resultado. Essa sugestão de leitura segue este princípio. No livro, são revelados as técnicas que a Disney usa para encantar os clientes e detalhes que fazem parte dos bastidores dessa que é uma das maiores organizações do mundo. Ao longo da leitura, obterá várias ideias sobre gestão de pessoas, gestão à vista, processos de vendas, entre outros assuntos.
Esse livro é um dos clássicos do mundo dos negócios e muito atual. Na obra, é relatado estratégias para empresas adquirirem vantagem competitiva e se sobressair da concorrência por meio de inovação.
[su_note]QUAL A SUA SUGESTÃO DE LIVRO? Comenta aqui qual livro você indicaria para um grupo de cumbuca 😁[/su_note]
Quer mais indicações? Confira neste episódio do Podcast Empresa Autogerenciável indicações de 20 livros que mudaram a vida do Marcelo Germano, muitos deles fizeram parte de grupos de cumbuca ou integração de funcionários da Empresa Autogerenciável:
[su_button url=”https://www.youtube.com/c/EmpresaAutogerenci%C3%A1vel?sub_confirmation=1″ target=”blank” style=”glass” background=”#ec0025″ color=”#ffffff” size=”8″ center=”yes” radius=”round” icon=”icon: youtube-play”]Inscreva-se no canal[/su_button]
Se você ainda não se convenceu de que o método cumbuca é uma boa alternativa para o desenvolvimento do seu time, aqui vai uma lista de benefícios que essa ferramenta irá trazer ao seu negócio:
Além disso tudo, o método cumbuca pode ajudar uma empresa a sair da crise!
E aí, pronto para aplicar o método cumbuca na sua empresa? Comenta aqui quais foram os primeiros temas, palestras ou livros que você escolheu para o seu estudo em grupo.