EAG – Empresa Autogerenciável

li#menu-item-362 { margin-left: 10px; }

Missão, visão e valores: porque o sucesso da sua empresa depende deles

31 de outubro de 2019

Como a missão, a visão e os valores de uma empresa impactam no seu negócio? Saber a resposta dessa pergunta ajuda a entender o quanto a sua empresa e os seus funcionários estão alinhados, jogando no mesmo lado da partida – e não contra você.

Por isso, eu, Marcelo Germano, fundador do EAG (Empresa Autogerenciável), vim falar sobre o assunto para que você, empresário, entenda como esses três pontos são muito mais do que frases bonitas para colocar em um quadro em seu escritório. Digo isso por experiência própria e depois de acabar com o caos de milhares de empresas. 

Vem comigo!

O que são a missão, visão, e valores de uma empresa

Missão, visão e valores de uma empresa são elementos que englobam a cultura organizacional do negócio. Uma vez definidos, eles precisam ser transmitidos para toda a equipe, a fim de desenvolvê-la,  engajar o time e fazer essas pessoas acreditarem no objetivo da empresa. 

Uma cultura organizacional forte, isto é, um quadro de missão, visão e valores bem alinhados e vividos no dia a dia, faz com que os funcionários estejam preparados para enfrentar qualquer adversidade..

Agora, vou explicar melhor sobre cada ponto, e o motivo de eles serem fundamentais para o crescimento de sua empresa. 

Missão: diz respeito sobre o porquê a empresa existe e o porquê as pessoas estão trabalhando para que essa empresa exista. A missão da empresa é o grande propósito. Se trata de como a empresa – e os funcionários – mudam a vida das pessoas, independentemente do segmento do negócio. No final das contas, um propósito vivido dentro do negócio em prol de algo muito maior que a própria pessoa, é um dos principais fatores de engajamento dos colaboradores. 

Visão: se trata de onde o dono da empresa  quer chegar. O sonho grande do dono quando abriu o negócio. É como uma fotografia de algo grandioso que o negócio pode alcançar. Dessa forma, a visão é a forma de escrever como o dono da empresa vê onde ele e o seu negócio vão estar daqui 1, 2, 5, 20 anos. Se o empresário não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve e, consequentemente, a empresa se torna um lugar sem objetivo, com pessoas sem objetivos, em que os dias passam um depois do outro e nada muda. 

Valores: são os itens inegociáveis dentro de uma empresa. É a partir dos valores que as decisões são tomadas, que as contratações e as demissões devem ser feitas. Um exemplo de valor que temos dentro do EAG Empresa Autogerenciável é a Gratidão. Entre os EAGênios (quem trabalha no EAG) é proibido reclamar de qualquer circunstância. Nós agradecemos o problemas e agimos sobre ele. Reclamar nos coloca em uma posição de vítima e vítimas não agem para mudar a situação. Nós escolhemos agradecer os desafios para que possamos agir sobre eles. Esse é apenas um exemplo, porque toda empresa precisa ter uma lista de aproximadamente 5 valores que fazem sentido com o que a empresa e o dono acreditam e devem ser vividos por todas as pessoas, todos os dias. 

A missão, a visão e os valores podem ser expressados em um documento chamado “Código de Cultura”, que representa, de uma maneira escrita, como as coisas funcionam dentro da sua empresa. É um conjunto estabelecido por normas como as regras da empresa, como acontece o reconhecimento dos colaboradores, como a empresa toma decisões, dentre outros aspectos. Esse código de cultura deve ser apresentado para todos da empresa e deve ser revisto periodicamente.

Missão, visão e valores para o funcionário

Ter uma missão, a visão e os valores por escrito não quer dizer nada. Se eles não traduzem o que você verdadeiramente acredita para sua empresa e se eles não são vividos TODOS OS DIAS, não tem a menor chance da sua empresa chegar onde você quer que ela chegue. E digo isso por que sim, esses três fatores precisam estar definidos, claros e na cabeça dos seus funcionários.

Esses três pontos, nada mais são do que elementos da cultura organizacional, e se ela não é transmitida para os funcionários, eles não vão entender qual é o propósito da sua empresa, e nem os motivos pelos quais eles estão trabalhando nela. O resultado disso? A empresa vive um verdadeiro caos.

Algo que precisa ser observado é que, mesmo que você se esforce para fazer uma boa integração com um novo funcionário, é muito provável que ele faça a seguinte pergunta para outra pessoa que trabalha na empresa: “como as coisas realmente funcionam aqui nessa empresa?”. 

E se o funcionário que for perguntado responder algo diferente do que foi mostrado na integração, isso significa que a sua empresa tem sérios problemas com a cultura organizacional. 

O fortalecimento da cultura é um trabalho integral do dono e dos líderes da empresa. 

Considerações finais

Missão, visão e valores de uma empresa são o fundamento  que um negócio precisa ter para que a empresa funcione.

A partir de uma cultura organizacional sólida e vivida no dia a dia, os objetivos e metas se tornam cada vez mais claros e a equipe passa a trabalhar com maior harmonia, sabendo onde a empresa almeja chegar. 

Caso você enxergue que a missão, a visão e os valores do seu negócio não são vividos, significa que você precisa fortalecer a sua cultura organizacional para para colocar o seu negócio no trilho certo, a fim de torná-lo autogerenciável.

 O EAG Empresa Autogerenciável foi criado para ajudar donos de empresas a resolverem o caos em que seus negócios se encontram e torná-los autogerenciáveis.

Compartilhe

Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

Conheça mais sobre o marcelo

Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

Conheça mais sobre o Rogério