23 de maio de 2022
Toda empresa tem um jeito de funcionar. Existem comportamentos, valores e propósitos que são compartilhados entre a equipe. Esse conjunto de ações determina a cultura empresarial. Entretanto, nem sempre a forma com que ela é vivenciada está alinhada. Nesses casos, é necessário uma mudança de cultutura organizacional.
Quer saber se está na hora de iniciar um processo de mudança de cultura na sua empresa?
Aprenda a seguir como fazer com que sua equipe adote um novo jeitão de funcionar, um que esteja mais alinhado ao plano de prosperidade para seus negócios!
Segundo estudos do SEBRAE, a cultura organizacional é um compilado da empresa responsável pela criação de:
Sendo assim, é o documento oficial por incentivar o crescimento dos funcionários em conjunto com a empresa.
Da mesma forma que a falta dela também estimula problemas de produtividade, de inserção de funcionários e por fim, choques no ambiente corporativo.
Conforme dados extraídos da Pesquisa de Cultura Organizacional de 2019 da PWC, 76% dos líderes de companhias brasileiras confirmam que essa é uma pauta importante em suas agendas.
Mas, o que fazer quando há a necessidade de mudança desse tópico por vezes tão enraizado e primordial? Acompanhe abaixo as respostas para essa e demais questões!
Segundo Marcelo Germano, é importante compreender que “A empresa é o reflexo do dono” – seja para o bem, ou para o mal.
A mudança de uma cultura organizacional é o momento de deixar para trás hábitos e ações que já não condizem mais com a realidade esperada do negócio.
Realizando assim, a instalação e aplicação de novos parâmetros que vão moldar os próximos rumos e decisões de sua empresa.
Toda empresa possui uma cultura instalada, mesmo que não clara e sem diretrizes corretamente desenvolvidas.
É importante entender que mesmo quando não há a instalação desses hábitos por parte dos comandantes, uma companhia possui seu “jeitão” cotidiano e hábitos dos funcionários.
Assim, é possível sim realizar a mudança da cultura organizacional de uma empresa, porém, é preciso muita insistência e rigorosidade no dia a dia.
Alguns sacrifícios estarão dispostos no meio do caminho, como dispensar funcionários que não condizem mais com os novos hábitos da companhia, deixar alguns processos para trás e até mesmo na contratação de novos colaboradores.
Existem alguns sinais claros que podem indicar que seja o momento ideal de realizar a mudança de sua cultura organizacional. Confira eles abaixo:
Se você já identificou um desses pontos, ou pior ainda, vários deles no seu ambiente laboral, talvez seja a hora de parar e analisar o que você deseja para o futuro de sua companhia.
Quer saber todos os passos exatos de como começar uma mudança na cultura organizacional de sua empresa?
Confira o processo abaixo, basta repetir e assim, obter os resultados esperados! Além disso, acompanhe mais informações no vídeo abaixo com instruções do próprio Marcelo Germano:
É importante entender que o comandante deve ser o jardineiro do que ele deseja para a companhia, ou seja, precisa:
Depois de definir todos esses primeiros argumentos de sua nova cultura organizacional, é o momento de atentar-se para o PVE.
PVE – Ponto de Vista Educativo -, nada mais é do que a forma como você educa os colaboradores para entenderem melhor a cultura de sua empresa.
Assim, é de sua responsabilidade deixar claro o que deve ser feito e quais são os objetivos que se deseja alcançar, ensinando-as o “caminho das pedras”.
Mas, é preciso compreender que há a necessidade de uma liderança forte, ou seja, você deve impor esses ensinamentos e valores diariamente na companhia de maneira rigorosa e contínua.
O PVE possui perguntas base, como:
Ficou interessado? Assista ao episódio do Café com Comandante a seguir e entenda mais sobre o assunto e saiba exatamente como mudar a cultura organizacional de sua empresa!
Explique e deixe bem claro para sua equipe quais serão os novos padrões da companhia.
Nesse caso, você, comandante, deverá ser rígido e demonstrar que cumpre sua palavra, por exemplo:
A mudança de cultura pode ser dolorida e muito difícil de início. Afinal, é normal que pessoas da sua equipe não se sintam mais alinhadas com a nova cultura organizacional.
Por conta disso, quase todo processo de mudança de cultura empresarial ocasiona em demissões.
Com disciplina, educação e busca incessante pelos novos hábitos de sua companhia, você colherá os louros quanto menos imaginar.
Lembre-se que o processo de alteração da cultura não acontece da noite para o dia, por isso, não desanime e siga em frente com aquilo que acredita!
Não sabe como agir com um funcionário que não aceita a cultura organizacional nova de sua empresa? Assista o podcast abaixo e saiba o que deve ser feito nestes casos de má adaptação.
Existem algumas ações que podem ser adotadas para fortalecer cada vez mais a cultura organizacional de sua empresa. Veja alguns exemplos abaixo:
Assista no podcast abaixo e saiba mais sobre como trabalhar o crescimento de sua empresa apenas com a cultura organizacional com dicas exclusivas de Marcelo Germano e de Victor Reis, CEO do Grupo Med Mais.
Primeiramente, para mudar sua cultura empresarial, é preciso parar e realizar uma análise de tudo o que você deseja de novo para sua companhia.]
A melhor forma de fazer isso é com um planejamento estratégico empresarial. Essa ferramenta funcionará como uma análise completa de quais são os seus planos para o futuro.
Una o seu planejamento estratégico com as informações quea dquiriu sobre o clima organizacional.
Agora, está n hora de refletir sobre o que está faltando na empresa.
Quais os valores que quer que sejam seguidos pelos funcionários todos os dias? Quais os comportamentos? Qual o propósito que eles devem compartilhar?
E que situações a sua empresa não tolera?
Respondendo à todas as questões, crie um código de cultura atualizado. Este documento deverá servir como uma lei para a sua empresa. Todos devem conhecer e seguir.
Além de respeitar o processo, para mudar a cultura empresarial é preciso ter estômago. Ou seja, estar preparadado para defender o código de cultura, sem fazer exceções. Quando necessário, será preciso demitir, punir, reforçar.
O comandante deve lembrar que ele é o exemplo que será seguido no dia a dia da companhia, dessa forma, não deve apenas aplicar os ensinamentos exigidos, mas acreditar, viver e respirar todos eles!
Segundo Marcelo Germano, o tempo para a mudança de uma cultura empresarial costuma ser longo, podendo durar até mesmo 5 anos até que se consolide com todos os colaboradores.
É preciso persistência e insistência todos os dias. É primordial a aplicação dos rituais, da observação de todos os colaboradores e suas ações, além de sempre ficar atento ao rumo que a empresa está tomando.
O líder deve ser a força motora para que sua empresa esteja nos trilhos corretos para atingir os objetivos almejados, portanto, não desanime e continue acreditando no seu propósito final!
Quer saber mais? Assista o vídeo a segui e saiba mais sobre os ensinamentos de Marcelo Germano sobre a instalação de uma nova cultura empresarial.
A mudança de cultura organizacional é um processo inevitável em casos de empresas que tem valores e comportamentos desalinhados. Comandantes que gostariam que seus negócios tivessem outra forma de funcionar deve investir num processso de mudança cultural.
Mudar a cultura de uma empresa não é fácil nem rápido. Mas, os resultados estão diretamente associados ao crescimento do negócio. Afinal, é a cutlura organizacional o elemento de maior valor numa companhia. Um negócio pode ter o produto ou serviço replicado. Entretanto, tem uma equipe e cultura únicos.