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Pesquisa de clima organizacional: o que é? Saiba como aplicar na empresa

17 de agosto de 2022

Uma ação realizada de tempos em tempos pelo setor de RH das empresas, a pesquisa de clima organizacional é muito comum em companhias em desenvolvimento e que querem chegar mais longe.

 

Ao procurarem saber sobre os sentimentos e as impressões dos colaboradores sobre a atmosfera corporativa do negócio, têm-se uma visão mais analítica e completo do que pode ser feito para melhorar essa realidade.

 

Quer saber mais sobre como funciona? Confira aqui nesse conteúdo do que se trata, qual é a importância da realização da mesma e comece o quanto antes a aplicar dentro de sua corporação!

 

O que é uma pesquisa de clima organizacional?

O que é uma pesquisa de clima organizacional?

Conhecida como uma ferramenta super potente, a pesquisa de clima organizacional dá uma compreensão mais detalhada do ambiente de trabalho e como isso impacta nos funcionários.

 

Por meio dela, é possível ter uma maior visão de como os indivíduos se sentem dentro da empresa, criando assim melhorias para o engajamento do time, da produtividade e claro, da implementação financeira.

 

Assim, o RH convida os colaboradores para que tirem alguns minutinhos do seu dia para refletir sobre o ambiente de trabalho, as ações da companhia, além de todos os pontos positivos e negativos de uma forma geral.

 

Mas, ela ainda vai muito além do que foi citado anteriormente, a pesquisa de clima organizacional também visa demais pontos, que são:

  • Impactos financeiros;
  • Como a liderança é exercida;
  • Integração dos colaboradores;
  • Visão da missão e objetivo da empresa;
  • Impacto motivacional da equipe.

Assim, é possível apontar direções mais concretas e possíveis para os próximos passos da empresa.

 

Por isso, essa ação é parte do planejamento estratégico da empresa, não sendo apenas de responsabilidade do RH por si só.

 

Importância da pesquisa de clima organizacional

Ao pensar sobre o que é significa a pesquisa de clima organizacional, têm-se uma visão de como o contexto e o ambiente empresarial pode influenciar diretamente no desempenho dos funcionários.

 

Ou seja, como a empresa lida com situações do dia a dia, impacta diretamente nos sentimentos de todos os colaboradores – seja de uma forma negativa ou positiva.

 

Um bom clima pode ser visualizado quando há:

  • Satisfação;
  • Animação;
  • Interesse;
  • Engajamento;
  • Sugestões;
  • Dúvidas;
  • Colaboração.

Enquanto isso, um ambiente “tóxico” ou negativo é facilmente diferenciado quando há:

  • Desinteresse;
  • Apatia;
  • Insatisfação;
  • Depressão;
  • Agressividade;
  • Inconformidade.

Assim, é por meio da pesquisa de clima organizacional que se tem uma visão ampla dessa sensação dos colaboradores, e, pode-se tomar decisões para implementá-lo para cada vez ser melhor.

 

Clique no podcast abaixo e saiba tudo sobre cultura organizacional que você precisa aplicar em sua empresa o quanto antes para obter sucesso!

Confira abaixo com mais detalhes quais são os pontos que podem ser identificados por meio da aplicação da pesquisa de clima organizacional:

 

Compreender o nível de satisfação da equipe

Por meio da aplicação da pesquisa, têm-se uma visão mais ampla de quais são os sentimentos mais frequentes dentro da equipe ou de toda a organização.

 

Sejam aqueles classificados como positivos, negativos ou até neutros, dessa forma, a organização pode compreender quais são as razões disso e implementá-los.

 

Identificar pontos de melhoria

Como citado anteriormente, ao entender melhor sobre o que está afetando sua equipe – tanto da forma positiva quanto negativa -, têm-se uma melhor possibilidade de criar uma resolução ou fortalecimento da questão.

 

Assim, além de melhorar essa convivência, também demonstra interesse e atenção dos superiores para que o clima interno seja cada vez mais saudável e amigável.

 

Identificar pontos fortes

Com a aplicação da pesquisa de clima, o setor de RH pode identificar quais são os pontos fortes não somente da empresa, mas, também dos colaboradores envolvidos nos resultados.

 

Assim, a visualização é maior sobre:

  • Quem são os mais engajados;
  • Pessoas que possuem mais aptidão para comunicação.

E muito mais!

 

Aumentar engajamento dos colaboradores

Ao compreender todos os pontos que influenciam no clima organizacional de sua empresa, você tem vários pontos que podem ser trabalhados para aumentar o engajamento dos colaboradores.

 

Lembre-se que uma equipe cada vez mais interessada e trabalhando em prol dos objetivos da empresa, além de ser mais feliz, trás resultados surpreendentes para a organização de uma forma geral.

 

Afinal, segundo pesquisa da Universidade da Califórnia, colaboradores felizes trabalham 31% mais produtivos, vendem 37% a mais, além de serem 3 vezes mais criativos!

 

Reduzir rotatividade e aumentar retenção de talentos

Com uma visão mais focada na qualidade do ambiente dos trabalhadores, ao compreender o que pode ser feito ou cortado das ações do dia a dia, reduz-se o número de turnover da companhia.

 

Além disso, há uma maior probabilidade da retenção de talentos dentro da empresa, consequência de pessoas que se sentem valorizadas e querem trazer o melhor de resultados.

 

Imagine só, todos esses benefícios e vantagens para cada vez mais implementar a empresa por meio de uma simples pesquisa que geralmente é realizada a cada semestre ou anualmente.

 

Como funciona uma pesquisa de clima organizacional?

A pesquisa de clima organizacional geralmente é aplicada por meio de um questionário, porém, pode ser obtida por meio de softwares específicos ou soluções tecnológicas para gestão de pessoas.

 

Sua empresa deve encontrar a maneira que melhor funciona para que os efeitos sejam positivos e efetivos dentro do planejamento de crescimento da companhia.

Quando aplicar pesquisa de clima organizacional?

Não existe um período específico ou programação para aplicar a pesquisa de clima organizacional dentro da empresa.

 

O mais indicado é que seja feita dentro de períodos específicos para a empresa, principalmente quando a taxa de turnover está muito mais elevada do que o comum.

 

Além disso, é indicada quando o RH visualizar problemas de motivação dos colaboradores, além da queda de produtividade drástica.

 

Depois da aplicação e obtenção de resultados, é o momento de mensurar todos os indicadores e assim, aplicar ações para que o ambiente tenha melhorias para todos os funcionários e setores existentes.

 

Como aplicar pesquisa de clima organizacional

Quer saber como realizar essa aplicação de pesquisa de clima organizacional com precisão e trazer resultados surpreendentes para sua equipe? Confira abaixo como funciona o passo a passo:

 

Planeje

A fase inicial é a de planejamento, portanto, aqui você deve definir qual é o problema específico que se deseja solucionar ou a forma da pesquisa que será aplicada.

 

É preciso definir também qual será o formato das respostas: de múltipla escolha, aberta, de escala…

 

Por fim, determine qual é o prazo para responder as questões, de devolução e o período traçado para a mensuração.

 

Liste quais perguntas fazer

Depois de definir qual será o formato das perguntas e o objetivo, é a hora de traçar quais serão as questões aplicadas.

 

Nesse momento, é preciso muita estratégia e atenção no que será designado, afinal, você deseja obter certas respostas de sua equipe ou da organização de uma maneira geral.

 

Aplique o questionário anonimamente

Não somente pela questão ética, é lógico que as respostas devem ser visualizadas de forma anônima, do contrário, os colaboradores não serão sinceros caso se sintam pressionados ou vigiados.

 

Pense que ninguém irá expor quais são os pontos negativos da companhia ou de seus colegas de trabalho caso tenha a chance de perder o emprego, certo?

 

Assim, o RH tem mais chances de respostas mais certeiras e positivas para a empresa.

 

Prepare os líderes

Depois de obter os resultados e demonstrativos dos colaboradores, é a hora de reunir os líderes dos setores e discutir os resultados.

 

Tente compreender o porque das respostas que foram aplicadas e assim, discutir com os superiores o que pode ser adotado para melhorar ou reforçar o que foi apresentado.

 

As medidas que podem ser aplicadas, variando de acordo com o resultado obtido, são:

  • Aplicação de treinamentos;
  • Novas ações de marketing interno;
  • Mudança nos benefícios dos colaboradores;
  • Instalar avaliações de desempenhos;
  • Revisar os planos de carreira.

Incentive os funcionários a participar

É a hora do RH incentivar com que os funcionários participem da pesquisa de clima organizacional, afinal, quanto mais pessoas aplicando respostas e opiniões, mais claro e vasta serão as respostas.

 

Quanto menos pessoas participarem, mais reduzido e restrito será a resposta obtida, portanto, não deixe de incentivar os envolvidos.

 

Analise os resultados

Agora que você tem os resultados em suas mãos, é preciso entender o que ele significa, compreendendo as pontuações negativas, as positivas e assim, ampliar esse desempenho da organização.

 

Além disso, deve ser realizada uma comparação entre a visão e missão da empresa, com os resultados que foram angariados, melhorando aquilo que condiz com o objetivo da companhia.

 

Exemplo de pesquisa organizacional

Clique aqui e confira um exemplo de uma pesquisa de clima organizacional para se inspirar e aplicar em sua companhia.

 

Mas, lembre-se! Use a como base para criar seus próprios questionamentos, aqueles que fazem mais sentido para a melhoria interna e até mesmo externa do negócio.

 

Como mudar cultura organizacional de uma empresa?

Aplicou a pesquisa e viu que existem sérios problemas dentro de sua companhia que precisam ser mudados urgentemente?

 

É preciso entender que a mudança de uma cultura organizacional de um negócio pode levar até 5 anos para acontecer, por isso, é preciso muita organização e planejamento para essa alteração.

 

Confira no vídeo abaixo do Café com Comandante, o que deve ser feito de início para que essa alteração aconteça e inicie hoje mesmo!

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Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

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Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

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