13 de outubro de 2023
Um bom alinhamento de expectativas com o colaborador é um dos fatores que influencia o crescimento da empresa.
Quando o colaborador sabe o que precisa ser feito e até onde pode ir na empresa, trabalha com mais motivação e realiza entregas com uma qualidade melhor.
Mas a falta desse alinhamento cria expectativas equivocadas que, com o tempo, afetam o desempenho do colaborador e, consequentemente, prejudicam o andamento de projetos.
No entanto, a sua empresa pode evitar que isso aconteça ao alinhar as expectativas com os funcionários. Continue conosco neste artigo e conheça as principais dicas para o seu negócio!
A falta de alinhamento de expectativas com o colaborador causa uma série de prejuízos e até impede a expansão do negócio.
Com isso, o colaborador espera por algo que não pode ser alcançado e também não compreende sua própria função na equipe, ocasionando resultados negativos, como:
Além disso, essa falta de alinhamento de expectativas ainda contribui para a saída do colaborador da empresa, ocasionando custos com a contratação de um novo funcionário e aumentando as taxas de rotatividade do negócio.
Apesar da falta de alinhamento de expectativas com o colaborador desencadear vários impactos negativos, há como evitar que isso aconteça.
Nesse sentido, é importante entender que, para fazer um bom alinhamento de expectativas, é preciso considerar com o que o outro pode colaborar. Para isso, é fundamental haver espaços que permitam que o funcionário emita sua opinião de forma fácil e confortável.
Ressalta-se que uma empresa é feita de pessoas, que executam os processos e fazem os projetos acontecerem. Como exercem um importante papel na dinâmica da organização, é crucial que a opinião delas seja considerada.
Assim, perceberão que fazem parte da empresa e que suas ideias e sugestões são ouvidas e consideradas na tomada de decisões.
Existem 3 estratégias específicas, que ajudam em um bom alinhamento de expectativas com os colaboradores da sua empresa.
Essas táticas envolvem um bom diálogo entre os funcionários, a melhoria de processos internos e a criação de um plano de carreira para cada cargo. Entenda mais sobre a seguir.
Uma boa estratégia sempre inicia do começo, literalmente. No caso de um bom alinhamento de expectativas, o começo está no momento em que os colaboradores são selecionados e recrutados pelas equipes de recursos humanos.
O principal causador da falta de alinhamento com o colaborador é o meio pelo qual o recrutamento foi efetuado.
Muitas vezes, o processo não fica claro o bastante para o colaborador, que não entende a função que executará na empresa ou o que a empresa faz, de fato, no mercado.
Por isso, o primeiro passo para resolver o problema é otimizar o processo seletivo da empresa, de maneira que o funcionário:
Com isso, o colaborador não criará expectativas equivocadas sobre o trabalho e confiará na empresa, que foi transparente desde o começo.
Outra estratégia que nunca falha é a da comunicação. Um bom alinhamento de expectativas acontece com a abertura de diálogo e a possibilidade de uma comunicação assertiva entre empresa e colaborador.
É a partir da comunicação que os gestores dizem o que esperam do profissional e como podem crescer juntos. Para isso, é possível aplicar algumas alternativas, como fazer uma reunião de alinhamento individual, na qual as expectativas sejam alinhadas.
Por uma central de comunicação, onde os colaboradores se sintam confortáveis para adicionar sugestões e opções de melhorias, a empresa conhece a expectativa dos funcionários para depois alinhá-las corretamente.
Comumente, a falta de alinhamento acontece porque o colaborador não tem uma noção clara de onde crescer na empresa. Desse modo, ele despende um esforço substancial em atividades que não promoverão seu crescimento. E quando percebe isso, o comportamento, em seguida, é a desmotivação e o início de entregas atrasadas ou com má qualidade.
Mas tudo isso é evitado quando a empresa desenvolve um plano de carreira para cada cargo na organização.
Assim, o colaborador saberá onde o seu esforço o levará e trabalhará com mais motivação para alcançar os objetivos da empresa.
Seguindo essas dicas, você certamente conseguirá alinhar as expectativas com o colaborador e firmar uma relação de trabalho mais honesta e confiável.
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