16 de outubro de 2023
Nessa edição de NO COMANDO, descubra como um time campeão deve realmente se comportar e o que você precisa fazer para engajar os seus colaboradores.
Comandante, quando você não está por perto, a sua equipe dá andamento aos processos da sua empresa? Ou tudo depende da sua presença para funcionar? Se confiar no seu time está fora de cogitação, então não deixe de seguir adiante nessa newsletter e descobrir o que é, exatamente, uma equipe autogerenciável, como ela pode mudar os rumos do seu negócio e o que fazer para construí-la. Bora?
Comandante, vou ser direto com você: uma equipe autogerenciável é aquela na qual os colaboradores são proativos, planejando e executando tarefas sem a necessidade de receberem ordens para isso.
Em outras palavras, é um time capaz de administrar a própria agenda, de acordo com as metas e as atividades da empresa.
Seus funcionários são assim? Se sim, eles deveriam ser capazes de organizar o seguinte:
“E COMO CHEGAR NESSE NÍVEL DE CONFIANÇA COM OS MEUS TIMES?”
Cultura organizacional: aqui é onde a mudança começa. Você, no papel de líder, precisa dar o primeiro passo para construir um ambiente independente e funcional, onde as prioridades são claras e as tarefas estão bem delegadas.
Reestruturar a sua empresa de forma a fomentar a autonomia da sua equipe é um processo que pode demorar algum tempo — isso se feito da maneira correta. Para que nada saia dos trilhos, eu recomendo fortemente esse passo a passo:
Um funcionário só será autogerenciável se os seus valores forem compatíveis com os da sua empresa. Por isso, defina bem os seus princípios antes de contratar alguém e não economize tempo em busca do melhor fit cultural possível.
Comece a semana reunindo o seu time para delegar tarefas, estipular prazos e resolver quaisquer problemas que possam estar atrapalhando o funcionamento das atividades. Faça isso continuamente e se coloque à disposição para responder dúvidas. Esteja disponível.
Uma boa reunião 1:1 é o segredo para um colaborador engajado e que busca melhorar sempre em suas entregas. Esses momentos de feedback individual devem ser recorrentes e feitos de comentários genuínos e importantes para o desenvolvimento da equipe e do profissional.
Ou seja, compartilhe as metas da empresa e seja claro ao apontar objetivos a serem atingidos. Essa é a única forma de garantir que todos os times estarão conectados com você. Estimule, também, os colaboradores a darem sugestões e ideias úteis e que geram bons resultados.
Comandante, se você quer um time produtivo e engajado, precisa motivá-lo antes. Para isso, invista tempo e recursos em dinâmicas e rituais que o deixe energizado. No EAG, eu particularmente aprecio o método cumbuca, onde estudamos um livro e criamos planos de ações coletivos a partir de seu conteúdo.
Confira links e informações que vão gerar insights valiosos para a sua semana.
Ainda tem dúvidas sobre o que um time poderoso e independente pode fazer pelo seu negócio e pelos seus resultados?
Eu te trouxe 5 vantagens imbatíveis geradas por profissionais assim, disponíveis apenas para quem topa o desafio de se tornar um líder mais forte:
☀️ O clima organizacional melhora e os atritos interpessoais diminuirão significativamente.
💡 Novas possíveis lideranças surgem, uma vez que os colaboradores se sentem mais motivados para trabalhar de forma independente.
📈 Os resultados melhoram nitidamente, já que o time estará concentrado em performar bem e oferecer desempenhos impecáveis.
👥 Cada colaborador se tornará mais engajado, como consequência ao fato de que a sua liderança forte fará a equipe se sentir pertencente e reconhecida.
Duas vezes ao mês, reservamos um espaço especial em NO COMANDO para que os próprios Marcelo Germano e Rogério Valentim, donos do EAG, possam te aconselhar.
TODOS os relatos serão lidos com muita atenção! Quando o seu for respondido, você receberá um e-mail. Além disso, os dados sensíveis da história (nome da empresa e números) serão ocultados. Pode ficar tranquilo! ENVIAR HISTÓRIA
Receba indicações de livros, filmes e vídeos diretamente da nossa redação: Marcelo Germano e Rogério Valentim! Inspire-se em conteúdos capazes de virar a mesa para os empresários.
Livro: Cultura de confiança – A arte do engajamento para times fortes e que geram resultados
Autor: Luiz França
Luiz França, humanizador de organizações, redefine o conceito de um bom local de trabalho, colocando as pessoas no centro das decisões.
Este livro mostra como promover uma cultura de confiança, transformando líderes em agentes de mudança para a evolução constante das equipes e até acelerando as transformações necessárias nos negócios.
Descubra como o engajamento positivo, o diálogo aberto e a colaboração entre departamentos geram prosperidade tanto para os colaboradores, quanto para a empresa. Em outras palavras, prepare-se para desenvolver uma equipe autogerenciável.
“O fundamental é manter sempre a mesma obsessão em alcançar o sucesso. Ter sucesso não é apenas ter dinheiro, mas sim saber que uma ideia que parece impossível pode vir a ser uma empresa que irá quebrar paradigmas.”
– Romero Rodrigues, Buscapé
Esses conteúdos te ajudaram de alguma forma? Então, compartilhe com quem pode se valer desses insights também.
Comandante, não saia dessa newsletter sem prometer a si mesmo seguir esse checklist definitivo para iniciar hoje mesmo a construção de uma equipe autogerenciável:
✅ Aprenda a liderar de forma consistente e confiante;
✅ Defina valores, metas e expectativas sobre a sua empresa e os comunique aos colaboradores;
✅ Organize já um cronograma de reuniões de alinhamento e de feedback 1:1;
✅ Defina quais são as prioridades e os processos do dia a dia organizacional;
✅ Continue acompanhando esse conteúdo semanal para se tornar um líder mais forte!
ATÉ SEGUNDA QUE VEM, ÀS 07H01