15 de novembro de 2023
Se você nunca ouviu falar em ARR, saiba que este é um importante indicador para acompanhar todos os anos. A partir dele, é possível verificar se a sua empresa está crescendo e até desenvolver novas estratégias.
Neste artigo, você vai entender este indicador, o que significa ARR e como calcular para avaliar os resultados da sua empresa.
O ARR, sigla em português para faturamento recorrente anual, é um indicador financeiro muito importante para as empresas porque revela quanto a empresa está faturando anualmente
Essa métrica costuma ser muito utilizada em empresas que seguem um modelo de negócio de compra recorrente, como universidades, softwares e clubes de assinatura.
Ela pode e deve ser aplicada em qualquer negócio, pois auxilia as empresas a tomarem decisões mais estratégicas e ainda planejar ações de médio e longo prazos, que contribuam para o crescimento do empreendimento.
O ARR é uma métrica relevante, principal indicador de faturamento de uma empresa, que identifica se está crescendo e se as ações empregadas geraram o resultado esperado.
Com a métrica, os gestores conseguem ainda uma visão mais ampliada da situação da empresa, e até calcular o lucro da empresa.
Além disso, a métrica também ajuda a entender melhor o comportamento do cliente, com outros indicadores, na definição de estratégias mais específicas.
O cálculo do ARR é muito simples. Para isso, é preciso dispor do valor do seu MRR.
Para contextualizar, o Monthly Recurring Revenue (MRR) significa Receita Recorrente Mensal, e indica todo o dinheiro que entra na sua empresa por seus clientes.
Siga a fórmula a seguir para calcular o ARR:
ARR = MRR x 12
Ao multiplicar as receitas mensais pelo número de meses de um ano, obtém-se o número do seu ARR.
Por exemplo, o ARR de uma empresa que gerou R$ 30 mil em receitas mensais será de R$ 360 mil.
Assim como todos os indicadores que existem no mercado, o ARR é uma métrica que é aumentada com o tempo. Afinal de contas, o objetivo é acompanhar o crescimento da empresa, então, é normal esperar que seja maior a cada ano.
Por isso, separamos algumas práticas para implementar, a fim de aumentar o seu ARR.
A criação de campanhas de retenção de clientes antigos é uma das técnicas mais utilizadas para aumentar o seu ARR.
O motivo disso é muito simples: vender para quem já conhece e confia na sua empresa é mais fácil do que captar novos clientes.
Para isso, campanhas especiais contribuem para que seus clientes atuais voltem e comprem mais produtos ou serviços na sua empresa.
Outra estratégia interessante é aplicar descontos, pois chamam a atenção do seu público e criam o gatilho da urgência no momento de fechar as vendas.
Para trabalhar com descontos, é preciso conhecer o que seu público valoriza em uma promoção e também selecionar muito bem os produtos ou serviços que vão incidir no desconto.
Essa dica pode ser aplicada com a anterior. Aproveitar os períodos sazonais, como Dia das Mães, Ano-Novo ou Natal é uma ótima forma de aumentar o ARR.
Nesses períodos, as pessoas tendem a comprar naturalmente. Portanto, ao criar uma campanha especial nessas datas, sua empresa faz mais vendas.
Por mais que a estratégia de retenção de cliente gere ótimos resultados, a empresa sempre precisará alcançar novas pessoas para continuar crescendo.
Nesse sentido, para aumentar o seu ARR, é fundamental investir em campanhas que auxiliem a empresa a ser conhecida por mais pessoas: trabalhar com programas de indicação, anúncios pagos ou mesmo realizar sorteios para captar mais clientes.
Por fim, é possível usar estratégias de crescimento como o cross-sell e o upsell, a fim de fazer mais vendas.
Pelo cross-sell, indicam-s produtos ou serviços ao cliente, que possam ser usados com o item que no qual tem interesse em comprar. Já pelo upsell, exibe produtos melhores do que aquele que o cliente está analisando.
Aplicar essas duas estratégias no seu catálogo de produtos ou serviços contribui para mais vendas com um valor maior, colaborando para aumentar seu ARR.
De nada adianta saber como aumentar o ARR sem entender como de fato usar esse importante indicador no seu negócio. Pensando nisso, separamos 3 formas de aplicá-lo.
A primeira e mais comum maneira de usar o ARR é na criação de estratégias mais eficientes e objetivas.
Com o indicador, você visualiza se os resultados esperados são atingidos. Caso não esteja, combine essa métrica com outros indicadores do negócio, para assim descobrir onde está a falha nos processos.
Feito isso, desenvolvem-se métodos a fim de que a empresa cresça mais no próximo ano e assim atinja os resultados esperados.
Outra maneira de utilizar o ARR é no momento de definir novos objetivos na empresa. Com a métrica, há mais clareza acerca do faturamento que a empresa realmente consegue alcançar.
A partir disso, são estabelecidas metas para esse indicador, no momento de analisá-lo no próximo ano, a fim de fazer com que a empresa cresça.
Dessa maneira, a empresa trabalhará sempre objetivamente, com base na meta que precisa atingir ao final do ano.
Por fim, também é possível usar o indicador para prever o faturamento da empresa nos próximos anos.
Pelo acompanhamento do ARR ser uma boa documentação das estratégias ao longo do ano, a empresa se mantém ciente do que precisa fazer para garantir sempre o mesmo ou um faturamento maior.
Dessa forma, com o resultado do ARR de um ano, as empresas definem a métrica para os próximos, pela aplicação de novas técnicas. Assim, fica mais fácil planejar o futuro e o crescimento da empresa.
Agora que você sabe como usar o ARR, aproveite para continuar navegando no blog e conheça mais conceitos importantes!