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ARR: o que é e como calcular e utilizar na sua empresa

15 de novembro de 2023

Se você nunca ouviu falar em ARR, saiba que este é um importante indicador para acompanhar todos os anos. A partir dele, é possível verificar se a sua empresa está crescendo e até desenvolver novas estratégias.

Neste artigo, você vai entender este indicador, o que significa ARR e como calcular para avaliar os resultados da sua empresa.

O que é Annual Recurring Revenue (ARR)?

O ARR, sigla em português para faturamento recorrente anual, é um indicador financeiro muito importante para as empresas porque revela quanto a empresa está faturando anualmente

Essa métrica costuma ser muito utilizada em empresas que seguem um modelo de negócio de compra recorrente, como universidades, softwares e clubes de assinatura.

Ela pode e deve ser aplicada em qualquer negócio, pois auxilia as empresas a tomarem decisões mais estratégicas e ainda planejar ações de médio e longo prazos, que contribuam para o crescimento do empreendimento.

Importância do ARR

O ARR é uma métrica relevante, principal indicador de faturamento de uma empresa, que identifica se está crescendo e se as ações empregadas geraram o resultado esperado.

Com a métrica, os gestores conseguem ainda uma visão mais ampliada da situação da empresa, e até calcular o lucro da empresa.

Além disso, a métrica também ajuda a entender melhor o comportamento do cliente, com outros indicadores, na definição de estratégias mais específicas.

Como calcular o ARR? Passo a passo

O cálculo do ARR é muito simples. Para isso, é preciso dispor do valor do seu MRR.

Para contextualizar, o Monthly Recurring Revenue (MRR) significa Receita Recorrente Mensal, e indica todo o dinheiro que entra na sua empresa por seus clientes.

Siga a fórmula a seguir para calcular o ARR:

ARR = MRR x 12

Ao multiplicar as receitas mensais pelo número de meses de um ano, obtém-se o número do seu ARR.

Por exemplo, o ARR de uma empresa que gerou R$ 30 mil em receitas mensais será de R$ 360 mil.

Aumentando seu ARR

Assim como todos os indicadores que existem no mercado, o ARR é uma métrica que é aumentada com o tempo. Afinal de contas, o objetivo é acompanhar o crescimento da empresa, então, é normal esperar que seja maior a cada ano.

Por isso, separamos algumas práticas para implementar, a fim de aumentar o seu ARR.

Reter clientes

A criação de campanhas de retenção de clientes antigos é uma das técnicas mais utilizadas para aumentar o seu ARR.

O motivo disso é muito simples: vender para quem já conhece e confia na sua empresa é mais fácil do que captar novos clientes.

Para isso, campanhas especiais contribuem para que seus clientes atuais voltem e comprem mais produtos ou serviços na sua empresa.

Aplicar descontos

Outra estratégia interessante é aplicar descontos, pois chamam a atenção do seu público e criam o gatilho da urgência no momento de fechar as vendas.

Para trabalhar com descontos, é preciso conhecer o que seu público valoriza em uma promoção e também selecionar muito bem os produtos ou serviços que vão incidir no desconto.

Aproveitar períodos sazonais

Essa dica pode ser aplicada com a anterior. Aproveitar os períodos sazonais, como Dia das Mães, Ano-Novo ou Natal é uma ótima forma de aumentar o ARR.

 

Nesses períodos, as pessoas tendem a comprar naturalmente. Portanto, ao criar uma campanha especial nessas datas, sua empresa faz mais vendas.

Estratégias para captar clientes

Por mais que a estratégia de retenção de cliente gere ótimos resultados, a empresa sempre precisará alcançar novas pessoas para continuar crescendo.

Nesse sentido, para aumentar o seu ARR, é fundamental investir em campanhas que auxiliem a empresa a ser conhecida por mais pessoas: trabalhar com programas de indicação, anúncios pagos ou mesmo realizar sorteios para captar mais clientes.

Estratégias de crescimento

Por fim, é possível usar estratégias de crescimento como o cross-sell e o upsell, a fim de fazer mais vendas.

Pelo cross-sell, indicam-s produtos ou serviços ao cliente, que possam ser usados com o item que no qual tem interesse em comprar. Já pelo upsell, exibe produtos melhores do que aquele que o cliente está analisando.

Aplicar essas duas estratégias no seu catálogo de produtos ou serviços contribui para mais vendas com um valor maior, colaborando para aumentar seu ARR.

Maneiras e formas de utilizar o ARR no seu negócio

De nada adianta saber como aumentar o ARR sem entender como de fato usar esse importante indicador no seu negócio. Pensando nisso, separamos 3 formas de aplicá-lo.

Criar estratégias

A primeira e mais comum maneira de usar o ARR é na criação de estratégias mais eficientes e objetivas.

Com o indicador, você visualiza se os resultados esperados são atingidos. Caso não esteja, combine essa métrica com outros indicadores do negócio, para assim descobrir onde está a falha nos processos.

Feito isso, desenvolvem-se métodos a fim de que a empresa cresça mais no próximo ano e assim atinja os resultados esperados.

Definir objetivos

Outra maneira de utilizar o ARR é no momento de definir novos objetivos na empresa. Com a métrica, há mais clareza acerca do faturamento que a empresa realmente consegue alcançar.

A partir disso, são estabelecidas metas para esse indicador, no momento de analisá-lo no próximo ano, a fim de fazer com que a empresa cresça.

Dessa maneira, a empresa trabalhará sempre objetivamente, com base na meta que precisa atingir ao final do ano.

Prever a receita

Por fim, também é possível usar o indicador para prever o faturamento da empresa nos próximos anos.

Pelo acompanhamento do ARR ser uma boa documentação das estratégias ao longo do ano, a empresa se mantém ciente do que precisa fazer para garantir sempre o mesmo ou um faturamento maior.

Dessa forma, com o resultado do ARR de um ano, as empresas definem a métrica para os próximos, pela aplicação de novas técnicas. Assim, fica mais fácil planejar o futuro e o crescimento da empresa.

Agora que você sabe como usar o ARR, aproveite para continuar navegando no blog e conheça mais conceitos importantes!

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Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

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Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

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