27 de outubro de 2023
A saúde no trabalho, ou saúde ocupacional, diz respeito a manifestações e adversidades que impactam o colaborador e sua relação com o processo de trabalho.
Nesse sentido, o ambiente de trabalho saudável reduz as chances de os colaboradores desenvolverem doenças ocupacionais.
Afinal, em ambientes de trabalho nocivos à saúde, com cobranças e metas abusivas ou exposições físicas a situações de risco, o trabalhador fica mais propenso a desenvolver doenças emocionais e físicas.
Qual será a situação da saúde dos trabalhadores na sua empresa? O ambiente de trabalho é saudável?
Continue a leitura e conheça os benefícios de investir na saúde do trabalhador, saiba como identificar se está tudo bem e confira algumas dicas para promover a saúde na sua empresa.
Quando uma empresa mantém saudável o ambiente de trabalho saudável, ela cuida da saúde do trabalhador. Porém, os benefícios não são sentidos apenas pelo colaborador. A própria empresa é beneficiada também.
Confira alguns pontos positivos de promover um ambiente de trabalho saudável aos funcionários.
Um dos principais pontos positivos é o aumento da produtividade.
Colaboradores que trabalham em um ambiente saudável se sentem mais felizes. Com isso, tendem a um desempenho melhor, resultando em melhoria da produtividade.
A retenção de talentos também é um dos pontos positivos, porque profissionais que estão inseridos em ambientes de trabalho saudáveis se sentem mais valorizados e reconhecidos.
Com isso, são mais motivados e engajados e dispostos a permanecerem na empresa.
Sendo assim, a organização consegue diminuir os índices de turnover e reter os melhores profissionais.
Outro ponto relevante é a redução dos acidentes de trabalho. Conforme o Observatório Digital de Segurança e Saúde no Trabalho, a cada 3h40 um trabalhador morre em um acidente de trabalho no Brasil.
Entre os fatores que contribuem para esse dado alarmante, o ambiente de trabalho inapropriado e as doenças ocupacionais são os mais registrados.
Dessa forma, quando a empresa adota ações que visam manter um ambiente saudável no trabalho, protegendo a saúde física e mental dos funcionários, reduz a ocorrência de acidentes de trabalho.
A identificação de um ambiente de trabalho saudável engloba as características a seguir.
Funcionários alegres e felizes é um dos principais sinais de um ambiente saudável no trabalho. Ou seja, você nota que seus colaboradores dão risada frequentemente e espalham sorrisos? Então, é um indício de um clima organizacional saudável.
Pessoas motivadas também significam que o ambiente de trabalho é propício e saudável.
Mais uma característica de um bom ambiente de trabalho é a colaboração. Funcionários de diferentes equipes e setores se ajudam, em prol do crescimento da empresa.
Se isso acontece no seu negócio, é mais um indicativo de que o ambiente de trabalho está saudável.
A produtividade do seu time é boa? Isso é um sinal positivo, de que sua empresa está fazendo o que precisa para preservar o bom ambiente de trabalho.
Por fim, entre muitas outras características, colaboradores que demonstram equilíbrio emocional é mais um sinal de um ambiente de trabalho saudável.
O ambiente interfere positiva ou negativamente na saúde mental. Assim, colaboradores equilibrados emocionalmente também são um bom termômetro para medir a qualidade no ambiente de trabalho.
Dessa forma, se você nota várias dessas características nas equipes, provavelmente está tomando as decisões certas para uma boa atmosfera de trabalho.
Quando se fala em saúde do trabalhador, além da importância do tema para o colaborador e para a empresa, é preciso ressaltar que existem legislações que regem as organizações.
Uma das principais é a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que dispõe, por exemplo, acerca da média da jornada diária de trabalho à qual a empresa deve respeitar.
Nesse sentido, um funcionário pode trabalhar aproximadamente 8 horas por dia, somando 44h por semana.
Ainda, é necessário pausas para refeições e descanso, conforme o regime de trabalho adotado.
Também, outras normas abrangem a saúde do funcionário, como as da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), na NR 7, que estabelece o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) como medida obrigatória para todas as empresas, cuja finalidade é promover e garantir a saúde dos colaboradores.
Como exemplo, essa norma estabelece a necessidade dos exames médicos ocupacionais, realizados por um médico especializado em segurança do trabalho, que visita periodicamente a empresa. Com isso, ele analisa as atividades desempenhadas e o próprio local e orienta acerca das medidas a serem adotadas na prevenção de doenças ocupacionais.
Conheça algumas dicas para proporcionar um ambiente de trabalho saudável e entenda a importância e os benefícios de promover a saúde do trabalhador.
Apesar de não ser obrigatório, os planos de saúde são uma das ações mais efetivas de promoção do bem-estar e da qualidade de vida.
A maioria dos profissionais no mercado desejam ter um plano de saúde. Assim, com esse tipo de benefício, eles permanecem saudáveis, engajados e motivados no trabalho.
Incentive a prática de atividades no ambiente de trabalho, como a ginástica laboral.
Estabelecer uma rotina de atividades físicas contribui para a redução do estresse, melhora o foco, a disposição, a postura e propicia muitos outros benefícios.
Ministrar palestras que incentivam práticas saudáveis também é uma boa dica. Nesse sentido, organize palestras com temas como:
Massagens, com duração de 15 minutos durante o expediente, ajudam a diminuir o estresse gerado pelo trabalho. A disposição e a circulação são beneficiadas e promovem relaxamento. O resultado, portanto, é a melhoria do clima organizacional e da saúde do profissional.
Dessa forma, agora que você já conhece a importância da saúde do trabalhador e como impacta o negócio, aposte em ações contribuam para um clima organizacional mais saudável.
Aproveite e conheça o Programa EAG e aprenda a comandar sua empresa com estratégias de gestão que colaborem para um bom ambiente de trabalho, com colaboradores motivados e mais engajados.
Navegue pelo site do EAG e saiba tudo sobre o programa hoje mesmo!