EAG – Empresa Autogerenciável

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Como gerir uma empresa em tempo de crise?

14 de julho de 2022

Um dos cenários mais complicados e conflituosos, para os empresários é saber como gerir uma empresa em tempo de crise.

 

Situações desfavoráveis no mercado, no país e no mundo são alguns dos aspectos que podem interferir diretamente num negócio. Por isso, faz parte do trabalho do líder desenvolver competências que o ajude a superar a crise e crescer mesmo diante das dificuldades.

 

Quer se preparar para quando esse momento chegar e saber o que fazer corretamente? Leia esse artigo e comece hoje mesmo a aplicar as questões em seu dia a dia e assim, ter uma equipe forte e preparada para o quer der e vier!

 

O que é tempo de crise para uma empresa?

O tempo de crise de uma empresa pode ser consequente de vários acontecimentos, como por exemplo:

  • Problemas financeiros;
  • Atribulações com funcionários;
  • Dificuldades de gestão;
  • Problemas com o produto/serviço oferecido;
  • Captação, acompanhamento e retorno do cliente.

E muitos outros exemplos, afinal, cada empresa é única, assim como os potenciais problemas que pode acabar enfrentando.

 

Como gerir uma empresa em tempo de crise

Como gerir uma empresa em tempo de crise

Segundo pesquisa da PWC, 62% dos empreendedores brasileiros tiveram seus negócios afetados de forma negativa por crises, enquanto 33% deles afirmam que isso teve um resultado positivo.

 

Mas, afinal, o que deve ser feito para conseguir fortalecer a organização e enfrentar todos os pequenos ou grandes pontos negativos? Acompanhe abaixo:

 

1. Trabalhe a cultura organizacional

Primeiramente, você deve trabalhar desde o princípio a cultura organizacional de sua empresa, estabelecendo quais são os padrões, especificidades e o que deve ser seguido por todos os funcionários.

 

Ao implementar esse “estilo”, ele será vivido e experimentado todos os dias por todos aqueles ali alocados.

 

Dessa forma, a equipe estará pronta para lidar com eventuais crises externas, programando-se para resolver e lidar com possíveis problemas internos também.

 

Pense em colaboradores que estão em sintonia, sabem como trabalhar com o outro, entendem exatamente o que deve ser feito e todos os trâmites da companhia.

 

Um simples exemplo é quando há um novo trabalhador inserido, do qual não se adequa e não está dentro do padrão selecionado pela empresa: o próprio time terá problemas de convivência.

 

Essa é apenas uma das situações que acontecem com empresas autogerenciáveis e que possuem uma cultura organizacional forte e bem estabelecida.

 

Quer entender melhor como esse é um fator primordial para que sua equipe obtenha crescimento nos tempos de crise? Clique no podcast abaixo e saiba mais!

2. Faça gestão financeira aplicada a tempos de crise

Uma das ações primordiais que grandes empresas adotam é a gestão aplicada a tempos de crise.

 

Mas, como ela funciona? Entenda mais abaixo:

  • Dados organizados: tenha todos os valores de sua empresa organizados e registrados com muita exatidão. Nos tempos difíceis, serão usados para estabelecer um planejamento estratégico mais assertivo de médio a longo prazo;
  • Noção do cenário: com essas questões em boas mãos, você deve verificar quais são as alternativas adotadas, seja para reduzir custos, quais são as atividades indispensáveis de sua empresa até que tudo esteja corretamente aplicado em seu devido lugar;
  • Verifique o que já aconteceu: sua empresa terá que lidar com desafios, por isso, é essencial saber olhar para o que foi feito no passado para essa resolução e o que pode ser aplicado no futuro;
  • Opções de pagamento: é preciso ter paciência e saber lidar com clientes e fornecedores para manter um fluxo de caixa no mínimo saudável durante fases problemáticas.

3. Diminua a taxa de inadimplência

Lembre-se de atribuir e implementar ações para que a taxa de inadimplência diminua dentro da empresa.

 

Nesse caso, há a possibilidade de investir em incentivos de pagamento para os clientes, como gamificação, bonificação ou descontos nas próximas compras.

 

Além disso, incentivar o pagamento à vista ou dentro do prazo com valores únicos também é outra ideia interessante, portanto, vale a pena pensar em como isso pode ser implementado.

 

Ao reduzir as potenciais taxas de inadimplência, você terá um maior giro em seu caixa e assim, melhor organização com questões monetárias da companhia.

 

4. Resolva crises financeiras da empresa

Para resolver crises financeiras de sua empresa você deve criar um plano de gestão efetivo e que envolva todos os colaboradores.

 

Chame todos esses associados e exponha qual é o momento em que se está vivendo, demonstrando quais são os próximos passos que serão aplicados e o que cada um é responsável.

 

Ao focar naquilo que precisa ser resolvido e cobrar pelo retorno de seus funcionários, você terá tudo o que é preciso para sair dessa crise financeira.

 

Quer saber mais?  Asssita o víedo a seguir do Café com Comandante e escute todos os ensinamentos de Marcelo Germano para aplicar o quanto antes em sua empresa!

5. Exerça liderança

Esse é o momento do comandante deixar o trabalho operacional de lado por alguns momentos e assim, investir diretamente no lado estratégico da empresa.

 

Mesmo com a equipe mais competente do mundo, com líderes prontos para enfrentar esses momentos e com uma estrutura concreta, é preciso o foco do dono do negócio em como se sobressair.

 

Ao exercer sua liderança singular, toda a equipe estará pronta para ouvir os detalhes, preparar-se com mais disposição e assim, arregaçar as mangas para mudar o que está acontecendo.

 

Quer saber mais sobre o papel do dono da empresa durante uma época de crise? Clique no podcast abaixo e entenda todos os processos!

6. Manter o engajamento da equipe

Segundo uma pesquisa da Aberje, cerca de 55% das empresas acreditam que o grande desafio durante uma crise é o engajamento dos profissionais da companhia.

 

Mas, afinal, o que pode ser feito de forma interna para que mantenha-se essa interação entre os profissionais de sua equipe e a “peteca nunca caia”?

 

Existem várias ações que podem ser aplicadas para que seus colaboradores estejam sempre em sintonia, como:

  • Fazer o investimento de um bom líder;
  • Tenha um bom plano de carreira desenvolvido para todos os colaboradores;
  • Alinhe as expectativas com todos os trabalhadores, principalmente quanto as metas e aos objetivos da empresa;
  • Aplique feedbacks – tanto positivos quanto negativos – são essenciais para que se saiba o que melhorar ou continuar fazendo;
  • Otimize processos de trabalho.

Ao começar a aplicar algumas dessas ações – sejam elas de médio a longo prazo -, você poderá ver que sua equipe estará muito mais engajada do que antes.

 

7. Buscar novas oportunidades

Muitas empresas se desenvolveram durante crises, traçando novas rotas e caminhos, além do que se conhecia.

 

Quer alguns exemplos? Veja quais são eles abaixo!

  • Magazine Luiza: para conseguir sair da crise durante a pandemia, a Magalu investiu em peso no ecommerce, ação que resultou em 40% no aumento dos lucros da empresa;
  • MRV Engenharia: com a criação da campanha #FiqueEmCasa, a empresa ampliou os canais de comunicação digital, melhorando a possibilidade de contato e facilidade de resolver documentação e trâmites dentro de casa. Com isso, aconteceu o aumento de 28% das vendas.

Esse é o momento de parar e olhar para dentro de sua organização. O que pode ser modificado? Quais são os pontos de virada que você está deixando de lado? Tenha atenção nos pequenos detalhes!

 

Como fazer empresa crescer na crise?

Uma das questões que as pessoas mais tem dúvidas é sobre como fazer a empresa crescer diante de uma crise.

 

Afinal, o que deve ser adotado para que saia do óbvio e obtenha-se sucesso muito além do existente?

 

Segundo dados da Agendor, essas são algumas das práticas que organizações que precisaram se reinventar durante a pandemia começaram a aplicar:

  • Potencializar o fluxo de caixa;
  • Expandir as vendas além do físico;
  • Investir na transformação digital;
  • Ampliar a prospecção de clientes;
  • Cuidados na gestão do cliente e no setor interno.

É preciso que você, comandante, se debruce sobre essas questões e veja quais são aquelas que devem ser aplicadas imediatamente.

 

Quer saber mais? Clique no vídeo abaixo e saiba como obter gestão estratégica em momentos de crise por Marcelo Germano e Leonardo Castelo!

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Como gerir uma empresa desorganizada?

Se você quer saber como gerir uma empresa que se encontra em um momento desorganizado, é preciso aplicar alguns passos específicos para mudar esse cenário.

 

Confira abaixo!

 

Padronize processos

A otimização de processos é essencial para que sua companhia alavanque e saia da crise, visto que muitas vezes, uma rotina desorganizada pode dificultar etapas.

 

Tudo isso reduz a produtividade, consequência que diminui os resultados da empresa, seja de forma pequena ou gradual.

 

Então, comece a definir processos, como devem ser efetuados, o que deve ser executado e dessa forma, manter essa organização diariamente.

 

Tenha gestão de documentos

Diariamente, uma empresa possui muitos documentos e contratos, sendo assim, um grande desafio mantê-los em dia para eventuais consultas.

 

Por isso, manter essa organização diária, em quaisquer pontos: é primordial para que uma organização esteja sempre pronta para lidar com eventualidades.

 

Tenha planejamento financeiro

O planejamento financeiro é uma das ações principais que uma companhia deve ter, afinal, quando as despesas estão bem controladas, há a possibilidade de analisar e traçar novos planos para que o futuro de sua empresa seja surpreendente.

 

Do contrário, é comum que a empresa esteja endividada, não consiga entender melhor como aplicar os investimentos e claro, tenha problemas de crescimento dentro do mercado.

 

É preciso assim, um acompanhamento preciso e muito rigoroso de todas as transações que estão sendo executadas na organização, considerando o capital de giro, além da separação das finanças pessoais e empresariais de todos os trabalhadores.

 

Envolva toda a equipe

O trabalho de equipe é parte única de tudo isso, afinal, quando uma equipe permanece junta, os resultados são potencializados e muito mais efetivos do que seriam se aplicados de forma individual.

 

É essencial que todos os envolvidos entendam quais são as atividades que serão executadas e qual é o objetivo final, afinal, todas as ações vão impactar diretamente no dia a dia desses trabalhadores.

 

Engana-se, comandante, caso pense que o EAG não enfrentou grandes crises! Clique no podcast abaixo e saiba como conseguimos aumentar a receita da empresa durante tempos difíceis!

Quer mais provas de que dá para administrar uma empresa em tempo de crise?

 

Confira o que estes empreendedores que passaram pelo Programa EAG usaram como solução para sobreviver e crescer num tempo de crise:

 

Quer obter os melhores resultados? Faça você também o programa EAG e veja como sua empresa pode se tornar única mesmo em meio a dificuldades!

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Quem é marcelo germano

Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.

Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.

Conheça mais sobre o marcelo

Quem é ROGÉRIO VALENTIM

Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável

Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.

Conheça mais sobre o Rogério