6 de janeiro de 2017
Uma coisa que eu venho observando é o seguinte, afinal de contas, o que é o equilíbrio e como faço para ter esse equilíbrio?
Muitas vezes acreditamos, por incrível que pareça, que se tivermos o mesmo peso dos dois lados da balança estamos em equilíbrio e se um lado estiver mais pesado está desequilibrado. Uma coisa que eu ando percebendo, depois que comecei a trabalhar com empresários de pequenas e medias empresa, é que eles acreditam que esse conceito se aplica a vida pessoal e ao mundo dos negócios.
Mas na verdade quando os dois lados da balança estão em equilíbrio você está estagnado ou marasmo. A vida é muito dinâmica, tanto nas questões pessoais quanto nas questões profissionais e o que acaba acontecendo é que a balança vai estar sempre oscilando, se movimentando. Isso significa que você está tendendo ao equilíbrio e não 100% do tempo equilibrado. Você está lidando com os desafios diversos que a vida oferece.
Na maioria dos casos, nas “balanças” dos empresários que eu conheço, o peso pende mais para o lado profissional e muito pouco para o lado pessoal. De vez em quando eles radicalizam e pesa mais o lado pessoal. Isso não é tender ao equilíbrio é colocar mais peso de um lado ou do outro.
1) O que você quer para sua vida?
2) O que você quer para sua empresa?
Respondendo essas duas perguntas você terá clareza do que quer para sua vida e para sua empresa. Uma vez que você tiver clareza desses dois cenários, você vai conseguir arbitrar ou simplesmente negociar em qual momento vai dar mais atenção para um lado e mais atenção para o outro.
Em determinados momentos você terá que dar mais atenção a si próprio, aos familiares ou a sua saúde, por exemplo. E em determinados momentos sua atenção será ao seu negócio porque a empresa estará em crescimento passando por um momento de crise. Entendendo essa dinâmica, as coisas ficam mais fáceis.
E não é simplesmente você escrever a tal das metas SMARTs, mas para você criar um sistema de apoio, para você conseguir equilibrar os dois e atingir tanto os objetivos de um quanto de outro. Duas coisas muito interessantes que vão te ajudar a facilitar isso 1) quais seus pontos fortes e se apoiar neles para você conseguir mais resultado e 2) é trabalhar a sua agenda.
Eu sei que você empreendedor não trabalha muito bem a questão da agenda. A dica que te dou é trabalhe sua agenda e crie os “blocos sagrados” incluindo tempo para você e para atividades de foco na sua empresa. Fazendo isso de maneira intencional, você vai tender ao equilíbrio.
Se você estiver mais interessado nesse assunto, separei mais alguns conteúdo que você possa gostar:
]]>