O que é a declaração da missão de uma empresa? Crie a sua em 7 passos!
05.01.2023
Você já se perguntou sobre qual é o motivo da existência de sua empresa, comandante? Se não sabe bem a resposta, é o momento de parar e refletir sobre essa questão.
A forma como ela é respondida e colocada para os colaboradores é uma poderosa aliada de sua empresa, do employer branding e principalmente como o consumidor vê o proposito da sua companhia.
É com esse requisito que você poderá criar a missão e a visão de sua empresa, além de como serão todas as demais ações aplicadas no futuro do negócio.
Confira mais abaixo sobre como funciona essa declaração de missão de uma empresa e como criar a sua!
A declaração da missão de uma empresa mostra a "essência" do porque as coisas são como são, quais são os motivos do porque ela existe e atua diariamente para mudar a vida das pessoas.
É natural que essa declaração sirva como um "norte" para a contratação de funcionários que estejam dentro da cultura organizacional de sua empresa, sendo usada também para repelir aqueles que não tem nada a ver com o negócio.
Essa declaração precisa responder:
O que é a declaração da missão de uma empresa?

- O que a empresa faz;
- Como ela faz;
- Para quem faz.
Diferença entre visão e declaração da missão
Os termos de visão e declaração de missão podem parecer a mesma coisa, por vezes, estão dispostos da mesma forma ou no mesmo documento da companhia. Mas, se diferenciam em vários pontos, que são:- Declaração de missão é o que a empresa está trabalhando no momento;
- Já a declaração de visão é o que a empresa quer atingir no futuro, ou seja, para onde está indo.
Importância da declaração da missão de uma empresa
Ok, mas e afinal, quais são os principais pontos da declaração da missão de uma empresa e qual o seu impacto dentro da companhia? Confira abaixo:- Define o propósito de uma empresa;
- Descreve de maneira simples o porque ela existe, direcionando os colaboradores e seus donos para as próximas metas e questões;
- Dá detalhes para os interessados em comprar o produto e serviço sobre a companhia;
- Cria a "personalidade" do negócio, importante para a contratação de novos talentos e na decisão de compra do público-alvo.
Como definir a missão de uma empresa?
Pensando em como você pode definir a missão de sua empresa? Veja a seguir algumas dicas do EAG para aplicar dentro de seu negócio:- Tenha clareza sobre a proposta de valor de seu negócio e como ele deve ser oferecido ao público-alvo;
- É preciso que isso seja mais do que o produto/serviço vendido, mas sim, prestar uma experiência única ao consumidor;
- Essa missão precisa ser direta, simples e inspirada para os próprios funcionários, para interessados em entrar na empresa e para o comprador de seu item, motivando todas as partes a se engajar com a companhia do que com a concorrente;
- Pense em como a sua empresa em especial deseja mudar a sociedade ao seu redor.
Como fazer declaração da missão de uma empresa?
Quer saber como fazer a declaração da missão de sua empresa de uma maneira direcionada e efetiva? Veja abaixo algumas dicas para começar o quanto antes.1. Declare a missão da sua empresa em voz alta!
É importante que não somente o dono da empresa esteja ciente sobre o que será a missão da empresa, mas, também todos os envolvidos no negócio e o cliente em potencial. Lembre-se que esse será um dos grandes diferenciais em relação aos seus concorrentes, tanto na hora da contratação de novos talentos, na retenção dos mesmos, assim como na escolha do público-alvo.2. Incluir na página de sobre do site oficial
É preciso deixar o mais claro possível para todos os públicos já citados anteriormente qual é o objetivo de seu negócio. Por isso, inclua uma página de "Sobre" ou uma especificamente com a "Missão do negócio", posicionando-se assim de forma oficial e bem clara.3. Incluir na bio dos perfis em redes sociais
Deixe também com que essa questão esteja clara em todas as redes sociais e meios que sua empresa pode ser encontrada. Aqui no EAG a nossa missão está descrita de forma sucinta e rápida em nossas redes sociais:- Acabamos com o CAOS nas empresas através de uma equipe autogerenciável. Inscreva-se no Programa EAG!
4. Incluir no código de cultura da empresa
Com base nessa missão, é a hora de criar o código de cultura de sua companhia e deixá-lo disponível para todas as pessoas que quiserem saber mais sobre o seu negócio. É ele quem vai facilitar a visão do que a sua empresa deseja e despertar a curiosidade dos interessados em saber mais.5. Informar nos processos seletivos
Na hora de contratar funcionários, deixe claro qual é o objetivo da empresa e como isso realmente pode mudar a vida das pessoas ao seu redor. Não deixe de repassar a "experiência" para o futuro colaborador, assim, você cria a conexão necessária para achar funcionários aplicados e que vão realmente se conectar com o propósito do negócio.6. Ter sua missão visível na comunicação institucional e comunicação visual da empresa
Não invista somente na missão de forma escrita no negócio: deixe visível também em todos os pontos da comunicação visual da empresa. Pense em qual será a logo que melhor representa sua empresa, quais são as cores mais aplicáveis, quais são as maneiras de se comunicar que mais se encaixam com o perfil da companhia.7. Criar dinâmicas para reforçar a missão da empresa aos colaboradores
É preciso que os trabalhadores de sua empresa realmente VIVAM a causa e a missão do negócio, portanto, vale a pena pensar em dinâmicas e estratégias que reforcem esse processo no dia a dia dos envolvidos. Que tal explorar a gratidão por meio de 3 agradecimentos rápidos do dia a dia? Que tal pensar em como o produto ou serviço realmente muda a vida das pessoas quando adquirido? Tudo isso dará a "cara" da declaração da missão de sua empresa, além de reforçar essa questão em todos os meios possíveis para quem quer descobrir mais sobre a companhia. Confira no podcast abaixo mais sobre qual é a relação entre funcionário engajado e o real propósito de sua empresa e reflita sobre essa questão tão importante! https://youtu.be/osRATlS6hjUQuando fazer a declaração da missão de uma empresa?
A declaração da missão da empresa não deve ser uma questão pontual na sua empresa, na verdade, ela precisa ser vivenciada, respirada e aplicada em tudo o que você, comandante, fizer e sua equipe. Lembre-se que a empresa é a cara do dono, portanto, é preciso viver tudo aquilo que você deseja vender para o seu cliente. Que tal começar a aplicar diariamente essa questão que permeia o seu negócio e verificar o quanto isso mudará a sua empresa?Está com dificuldades para engajar sua equipe na missão da sua empresa?
Se você está enfrentando problemas para engajar a sua equipe com a missão de sua empresa, talvez seja o momento de saber mais sobre o programa EAG. Por meio de seis pilares únicos e específicos, ajudamos com que seu negócio saia do caos e comece a realmente ser compreendido tanto de forma interna, quanto externa. Encontre o propósito da sua companhia com a nossa ajuda, além de tornar toda a sua equipe cada vez mais autogerenciável!
QUEM É MARCELO GERMANO
-
Marcelo Germano, empresário há mais de 25 anos e dono de 5 empresas de diferentes segmentos, criador do método Empresa Autogerenciável.
-
Criou o método para ajudar o dono de uma pequena ou média empresa, que esteja vivendo no caos com os seus funcionários, a conquistar uma equipe que não dependa dele para funcionar.
CONHEÇA MAIS SOBRE O MARCELO

QUEM É ROGÉRIO VALENTIM
-
Empresário com experiência em vários segmentos, atuando como CEO no EAG - Empresa Autogerenciável.
-
Formado em Propaganda e Marketing pela ESPM, também é CEO na Lumma Despachante e sócio-fundador na Techslab.
CONHEÇA MAIS SOBRE O ROGÉRIO
-
Ferramentas
- Habilidades empreendedoras
- Oportunidades de negócio
- Plano de negócios
- Finanças e gestão financeira
- Marketing e vendas
- Gestão de equipe
- Inovação e adaptabilidade
- Networking e parcerias
- Gestão do tempo e produtividade
- Monitoramento e avaliação
- sobrecarga no trabalho
- plano de negócios
- Relacionamento empresarial
- Tolerância de atraso
- pedido de demissão
- modelagem de negócios
- automatização de processos
- relacionamento profissional
- trilha de carreira
- saúde do trabalhador
- licença remunerada
- matriz de eisenhower
- ética empresarial
- playbook de vendas
- liderança feminina
- obrigações fiscais
- planejamento tático
- absenteísmo
- contratação freelancer
- pequena e média empresa
- cliente insatisfeito
- ARR
- compliance
- fases do processo empreendedor
- jornada do colaborador
- contrato por tempo determinado
- 5 forças de porter
- balanced scorecard
- demissão em massa
- softwares de gestão
- programa para autônomos
- empowerment
- aprendizagem autodirigida
- matriz ansoff
- metas individuais
- autonomia no trabalho
- captação de recursos
- como reduzir custos na empresa
- vender férias
- o que é ESG
- comportamento do consumidor
- técnicas de autogerenciamento
- avaliação de liderança
- controle interno empresarial
- produtividade empresarial
- autogerenciamento no trabalho
- indicador de frequência
- gestor
- avaliação de desempenho individual
- segmentação de mercado
- roadmap
- marketing personalizado
- processos empresariais
- vantagens do modelo de empresa autogerenciável
- cultura de inovação
- dinâmica de grupo online
- growth marketing
- matriz bcg
- método moscow
- capacitação gerencial
- digitalização de processos
- empresa humanizada
- erp para pequenas empresas
- hábitos de sucesso
- tração startup