Uma empresa geralmente nasce do sonho de empresários de se tornarem independente financeiramente, terem mais tempo para si mesmo e para a família, além da vontade de comandar o próprio negócio.
Porém, é de suma importância que exista o correto gerenciamento da empresa para que assim, todos os passos atuais e futuros possam ser tomados de forma segura e concreta.
Comandante, você sabe bem ao certo como funciona esse processo tão importante dentro de seu negócio? Confira mais abaixo sobre como executá-lo e comece o quanto antes!
Qual é a importância de fazer o gerenciamento da empresa?
Ao aplicar uma gestão empresarial de sucesso, sua companhia terá muitos benefícios que englobam tanto a equipe, os resultados e também a visão do cliente do negócio.
Um dos principais pontos de destaque é a alta produtividade, gerando muito mais fluidez diante dos processos, ampliando as estratégias de gestão e o clima organizacional.
Como essa gestão possui foco no diagnóstico de melhorias da companhia, há também a criação de metas cada vez mais estratégicas e direcionadas.
É natural que com as aplicações citadas anteriormente, a entrega ao cliente seja cada vez mais direcionada, seja do serviço ou da visão que ele possui da empresa que está negociando.
Confira no vídeo abaixo mais sobre os 6 pilares para tornar qualquer empresa autogerenciável com dicas exclusivas de Marcelo Germano!
Tipos de gerenciamentos de empresas
Uma gestão possui diferenças entre uma e outra sobre as diretrizes e formas que algumas questões são resolvidas, assim como a organização do time.
Veja abaixo os 7 principais modelos para se inspirar e compreender qual deles melhor se encaixa dentro de sua companhia.
1 – Gestão centralizadora
A gestão centralizadora acontece quando as principais decisões são tomadas por apenas um núcleo empresarial, geralmente com os diretores.
Esse modelo apresenta uma estrutura rígida e com pessoas específicas gerenciando as áreas estratégicas do negócio.
Alguns pontos de destaque desse modelo, são:
- Decisões mais rápidas: pela dependência de menos pessoas, as ações são mais rápidas;
- Ações limitadas: é preciso considerar muitos pontos antes de tomar o próximo passo;
- Continuidade das ideias: como é uma pessoa ou poucos indivíduos que tomam as decisões, seguem um fluxo condizente;
- Possibilidade de ser autoritária: é preciso cuidado para que os colaboradores não sintam-se excluídos dentro da empresa.
2 – Gestão democrática
Já esse modelo valoriza a opinião dos trabalhadores diante das decisões e estratégias que serão tomadas, permitindo com que todos deem seu ponto de vista no processo.
Assim, as características mais marcantes desse modelo, são:
- Lentidão da ação: como são muitas pessoas envolvidas, é natural que a resposta empresarial seja mais lenta;
- Alto nível de responsabilidade: é de suma importância que as pessoas envolvidas sejam comprometidas com o que estão fazendo, visto que tem maior poder dentro da companhia.
3 – Gestão por processos
Aqui o foco são os processos que são aplicados na empresa, não tanto as decisões, assim, a procura é pela implementação e gerenciamento de que as ações sejam eficientes e bem executadas.
O foco é ter um padrão e otimização dos processos, gerando resultados mais assertivos ao negócio, onde é preciso cuidado na possibilidade de ignorar as pessoas envolvidas.
4 – Gestão de resultados
5 – Gestão de cadeia de valor
A questão final desse modelo é de agregar uma grande experiência ao cliente, onde tudo que é aplicado de forma interna, é focado no atendimento ao público.
Aqui, a intenção é fidelizar o público, permitindo maior flexibilidade aos colaboradores, atendendo assim a necessidade de cada indivíduo que está sendo atendido.
Porém, isso exige uma maior colaboração e entendimento dos processos, que são constantemente atualizados.
6 – Gestão comportamental
Esse modelo avalia o desempenho e comportamento dos colaboradores.
Aqui, a principal intenção é compreender o perfil dos funcionários da companhia, pensando em como aproveitar melhor todos os talentos para que tenha-se mais desempenho e alta produtividade.
7 – Gestão por competências
Por fim, a gestão de competências também foca nas pessoas, atuando diretamente no conhecimento e nas atitudes dos colaboradores para que os objetivos empresariais sejam atingidos.
A questão aqui é deixar as metas da empresa, a qualidade dos funcionários e a execução de suas funções em equilíbrio.
Tudo tem seu início logo na contratação dos profissionais, encontrando aqueles que sejam condizentes com a cultura organizacional e tenham alta performance.
Dicas de como fazer o gerenciamento da empresa
Quer algumas dicas extras de como conseguir fazer o gerenciamento de sua empresa de uma maneira simples e mais efetiva?
Veja abaixo algumas dicas que podem te ajudar durante o início e andamento dessas aplicações!
- Entenda seu negócio: tenha um mapeamento de sua empresa, de qual modelo de gestão será aplicado e como isso poderá alavancar sua ideia. Tenha noção sobre seu produto e como pode impactar a vida dos consumidores;
- Avalie o nicho de atuação: ao compreender mais sobre o cliente e o mercado de atuação, é possível direcionar com mais atenção e qualidade o atendimento que prestará para o público alvo, sempre de olho nas tendências em alta e o que precisa ser melhorado;
- Tenha uma equipe de qualidade: é preciso encontrar profissionais que vistam a camisa de sua empresa e tenham afinidade com a cultura organizacional do negócio;
- Lidere com exemplo: lembre-se que a empresa é o reflexo do dono, portanto, dê o exemplo e se relacione com todos os funcionários da melhor maneira possível. Repasse segurança, aplique feedbacks, faça reuniões constantes e a gestão à vista;
- Foco no controle financeiro: é importante não misturar a vida pessoal da profissional, por isso, siga as orientações de seu consultor financeiro ou do contador, evitando com que possíveis dívidas e problemas surjam ;
- Faça avaliações constantes: tanto dos colaboradores, de sua própria gestão e dos produtos, é primordial que tudo seja verificado, corrigindo erros e aprimorando o que pode ser melhorado;
- Invista em comunicação: não permita com que existam falhas na hora de repassar informações para os envolvidos, para o cliente ou diretores, portanto, fiscalize esse ponto primordial de todas as empresas;
- Negocie com habilidade: a habilidade de negociação deve ser um dos pontos principais em sua companhia, em todos os âmbitos. É preciso que todos estejam satisfeitos com os acordos prestados;
- Use a tecnologia a seu favor: tanto na hora de pagamento, na transação de processos e emissão de contratos, use os meios digitais para que todos os procedimentos sejam facilitados e organizados;
- Foco na inovação: por fim, não deixe com que o que está dando certo te impeça de conhecer novos processos e investir em melhorias para o time. A inovação é primordial para empresas que querem continuar crescendo e ir além!
Tudo isso te ajudará a ter uma companhia cada vez mais autogerenciável e com alta performance em todos os procedimentos que forem executados.
Curso de gerenciamento de empresas
Comandante, você sabia que empresas de sucesso não hesitam em pedir ajuda e auxílio para outras companhias especializadas na “dor” que estão passando?
Esse pode ser o seu momento como líder de uma companhia procurar por negócios especializados para implementar a atuação e sanar a “pedra no sapato”.
Você já conhece o programa EAG? Por meio de 6 pilares bases, tiramos sua empresa do caos, implementando e fortalecendo todos os setores e questões essenciais, como:
- Cultura organizacional;
- Tração;
- Finanças;
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