7 de agosto de 2023
Você consegue delegar tarefas no seu cotidiano de trabalho ou é um centralizador? Essa é uma pergunta fundamental para todo empresário.
Vamos imaginar o seguinte cenário: você, que é o dono da sua empresa, trabalha mais de 12 horas por dia, passa o tempo todo apagando incêndios e se ocupando com tarefas operacionais, por exemplo, fazendo o microgerenciamento de tudo o que sua equipe precisa entregar.
E isso se repete, dia após dia. No fim do expediente, você está exausto e com a sensação frustrante de que não fez nada, só resolveu problemas que surgirão novamente no dia seguinte. E mais, quando você chega em casa, sua família já está dormindo, ou você está sem energia para sua vida social.
O cenário é ainda mais caótico, pois isso se repete, tornando-se um hábito, e você tem a sensação de que a sua empresa não funciona sem você. Isso que relatamos é a rotina de um centralizador, ou seja, de um gestor que não delega.
Se identificou? Pois é, essa é a realidade de muitos empresários bombeiros, que estão sempre apagando incêndios e sem tempo para focar em estratégias que, de fato, farão com que a empresa tenha crescimento. Muitas vezes, nem percebem que estão vivendo nesse caos, o que chamamos de miopia empresarial.
Porém, fique tranquilo, nós do EAG podemos ser seu guia, isto é, te ajudamos a delegar e a sair desse círculo vicioso de caos. E para que você tenha tempo para se dedicar ao que realmente depende de você, o crescimento da sua empresa, é fundamental desenvolver equipes autogerenciáveis.
Assim, buscando entender um pouco mais sobre a importância da delegação de tarefas e como isso faz toda a diferença na prática, veja abaixo o depoimento de quem já fez o Programa EAG e passou de empresário bombeiro e centralizador para Comandante do próprio negócio!
Veja também: Como delegar tarefas do jeito certo em 5 passos
Antes de trazer um dos depoimentos práticos, é essencial entender o que é o Programa EAG.
Com esse programa, nós fornecemos as ferramentas para que você mesmo vença o caos, o grande vilão da sua empresa, te transformando no Comandante do seu negócio.
Para isso, o programa dará clareza em relação aos seus objetivos e mostra o que está impedindo de serem atingidos.
Além disso, você aprende a desenvolver equipes autogerenciáveis, ou seja, que entregam o que sua empresa necessita sem que você tenha que microgerenciar cada passo. E também, é claro, aprende a delegar.
Dentro disso, o programa trabalha a base sólida do seu negócio, representada pelos seguintes pilares:
Agora que você já está mais familiarizado com nosso trabalho, podemos mostrar o depoimento de um empresário que se tornou Comandante. Por meio dele você entenderá como era o antes e o depois da empresa com o Programa EAG. Acompanhe!
Antes de passar pelo nosso programa, Helder Carvalho era um gestor centralizador, que não delegava e não conseguia sair do operacional.
Helder começou sua caminhada realizando palestras. Ele fazia tudo sozinho: contratava espaços dentro de hotéis e até fazia a divulgação de suas palestras para atrair o público. Nesse momento, ele conta que estava muito motivado, mas que ainda não sabia como vender seu serviço.
Depois, conforme o negócio foi crescendo, ele viu que precisava de ajuda e passou a contratar pessoas, porém sem um processo de contratação que o guiasse a encontrar os profissionais certos.
Ele menciona que precisava urgentemente de pessoas que o auxiliassem, sendo assim, primeiro, chamou sua namorada para trabalhar com ele. Depois, passou a efetuar contratações na seguinte linha: “Está respirando, vem trabalhar” ou “Está desempregado? Vem “.
Inclusive, esse é um dos erros que impedem o gestor de desenvolver uma equipe autogerenciável e de delegar tarefas. Afinal, para que os colaboradores se autogerenciem e possam executar adequadamente as tarefas delegadas, eles precisam ter as habilidades e as capacidades que o trabalho demanda.
Contudo, após receber uma indicação do Programa EAG, esse cenário mudou – e ele passou a ser um Comandante da sua própria empresa, como você vai conferir a seguir!
Para o Comandante Helder, um dos resultados mais incríveis que ele obteve com o EAG foi sair das atividades operacionais. Ele conta que, com isso, vê todo o crescimento que sua empresa está tendo e que percebe como as entregas estão gerando um resultado melhor. Tudo graças a ter deixado de ser um centralizador e a ter experimentado delegar tarefas.
Nesse sentido, ele diz sorrindo que nunca imaginou que “sairia do e-mail”. Ou seja, que deixaria de executar tarefas operacionais e que conseguiria delegar.
Helder ressalta ainda, que o Programa EAG não vendeu nenhuma “fórmula mágica”. Na verdade ele forneceu clareza, usando de exemplo a parte do programa que trata sobre planejamento.
Até então, ele via o planejamento como algo chato. Depois percebeu que não e que um dos segredos estava ali em algo simples, porém importante.
Para concluir, o Comandante diz que levaria muitos anos para aprender sozinho o que o Programa EAG transmitiu a ele, imaginando que, sendo muito dedicado, talvez levasse uns 15 anos.
Desse modo, ele conta que economizou muito tempo aderindo ao Programa EAG e que tentar descobrir “na dor” todos os ensinamentos obtidos seria muito mais complicado.
“Não quer dizer que vai ser fácil, mas não precisa de tanto sofrimento como é normalmente para quem está no caos”, Helder Carvalho.
Prefere acompanhar o depoimento na íntegra? É só conferir em nosso canal no YouTube:
Após acompanhar um dos depoimentos dos Comandantes que já fizeram o Programa EAG e ter visto como delegar tarefas é uma peça-chave para sua empresa ter melhores resultados, o que está esperando?
Saia do caos e venha ser o Comandante da sua empresa em vez de gastar todo seu tempo em operações e incêndios que só te tornarão um empresário cada vez mais frustrado e cansado, motivando, muitas vezes, dúvidas sobre si.
Você tem capacidade, mas precisa aplicar sua energia e sua inteligência da forma certa!
Navegue em nosso site e venha conhecer mais detalhes sobre o Programa EAG. Comece hoje a ir em busca de melhores resultados para a sua empresa!